A química nos faz percorrer um mundo cheio de aromas e cores. Foi com ela que as pessoas passaram a manipular fragrâncias e torná-las inesquecíveis. Por isso, há vários séculos, o perfume é utilizado por homens e mulheres para diversas finalidades.
A partir dos perfumes transmitimos emoções, sentimentos, personalidades, características e mais profundamente recordamos experiências passadas. Com o olfato lembramos o cheiro da comida de família, uma saída no parque com alguém especial, um filme assistido com cheiro de chuva, o cheiro da mãe, e esta infinidade de aromas não para por ai.
Os aromas possuem o poder de enviar mensagens as áreas do cérebro relacionadas à criatividade, à emoção e à memória.
O perfume é uma substância que combinada a outras tem a capacidade de gerar um aroma inconfundível. O perfume importado é fruto da mistura de 75 a 200 tipos de essências diferentes e nelas encontramos substâncias extraídas de animais, vegetais ou fórmulas sintéticas.
Conheça mais sobre o universo vasto do perfume importado: os elementos utilizados na produção, os perfumes masculinos e femininos, os perfumes mais caros e mais vendidos, as principais marcas, a química encontrada nos perfumes, as dicas de como usar, comprar e os cuidados, e ainda, os perfumes para cada ocasião. Nos itens do menu "A química dos perfumes", "Famílias Olfativas", você encontra como escolher um perfume que se adeque a você.
Na definição simples de perfume, podemos dizer que ele é uma porção de matéria com várias substâncias. Assim, a análise química de um perfume mostra que ele possui uma diversidade de fragrâncias, que seriam os odores básicos, os compostos orgânicos resultados da mistura das matérias-primas.
De cada um extrai-se compostos de origem animal, vegetal ou sintética. Por exemplo, se o meu perfume tem aroma de rosas ou de eucalipto, a matéria-prima utilizada foi de origem vegetal.
O sistema utilizado para classificar as fragrâncias são chamadas de famílias olfativas. É com ela que podemos escolher o tipo de perfume que se adequa ao nosso estilo. Já na composição temos as notas que separam em níveis o aroma que podemos sentir e o tempo de duração que um perfume é capaz de fixar na pele.
Na classificação do perfume de acordo com a sua concentração, vemos que cada perfume varia entre fragâncias mais fortes e mais fracas. Além da composição, do clima da região e da individualidade das pessoas que são outros elementos que definem as fragrâncias. Aprenda a escolher um ótimo perfume importado observando a química dos perfumes.
O que marca um perfume é o período de tempo que ele permanece no corpo. As notas de fundo, ou seja, os ingredientes mais densos e persistentes são os responsáveis por tornar um perfume durável na pele. Na hora de escolher um perfume importado que combine conosco, precisamos observar a química do perfume.
A emissão dos seus odores é dividida em três etapas que mudam o cheiro do perfume (essas etapas se chamam notas) e cada uma possui o seu tempo de duração:
Os mais leves, doces, fortes, frescos? Existem diferentes tipos de aromas de perfumes que vão combinar com cada tipo de pessoa. Por isso, as famílias olfativas são uma denominação para cada tipo de aroma de um perfume. Na perfumaria feminina e masculina existem famílias que pretendem atender a todo tipo de gosto, de forma que as pessoas possam encontrar fragrâncias que reflitam o seu estilo de vida.
Possuem notas suaves e refrescantes e dão ideia de juventude. Como matéria- prima temos o mandarim, o limão, entre outros e pelas suas características são adequados a qualquer hora do dia. Subfamília:
- Cítrico Aromático (composto por alecrim, lavanda ou menta).
Exemplos de perfumes:
Composto por flores, tem o poder de dar graça, romantismo e feminilidade. É capaz de se adaptar em qualquer ambiente e pessoas. É uma das principais famílias olfativas femininas. Subfamílias:
Exemplos de perfumes:
Com notas de Vanilla (baunilha), musks, madeira e especiarias. Dão um ar de erotismo à fragrância. Bastante sedutor, são adequados para usar à noite e em climas frios. Subfamílias:
Exemplos de perfumes:
Moderno e elegante. É uma família marcante e sofisticada para mulheres que gostam de novidade. Com notas que combinam madeiras, musgos e um toque floral de rosas.
Subfamílias:
Chipre Floral (requinte, com combinação de musgo de carvalho, bergamota e flores);
Chipre Frutal (riqueza de aromas, chipre com combinação de frutas e flores);
Chipre Amadeirado (toque amadeirado sofisticado, chipre com combinação de musgo de carvalho e bergamota).
