Região Sudeste Brasil O sudeste do Brasil é uma região cuja vegetação nativa é reduzida, devido ao avanço da urbanização. Possui uma área de 924.616 km². Além disso, conta com a maior população do país: mais de 80 milhões de habitantes.

Ela faz limites com a Bahia à norte e nordeste; na parte sudoeste, com o estado do Paraná; na parte leste, o Oceano Atlântico; e, na parte noroeste está a região centro-oeste.

No início da colonização, os estados que correspondem à esta região eram formados pelas capitanias de São Vicente, São Paulo e Minas de Ouro e São Tomé. Fazem parte dela, os estados:

  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Minas Gerais (MG);
  • Espírito Santo (ES);
  • São Paulo (SP).

Geografia

O clima que forma a região é o tropical, que pode ser encontrado nas baixadas dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, e também no norte de Minas e oeste de São Paulo. Em locais mais elevados, há a presença do clima tropical de altitude, como por exemplo, em Campos do Jordão (SP). O semiárido atinge a parte norte de Minas Gerais e o clima subtropical na parte sul de São Paulo.

É formada pelas bacias hidrográficas do Paraná, São Francisco, do Leste e as Bacias do Sudeste-sul.

Economia

Na economia, se destaca por concentrar as maiores indústrias do Brasil. Além disso, há também a agricultura, sendo seus principais produtos no cultivo, o algodão, mandioca, café, arroz, feijão, milho, cana-de-açúcar e frutas; O extrativismo mineral, com a exploração de ferro e manganês, por exemplo, além da pecuária. Outros setores importantes para economia estão a petrolífera, naval, petroquímica, siderúrgica e alimentos.

O turismo também é um setor da economia que movimenta a região sudeste, principalmente, pelas praias do seu litoral e a presença de diversos pontos turísticos reconhecidos internacionalmente, tais como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em Minas, os visitantes podem se maravilhar com as lindas cidades históricas do estado, tais como Ouro Preto e Tiradentes.

Cultura do Sudeste

Indústrias Região SudesteVários aspectos formam a cultura da região sudeste, com influência de indígenas, asiáticos, europeus e africanos. Na festa e na dança, existem manifestações populares tais como o carnaval, o batuque, a folia de reis (reisado), a congada, as festas juninas, a festa de Iemanjá, etc.

Seu folclore é formado por criaturas curiosas como o saci-pererê, o lobisomem, a mula sem cabeça, o negrinho do pastoreio, etc.

Na culinária, pode-se encontrar os seguintes pratos típicos: feijoada, cuscuz, pizza, moqueca capixaba, pão de queijo, frango com quiabo, virado à paulista, dentre outras.

É marcada também pela religião trazida pelos portugueses, tanto é que é nesta região que estão presentes a Basílica de Nossa Senhora Aparecida (SP), o Cristo Redentor (RJ), a Igreja de São Francisco de Assis (MG) e o Convento da Penha (ES).

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva