Cuidar CabeloQuando se decide renovar o visual, é importante não só cortar o cabelo, mas cuidar dele. Dentre os cuidados estão:

  • Retoques frequentes, ou seja, dentre 30 a 40 dias após o corte, é importante dar uma nova aparada.
  • Para dar um bom acabamento e mudar a cara do corte, recomenda-se a utilização de finalizadores.
  • Na utilização contínua do finalizador, recomenda-se o uso de um xampu antirresíduo, uma vez por semana. Uma vez acumulado o produto nos fios, o xampu ajudará na remoção, deixando os cabelos macios e mais soltos.
  • O contraste da tintura do cabelo complementa o visual, ou seja, opte por uma coloração de mechas para combinar com os fios curtos.
  • Acessórios como faixas, fivelas, brincos e colares são fundamentais na hora de compor um visual diferente para o dia a dia de um cabelo curto.

Corte ideal para resolver o indesejável frizz que aparece nos cabelos:

Se o seu problema são aqueles fios arrepiadinhos que aparecem nos cabelos, o corte mais adequado é chamado de Corte Bordado. Essa novidade auxilia quando os produtos e tratamentos não surtem mais efeitos. A técnica é conhecida por esse nome por exigir paciência redobrada do cabeleireiro, sem falar em habilidades de “bordadeira” para cuidar dos fios minuciosamente. O corte bordado combate e remove, além do frizz, as pontas duplas e ressecadas, não interferindo no comprimento ou corte atual do cabelo.

Como é feito?

Para essa técnica, o cabeleireiro deve utilizar um pente para separar e esticar o cabelo. Dessa maneira, ele remove as pontas duplas e ressecadas, mecha por mecha. No entanto, essa remoção é realizada com uma tesoura especial, que também serve para selar a cutícula dos fios após o procedimento.

Recomenda-se não tentar fazer o corte por conta própria em casa, sem conhecimentos específicos. Esse método, além de necessitar de uma tesoura específica, precisa também de alguém especializado e que conheça os procedimentos. Ou seja, cortar os fios de qualquer jeito, só faz piorar o estado em que se encontra o cabelo. Procure um salão que saiba lidar com o corte bordado que, dependendo do modelo, pode ser feito mensalmente. Aconselha-se fazer uma intensa manutenção com produtos específicos, para que as cutículas estejam sempre protegidas e se mantenha o efeito da técnica. O resultado para quem adota é um cabelo saudável e hidratado.

Cortes que “emagrecem”

Existem alguns truques nos cortes de cabelo que afinam o rosto e realçam a beleza feminina. Confira alguns deles:

  1. Caso você tenha bochechas mais avantajadas, evite penteados de cabelo que deixem as madeixas muito lisas e sem volume.
  2. Procure evitar aquela franja tradicional.
  3. Um corte que jamais deve ser adotado nesses casos, é aquele que destaca o formato circular da face. Um exemplo é o chanel clássico.
  4. Deixe para trás os visuais que aderem ao cabelo repartido no meio e o rabo-de-cavalo.

Alguns cortes que auxiliam na hora de afinar os traços faciais:

  • Moderna: Cabelos curtos na nuca, que destacam e alongam o pescoço. Na parte superior da cabeça, valoriza-se um repicado e cria-se um ligeiro volume. Esse truque deixa o rosto mais alongado e fino.
  • Clássica: Fios compridos e repicados, suavemente, na altura do queixo, com franja lateral bem leve. Esse penteado disfarça o formato arredondado do rosto, conferindo movimento aos fios. Proporciona elegância, sofisticação e praticidade à manutenção dos cabelos.
  • Descolada: Cabelos desfiados e fios bagunçados. Perfeito para afinar os traços arredondados do rosto, esse corte adere à uma lateral marcada no maxilar. Desfiam os cabelos na altura do topo da cabeça, deixando os fios desconectados; isso auxilia no equilíbrio do visual e cria uma harmonia na proporção. Para delinear o formato facial, corta-se a franja em diagonal. O resultado final é um formato triangular, quebrando o circular.

Cortar os cabelos molhados ou secos?

Eis uma dúvida que afeta várias pessoas. A maioria dos cabeleireiros opta por cortar os cabelos molhados; porém, nem sempre essa é a melhor escolha. Para as mulheres que desejam manter o cabelo comprido, uma dica valiosa é cortá-lo seco, pois reduz a possibilidade dele ficar menor do que o esperado. Quando o cabelo está molhado, ele estica, quando está seco, encolhe. Cabelos muito mesclados tendem a enganar em sua distribuição; portanto, é interessante cortá-los quando já estiverem secos também.

Cortes para cabelos com e sem volume

Para os cabelos sem volume, aconselha-se cortá-los em dégradé, ou seja, aparar as mechas em várias camadas, resultando em movimento e volume. Abuse também dos fios desfiados, possibilitando a criação de mechas mais curtas e outras mais compridas. Isso cria a ilusão de volume, deixando os cabelos desestruturados.

Textos produzidos por Lorena Rodrigues dos Santos Pereira

Revisados por Cristiana Chieffi