Exemplo de perfumes:
Riqueza e sensualidade com as notas de chipre misturadas a várias essências amadeiradas, cítricas, florais, frutais e de couro. Subfamílias:
Exemplos de perfumes:
Expressam limpeza, frescor e natureza e são compostas pela mistura de aromas cítricos, lavandas e especiarias orientais. Subfamílias:
Exemplos de perfumes:
De acordo com a sua preferência é preciso identificar qual o perfume mais forte e o mais suave. Os perfumes são classificados de acordo com a concentração de materias-primas que possuem:
O original perfume. Possui uma alta concentração de essências e um cheiro marcante. Com um índice de 15 à 30%, ele pode durar até 24 horas e dependendo da aplicação demasiada pode causar dores de cabeça e até intoxicação.
Com uma fixação que varia de 2 à 4 horas possui uma baixa concentração de essências ( máximo 5%).
Com uma concentração baixa de 5 à 8%, esse tipo de fragrância é bem suave e ideal para o clima tropical. Possui uma fixação menor que 5 horas.
Possui um aroma intenso, com 10 a 20% de concentração de essências e sua duração ultrapassa 12 horas.
Discretas, adequadas a países tropicais, varia de 6 a 12% de concentração de essências e não passam de 8 horas de duração em temperaturas mais altas. E são adequadas ao uso em cerimônias religiosas.
Matérias primas perfeitamente combinadas duram ou não na pele. Ex.: Notas olfativas amadeiradas, especiarias, resinas, musgos permanecem por mais tempo por demorarem a evaporar. Notas frutas cítricas e notas de lavanda são leves e evaporam rápido e a fragrância dura por menos tempo.
Quanto maior a quantidade de óleo, maior a fixação.
Nas regiões de clima frio as fragrâncias levam mais tempo para evaporar Nas regiões de clima quente as fragrâncias saem mais rápido.
Fragrâncias variam de acordo com as pessoas. A química do corpo, baseada nos genes, no tipo de pele, na cor do cabelo, no estilo de vida de uma pessoa são fatores que contribuem para a mudança da essência entre pessoas.
Atualmente nem todos possuem uma renda favorável para comprar perfumes importados. Foi com esse intuito que os contratipos surgiram, os clones dos perfumes importados. Os perfumistas procuram identificar as substâncias dos produtos originais e a partir dela produzir algo parecido. A diferença, de acordo com Jean Luc Morineau que já trabalhou em grandes multinacionais de essências, como a Firmenich; é que no similar a concentração de essência é menor, diminuindo também o tempo de fixação do perfume.
Este tipo de perfume é fabricado por empresas no Brasil e como não passam por impostos caros, as embalagens são simples e não são fabricados com as matérias-primas especiais e internacionais. Fazer perfumes contratipos não é proibido. O que é proibido é usar o nome de perfumes estrangeiros no contratipo. Um exemplo foi a empresa Fator 5, processada pela Chanel, por vender um perfume cópia da Chanel Nº 5 e o nome da empresa - Fator 5 - fazendo alusão ao perfume.
Os contratipos ao invés de terem um nome, possuem um número como nome do perfume. Com isso o cliente observa o nome do perfume importado que ele quer em uma tabela e pede o perfume de acordo com o número relacionado ao importado.
O primeiro exemplar foi lançado em 1931, o Le Sien, de Jean Patou. Contudo, desde 1994 com o lançamento de CK one (que gerou US$ 63 milhões em três meses), da Calvin Klein, os perfumes unissex ou fragrâncias de uso compartilhado começaram a ser moda no mercado.
Antes, os perfumes masculinos e femininos representavam o oposto, porque mulheres preferiam perfumes mais doces e homens perfumes mais fortes e amadeirados. Porém, isto já não faz parte desse século, onde as mulheres começaram a aderir ao cheiro forte dos perfumes masculinos. Calvin Klein uniu o instinto masculino com a leveza e refrescância feminina, onde a fragrância combina derivados do jasmim com violeta, rosas e chá verde.
Uma linha criada por Tânia Bulhões é capaz de perfumar, hidratar e dar brilho aos cabelos. A White Tea e a Lavanda de Provence são perfumes para cabelos da linha Hair Cologne e garantem retirar os odores que adquirimos no cabelo no dia a dia e deixá-los maravilhosos.
Um perfume não é simplesmente a mistura de vários aromas que resultam num delicioso cheiro, mas em cada um deles o perfumista busca extrair a essência de sua criatividade para levar a outras pessoas. Assim, ainda existem pessoas que procuram reproduzir em suas casas a essência desses perfumes. É com base nisso que apresentamos uma solução simples para se fazer perfume caseiro ou artesanal.
