Cabelos CresposCada um define de diferentes formas os cabelos crespos e afros, mas eles são praticamente a mesma coisa: a raiz é bem encaracolada e os fios na maioria das vezes são mais grossos e opacos.

O que muda é a forma com que os fios se desenvolvem ao longo do comprimento. Alguns ficam bem cheios, mas sem definição dos cachos, e outros com cachos bem pequenos, muitas vezes com um aspecto frizado.

Mas independente do tipo, todos são bem volumosos, por isso muitas mulheres acabam escolhendo pela escova. Porém, os cabelos crespos e/ou afros ficam com um aspecto ainda mais artificial que os cacheados quando alisados. A melhor forma é arrumar um jeito de deixar o cabelo bem hidratado e com um corte que mesmo com volume, fique bonito.

Os cabelos "black power" são uma das melhoras formas de assumir o cabelo afro. Além do mais são estilosíssimos e podem ser usados independente dos cachos serem definidos ou não. 

Cuidados com os Cabelos Crespos e Afros

Devido ao ressecamento e o grande volume, é preciso investir em shampoos, condicionadores e outros produtos de tratamento específicos para os cabelos afros e crespos, pois proporcionam hidratação intensiva aos fios.

Procure shampoos que tenham "Poliquaternários", Proteínas animais e/ou vegetais quaternizadas.

Penteie o cabelo com pente de dentes largos, ou até com os dedos, pois desembaraça sem agredir.

Após lavar o cabelo, é imprescindível o uso do creme sem enxague.

Use produtos hidro-retentores, pois ajudam a fixar a umidade nos fios.

Faça hidratações com máscaras caseiras de tratamento intensivo toda semana, e se possível, de uma a duas vezes por mês no salão.

Procure salões especializados em cabelos crespos e afros.

Se tiver cabelo tingido, procure retocar somente a raiz para evitar ainda mais o ressecamento.

Se possível, evite todos os tipos de química.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas

Revisado por Leticia Maciel