Como Eliminar EstriasAtualmente, no mercado, já existem diversas maneiras de se combater as terríveis estrias que afetam homens e mulheres de variadas idades. Algumas prometem a cura, outras apenas amenizam as marcas instaladas.

O grande triunfo da medicina estética, especializada nesse ramo é a vantagem de poder aliar mais de um tratamento para se alcançar o objetivo de eliminar as estrias com um êxito maior. Contudo, nenhuma dessas medidas são rápidas, práticas ou simples. Algumas causam incômodo e é preciso ter bastante paciência até que os efeitos comecem a ser visíveis. A maioria dos tratamentos demanda tempo e um alto custo financeiro.

Carboxiterapia

Tratamento que utiliza Anidro Carbônico – CO2, o conhecido gás carbônico, injetado no tecido subcutâneo com uma agulha fina, para proporcionar uma melhoria na circulação dos tecidos. É eficaz no combate à celulite, gordura localizada e flacidez. Todavia, pode também ser indicada para o tratamento de estrias, pois estimula a formação de colágeno e novas fibras elásticas. Um dia após o procedimento, pode-se associar ao peeling, passando um produto superficialmente em todas as estrias, deixando agir por 6 a 12 horas e retirando com água em abundância. Após a quarta sessão, os resultados já são visíveis, diminuindo em até 80% as estrias vermelhas e em 60% as brancas. Pontos roxos, vermelhidão e repuxamento são alguns efeitos que se apresentam nos primeiros dias após o tratamento. Recomenda-se 10 sessões, com intervalos de 15 dias.

Luz Pulsada – Dermapulse

Raios de luz pulsada que não queimam ou danificam a pele, atingindo a derme e estimulando o colágeno na recuperação do tecido. O tratamento dura de 2 a 3 meses, com sessões realizadas a cada 15 dias.

Tratamento a Laser para Estrias 

Esse tratamento utiliza técnicas modernas para a redução das estrias. Primeiramente, retira-se uma boa parte da camada superficial da pele, por meio de um lixamento. O laser atua tanto em estrias vermelhas, quanto nas brancas. Ele suaviza o aspecto das antigas e acaba com as mais recentes. Quando as estrias ainda se encontram no estágio avermelhado, ele provoca um fechamento dos pequenos vasos sanguíneos, estimula a formação de um novo colágeno, dá à estria uma tonalidade próxima à da pele e diminui o seu tamanho. Quando as estrias se encontram na fase esbranquiçada, o laser atua na estimulação de um novo colágeno, promovendo a diminuição do tamanho. Recomenda-se, no mínimo, 5 sessões, mensais ou quinzenais. Potencializam-se os efeitos quando associado ao uso de cremes à base de ácidos. O método é indolor.

Rádio Frequência

Aparelhos que emitem uma quantidade de energia em forma de calor, ativando o colágeno em camadas superficiais e profundas da pele.

Metilcelulose

Por proporcionar um alto poder regenerativo dos tecidos, essa substância química é injetada na pele, estria por estria, não deixando marcas.

Vitamina C

Também conhecida por tratamento intradérmico ou intradermoterapia, essa vitamina é injetada na pele a fim de se estimular a produção de colágeno. Melhora em até 80% o aspecto das estrias. Após a aplicação, podem aparecer pontos roxos e vermelhos. Recomendam-se, no mínimo, cinco sessões.

Microdermoabrasão

Esfoliação na pele realizada por uma sucção a partir da aplicação de microcristais de sílica e óxido de alumínio sobre pressão. Provoca um intenso estímulo na regeneração das fibras de colágeno e elastina, causando um efeito tensor e clareador, homogeneizando a textura local. No caso de estrias esbranquiçadas e largas, o processo as deixa menos aparentes.

Subcisão na derme

Esse processo rompe as fibroses e estimula a formação de um novo tecido, através de uma agulha em forma de lança, preenchendo os espaços rompidos. As depressões no local também sofrem uma melhoria após o procedimento. Indicado para os casos de estrias brancas, essa técnica reduz o problema em até 80%, dependendo da largura da marca. No período de recuperação, a pessoa fica com um curativo por uma semana e a exposição ao sol deve ser evitada. Dependendo do caso, são recomendadas de 3 a 4 sessões.

Galvanopuntura

A galvanopuntura é um tratamento proporcionado por um equipamento com uma agulha na ponta, que estimula, por meio de uma microcorrente contínua de picadas nas estrias, um edema no tecido lesionado, contribuindo para a renovação do colágeno. A partir da décima sessão, os resultados já são visíveis. Apesar do local ficar avermelhado, ocorre uma melhora de 90% nas estrias novas e de 60% nas antigas. Indica-se de 10 a 30 sessões.

Peeling

Primeiramente, dias antes, aplica-se um creme na pele para melhorar a absorção do ativo do peeling. Ele penetra na camada mais profunda da derme, causando uma queimadura que promove uma regeneração celular, resultando no surgimento de uma nova pele, hidratando profundamente. Nota-se uma melhora de até 90% nas finas e novas estrias, de 80% nas profundas e finas e 70% nas antigas, profundas e largas. Um dos efeitos pós-tratamento é a área tratada ficar ressecada até descamar. Indica-se uma única sessão para casos mais superficiais de estrias e de três para as listras mais antigas, grossas e profundas.

Ácido

Essa técnica utiliza cremes à base de ácido retinoico, responsável pelo aceleramento da renovação celular, atuando na formação de um novo colágeno. Os resultados são visíveis após um ano e, caso a pessoa tenha que se expor ao sol, ele deve ser interrompido.

Lipoaspiração

A aspiração de gordura na região superficial da pele melhora a sua elasticidade, estimulando a produção de colágeno.

Cirurgia Plástica para Estrias 

A cirurgia é uma das opções para o tratamento de estrias.Há pessoas que se submetem às cirurgias plásticas para remoção das estrias através de uma ressecção da área que as contém, ou pelo tratamento individual das mais graves e alargadas. Método bastante similar à remoção de cicatrizes. 

O custo de uma sessão a laser, por exemplo, varia muito. A quantidade de sessões vai de acordo com a profundidade e quantidade de estrias a serem tratadas por área.

Existem clínicas estéticas que afirmam erradicar e prevenir, por meio de algumas aplicações de oligoelementos e cremes na pele, as marcas causadas por estrias. O procedimento é indolor e não possui contra indicações.

Textos produzidos por Lorena Rodrigues dos Santos Pereira

Revisados por Cristiana Chieffi