Você precisa encontrar nas casas de essências os produtos necessários a produção:
1.Essência de perfume (use o da sua escolha)
2.Vidro para embalar
3.Vidro âmbar (escuro) para fazer a maceração (1 dia na geladeira outro fora protegido da luz e do calor)
4.Veículo para perfumaria – uma base pré pronta que vem com todos os ingredientes
Fabricação do Perfume em casa: Com 10 ml de essência de perfume misturadas a 50 ml do veículo de perfume é a primeira etapa no processo. Após isto, coloque-os no vidro âmbar e tampe-o deixando descansar no mínimo 10 dias. Alterne 1 dia na geladeira e outro fora ,longe da claridade. Depois dos 10 dias o perfume estará pronto para embalar no frasco de spray.
O feromônio, segundo estudo elaborado por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, encontra-se no suor dos homens e é responsável por aumentar os níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse e ao estimulo sexual) em mulheres.
A indústria passou a criar fragrâncias com essas substâncias que são responsáveis por ativar a atração sexual. Esses perfumes ativam o desejo no sexo oposto, ou seja, despertam a libido (desejo) da mulher.
Foram encontradas originalmente em insetos, mas nos seres humanos a maioria de nós não produz quantidade suficiente para estimular a resposta ao sexo oposto. A pequena quantidade que produzimos é destruída por desodorantes, sabonetes e perfumes. E ainda, o nosso corpo fica coberto por 80% de roupa, o que impede que o feromônio seja sentido.
Exemplo de perfumes com feromônio:
Perfumes são ótimos presentes para ocasiões especiais. O ideal para usarmos um perfume é quando as pessoas o sentem, ou por deixar rastros, ou quando elas se aproximam de nós. Um bom perfume é capaz de combinar com o seu estilo de roupa, penteado de cabelo e acessórios. Quer seja num jantar romântico, num passeio ao parque, no shopping, nas festas, é preciso utilizar um tipo de perfume que conquiste não somente o seu olfato, mas de todos. Confira abaixo alguns lugares para se usar perfumes adequadamente:
Obs.: Se quiser agradar o outro prefira os florais e frescos que são mais fáceis de gostar.
Não use Perfume nos seguintes casos:
Obs.: Opte por usar água de colônia nestes locais.
Contra indicações dos perfumes: Não use dois perfumes ao mesmo tempo: Pode haver desequilíbrio na combinação das substâncias originando um aroma diferente e pouco atraente. Perfumes podem ressaltar a sua personalidade e mostrar o tipo de pessoa que você é. Portanto, em ocasiões específicas saiba usar perfumes adequados ao ambiente.
A Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares (ADIPEC) foi fundada em 1991, sua sede fica em São Paulo. Ela representa os interesses de seus associados com relação a importação e distribuição de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal para o mercado nacional.
O selo de garantia de procedência e de qualidade é uma etiqueta que contém a logomarca da associação com uma tecnologia capaz de rastrear um produto no mercado, se for o caso. Este selo de segurança, é produzido na Alemanha e possui a tecnologia trust seal, dificultando assim a falsificação dos produtos. No mercado existem uma série de produtos falsificados com qualidade inferior, que podem representar um risco sanitário para a população. Foi com esse intuito que o selo foi criado.
A indústria da perfumaria, no mercado nacional, sempre se deparou com os produtos legalizados, os produtos falsificados e os produtos descaminhados, ou seja, que não pagam impostos ao entrar no mercado. Os produtos contrafeitos (falsificados) acabaram gerando uma preocupação em tais empresas e os descaminhados com a sonegação de impostos, o lucro dos verdadeiros importadores caindo, o consumidor recebendo produtos baratos, mas com prazo de validade quase acabando a ADIPEC precisou inserir o selo neste mercado.
E foi no início dos anos 90, onde no Brasil, começou a surgir pequenas empresas e médias empresas relacionadas a esse ramo. O mercado ficou turbinado com produtos duvidosos e falsificados que acabaram gerando riscos para o consumidor, pois devido aos problemas quanto a fiscalização, estes produtos tiveram um maior volume de entrada no país sem passar por nenhum tipo de vistoria.
O selo foi criado neste contexto e atualmente um associado só pode obtê-lo se for liberado por uma empresa estrangeira, contratada pela ADIPEC e uma autorização de funcionamento pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O site da associação oferece informações e um espaço para você fazer uma denúncia caso encontre um produto com as características descritas acima.
