Como Cuidar CabeloIndependente do tipo, é necessário ter um cuidado especial, a fim de evitar a queda de cabelo e dar vida e saúde aos fios. Veja algumas dicas muito úteis:

Lavar o cabelo

Não há problema em lavar o cabelo todos os dias, principalmente quem tem o cabelo oleoso, desde que ele seque totalmente. Mas o ideal é lavar de três a quatro vezes por semana para que os fios mantenham a oleosidade natural sem ressecar.

Obs: Caso lave todos os dias, aplique o shampoo apenas uma vez.

A melhor temperatura para lavar os cabelos é morna ou fria, nunca quente, pois influencia no ressecamento dos fios. Para deixar o cabelo com mais brilho e vitalidade, o truque é lavá-lo com água morna, e fazer o último exangue com água fria.

Melhor Shampoo

Cabelos secos podem ter um bom resultado com shampoos à base de lanolina, silicone, glicerina, manteiga de Karitém, aloe vera (babosa), ceramidas, óleo de macadâmia, óleo de amêndoas e hidrolisado da aveia.

Os shampoos que contém adstringentes com jaborandi, hamamélis e raspa de juá, podem ser uma boa opção para os cabelos oleosos.

Cabelos com químicas podem ser auxiliados por shampoos com proteínas, silicones, queratina, antioxidantes e fotoprotetores.

Cabelo com Pontas duplas

As pontas duplas podem ser um sinal de que está na hora de cortar o cabelo, e essa é a única solução para dar um fim à elas! Mas além de cortar, é possível prevenir:

- Passe óleo com silicone nas pontas do cabelo.

- Evite o excesso de processos químicos, tinturas e alisamento de cabelo, pois são os principais responsáveis pela ponta dupla.

Dormir com o Cabelo Molhado  

Com certeza você já ouviu dizer que dormir com o cabelo molhado apodrece. Mas não é bem isso que acontece, ele apenas fica mais frágil devido ao atrito com o travesseiro, podendo quebrar com mais facilidade. O cabelo precisa respirar para ser saudável, mas se você deitar com ele molhado, vai abafá-lo, dificultar na hora de secar, e ficar ainda mais suscetível à quebras e caspas. Além disso, dormir com o cabelo molhado também pode ser prejudicial à sua saúde, pois você corre o risco de pegar um resfriado.

Caspa

A caspa pode ser causada por excesso de creme na raiz, estresse, dormir ou prender o cabelo quando ainda molhado ou úmido, alguns tipos de química que são aplicados diretamente na raiz, consumo exagerado de gordura, alterações hormonais, etc.

Também conhecida como Seborreia, a caspa pode aparecer em ambos os sexos, e passa por períodos, tem pioras e melhoras de acordo com o cuidado para controlá-la.

Cuidados necessários para eliminar a caspa:

  • Vá a um dermatologista para que ele receite um shampoo de acordo com o seu problema.
  • Lave o cabelo periodicamente.
  • Não passe nenhum tipo de creme na raiz.
  • Não durma com o cabelo molhado, nem o prenda.
  • Evite o uso excessivo de bonés e gorros.
  • Tenha uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e alimentos protéicos.
  • Controle o consumo de gordura animal e açúcares.
  • Pratique atividades físicas.
  • Mantenha os pentes e escovas sempre limpos.

Outras dicas...

Cuidado com o tipo de elástico que usa em seu cabelo, pois existem alguns que quebram os fios. As melhores opções são os elásticos inteiros, sem divisões ou pecinhas de metal.

Não passe chapinha com os fios ainda molhados, mesmo que ela seja “própria” para isso, pois deixa o cabelo queimado e quebradiço.

Corte o cabelo de três em três meses, porque depois desse período as pontas começam a abrir, os fios quebram e caem mais, e os arrepiados aumentam o volume.

Não deixe o condicionador no cabelo achando que ele vai ficar mais macio, pois quando não retirado totalmente, deixa as escamas dos fios abertas, facilitando a quebra.

Acessórios para Cabelo

Os acessórios para cabelo são ótimos companheiros das mulheres, e capazes de mudar totalmente o visual.

Não há restrições, ficam bons independente do tamanho e tipo de cabelo, e existem para todos os estilos, das mais discretas às mais extravagantes, assim como podem reafirmar um estilo, ou seja, existem certos tipos de tiaras e presilhas que dão um ar mais “princesinha”, outras um ar mais hippie, mais social...

São tiaras (conhecidos também como arcos), faixas, fitas, presilhas, flores, chapéu... E podem ser usados durante o dia, durante a noite, estampados, lisos, para prender a franja, ou apenas para dar um charme, para complementar um penteado de cabelo, uma roupa, etc. Basta usar a imaginação, e adequar cada acessório ao momento, à estação e ao look.

Cortar o cabelo de acordo com o calendário Lunar. Mito ou verdade?

Cabelo PretoQuem nunca ouviu falar que a fase da lua influencia no crescimento do cabelo? Dizem que se você cortar o cabelo na lua cheia ele cresce mais volumoso, na lua minguante menos volumoso, na lua nova cresce renovado, e na lua crescente, cresce mais rápido. Mas será que isso é verdade? A ciência até hoje não achou nenhuma evidência nos cortes baseados em calendários lunáticos, isso é apenas uma crendice de origem dos povos agrícolas, pois achavam que o que era bom para o desenvolvimento das plantas, também poderia ser bom para o cabelo.

A única comprovação encontrada até hoje é de que os fios reagem à melatonina, um tipo de hormônio que está associado à luminosidade do meio ambiente, porém não às fases da lua.

Diferença: Navalha x Tesoura

O uso da navalha é indicado para os cortes desfiados e desalinhados, pois proporciona um efeito melhor, além de ajudar a diminuir o volume. Do contrário, a tesoura é mais indicada e menos perigosa, pois não são todos os profissionais que dominam a navalha, podendo fazer um grande estrago no cabelo.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas

Revisado por Leticia Maciel