Foto do Selo: Extraída do site Adipec
1. Como sentimos o cheiro do perfume?
No teto do nariz encontramos de 20 a 30 fibras olfativas com terminações nervosas que são ativadas por partículas que se localizam no ar e são transformadas em impulsos elétricos, geralmente sentimos mais cheiros dos perfumes fortes e voláteis.
Esses impulsos são lidos e decodificados pelo cérebro, e este, captura o cheiro em poucos segundos. O nosso olfato, um dos cinco sentidos, está ligado ao sistema límbico do cérebro, e é ele que regula emoções como o medo, o humor, a tranquilidade, a sexualidade e outros.
2. Por que não sentimos mais o perfume que compramos?
O que acontece é a acomodação olfativa, onde o usuário se acostuma com o cheiro do perfume e não o sente depois de um longo tempo.
3. Por que ao passar um perfume sentimos um cheiro e após algumas horas sentimos outro?
As famílias olfativas possuem esse poder. Elas são responsáveis por aumentar ou diminuir a concentração da fragrância em nossa pele. O ideal ao comprar um perfume é passá-lo na pele e passear pela loja até que as verdadeiro cheiro apareça.
1. Borrife algumas gotas do perfume escolhido e ande pela loja para que as notas de saída possam evaporar e você possa sentir o verdadeiro cheiro do perfume.
2. O cheiro de um perfume varia de pessoa para pessoa porque cada um tem uma química e uma oleosidade natural que mudam o aroma do perfume no corpo. Assim, usar perfume de um amigo só porque você achou agradável não é o aconselhável.
3. Prove os perfumes em diferentes partes do antebraço para não misturar ao aroma dos outros.
4. Selecione a fragrância e observe o que ela causa em seu íntimo. Escolha no mínimo três fragrâncias diferentes, para não confundir o aroma. Depois de quatro a cinco fragrâncias podemos perder o olfato. Para não confundir cheire grãos de café fresco (que ajudam a neutralizar a fragrância) e volte a escolher.
5. Escolha um perfume pela manhã, pois as faculdades olfativas ficam sensíveis e vá sem perfume para não misturar os cheiros.
6. Não cheire o perfume no frasco, mas borrife-o no ar e sinta o aroma.
7. Na pele passe em umas das mãos (ou pulso) e não esfregue-as para que o perfume não evapore.
8. Procure comprar fragrâncias clássicas importadas, onde muitos já aprovaram e compraram. Não escolha imitações de perfumes, pois o cheiro pode não ser o mesmo.
9. Quando o perfume que se adapte a você, ao seu cheiro e o aroma ficar bem em sua pele. É hora de comprá-lo!
Quando usamos o perfume nos pontos corretos prolongamos o sua duração. Existem áreas mais quentes devido a circulação sanguínea. Principais pontos:
Obs.: o forro das roupas também é uma opção para perfumar.
1. Não passe vários perfumes no corpo. Escolha uma fragrância e alinhe com o cheiro desde o sabonete até o desodorante (da linha do perfume, caso o dinheiro seja pouco compre desodorante sem cheiro).
2. Não exagere no perfume em dias quentes, ou no verão, pois ele exala mais e pode causar náuseas e dor de cabeça.
3. No verão use fragrâncias leves, como as cítricas. No inverno prefira as orientais, mais fortes.
4. As peles oleosas são capazes de reter mais a fragrância. Nas peles secas são necessários os usos de cosméticos da mesma linha do perfume que funcionem como fixadores para acentuar o cheiro do perfume.
5. Morenas: Geralmente, a pele morena é mais oleosa, assim as notas orientais são as mais atraentes para esse tipo de mulher.
6. Loiras: Com pele branca e seca, as loiras se adaptam as notas florais.
7. Ruivas: Pele muito clara e delicada, não combinam com fragrâncias que possuam notas verdes.
8. A medida que envelhecemos, a sensibilidade no olfato diminui e a tendência é passarmos perfume além da quantidade desejada. Não devemos exagerar.
9. Quando aplicamos a fragrância no pescoço e atrás da orelha o cheiro pode desaparecer. O ideal é passar em todo corpo pequenas quantidades.
10. A noite prefira as fragrâncias mais fortes. Durante o dia opte pelos aromas mais leves.
11. Use o perfume após o banho, pois a água quente abre os poros e permite maior fixação da fragrância na pele.
Textos feitos por Stephanie Cristhyne Araújo da Silva
Revisado por Letícia Maciel