Estado GoiásO Estado do Goiás está no Planalto Central e possui cerca de 340.111 km². Ele é formado por 246 municípios, sendo Goiânia a sua capital. Faz fronteira com as regiões sudeste, norte e nordeste e possui mais de 6 milhões de habitantes.

A formação deste território começou quando os bandeirantes paulistas se interessaram pela descoberta de ouro nas minas. Em 1722, saiu a primeira expedição a se instalar no local e era comandada por Bartolomeu Bueno da Silva, mais conhecido como Anhanguera. Uma das primeiras povoações que se tem notícia foi a Vila de Sant'Anna (1727), chamada depois de Vila Boa de Goyaz, que tornou-se a Cidade de Goiás, e durante muito tempo foi considerada sua capital. Posteriormente, na década de 30, Goiânia passou a ser a capital de Goiás.

Principais Cidades Goianas

  • Goiânia: a cidade de Goiânia foi criada em outubro de 1933, por Pedro Ludovico Teixeira. Além de possuir uma forte agricultura, também tem como setores principais a pecuária, o comércio e as indústrias madeireira, mobiliária, confecções, alimentícia, metalúrgica e mineração. No turismo, o visitante poderá desfrutar do seu conjunto arquitetônico, do Estádio Serra Dourada, das feiras de artesanato e moda, o Horto Florestal e do Parque Vaca Brava. Basta se hospedar nos hotéis de Goiânia;
  • Anápolis: famosa por abrigar o campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e também o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). É uma das principais cidades industriais do centro-oeste. Para se hospedar na cidade é importante procurar opções de Hotéis em Anápolis;
  • Itumbiara: localiza-se na divisa com Minas Gerais e por esse motivo é o principal importador do estado. Na economia, os setores de serviços e turismo são um dos principais. O ecoturismo, por exemplo, movimenta a cidade com o Lago da Represa do Rio Parnaíba. Há também outros pontos turísticos como a Praça Matriz e o Rio Parnaíba;
  • Caldas Novas: a famosa cidade de caldas novas possui águas termais que brotam do chão a uma temperatura de 20º a 60º. Esse fato movimenta o turismo do município, assim, quem desejar visitá-la poderá se hospedar em qualquer um dos Hotéis de Caldas Novas;
  • Rio Verde: Localizada a uma distância de 238 km da capital, é uma cidade impulsionada pela agroindústria. No turismo, existem eventos de rodeio, ecoturismo, negócios e outros.

Outras principais cidades do estado são Pirenópolis, Goiás Velho ou Cidade de Goiás e Formosa.

Geografia

Tem seu território formado por um clima tropical semiúmido, com estações definidas em chuvosa (outubro a abril) e seca (maio a setembro). Há também influências do clima tropical de altitude, no planalto de Anápolis e Luziânia. Sua vegetação é do Cerrado, mas há trechos compostos pela Floresta Amazônica, encontrados em Goiânia e Anápolis, mas normalmente, são matas ciliares, localizadas mas margens de rios e serras. No relevo, há a presença de planalto, chapadas, serras e depressões.

Na hidrografia, estão as bacias do Rio Paraná, Tocantins e Araguaia. Fazem parte os rios Araguaia, São Marcos, Paranaíba, Aporé, Corumbá, Claro, Maranhão, Paranã, dos Bois, Vermelho, dentre outros. É o Lago das Brisas, que passa por Buriti Alegre e Itumbiara, que forma a Usina Hidrelétrica de Itumbiara.

Economia

A economia destaca-se na agricultura, pois desde o período do coronelismo, o estado passou a ser dono de grandes latifúndios. Nele é comum a plantação de soja, milho e tomate. Na pecuária, o trabalho é controlado, pois o bioma Cerrado já foi afetado pela criação do gado. No setor industrial, em Anápolis, por exemplo, há também as indústrias farmacêutica, têxteis, automobilística e alimentícias. Outro destaque está o Porto Seco de Anápolis, que é um terminal terrestre ligado por meio da via férrea ou estrada.

História de Goiás

O território começou a ser explorado pelos bandeirantes paulistas que estavam em busca de recursos minerais. Bartolomeu Bueno da Silva, chamado de Anhanguera, se destacou na história do estado por ter ameaçado os indígenas, caso estes não lhes contassem onde ficavam as jazidas auríferas. Anhanguera quer dizer Diabo Velho ou Feiticeiro. Como os índios não queriam falar onde estavam as jazidas, ele pegou um prato colocou aguardente e ateou fogo. Se não contassem, o mesmo aconteceria com os rios. Com medo, informaram o paradeiro das minas.

Posteriormente, em 1727, o filho do Anhanguera, Bartolomeu Filho, criou o primeiro povoado do estado, chamado Vila de Sant'Anna. As explorações de ouro continuaram e assim o arraial começou a crescer. Os pecuaristas de São Paulo foram para lá em busca de terras para a criação do gado. Até 1744, Goiás fazia parte da Capitania de São Paulo, quando surgiu a Capitania de Goiás, dividida efetivamente em 1748. Em 1780, o ouro começou a se esgotar e a capitania teve que optar pela ruralização.

Em 1822, houve a Independência do país e assim a capitania se tornou uma província. A pecuária e agricultura em 1860, começaram a ser uma das principais atividades do estado e juntamente com isso os latifúndios e a prática de coronelismo. Esse sistema vigorou apenas até 1937. Neste mesmo ano, a capital que era a Cidade de Goiás foi transferida para a atual cidade de Goiânia, iniciativa de Pedro Ludovico Teixeira.

Criação do Tocantins e do Distrito Federal

Houve um período em que a parte sul de Goiás estava se desenvolvendo mais do que a parte norte, pois aquela tinha a construção da estrada de ferro, já a outra era pouco habitada. Por isso, em 1988, o estado foi dividido em norte, se transformando no atual estado do Tocantins, e o sul, o Goiás. Além disso, uma parte deste território foi transformada em Distrito Federal e a capital do Brasil foi transferida para lá, na década de 60, e nomeada de Brasília.

Cultura de Goiás

A cultura de Goiás é marcada por vários aspectos e, dentre eles estão as festas, especialmente as religiosas, que receberam influência de nordestinos, paulistas, mineiros, índios, negros e nortistas. Os principais eventos que ocorrem no estado são:

  • Carnagoiânia;
  • Romarias do Divino Pai Eterno (Trindade);
  • Congada de Catalão (São Jorge - Alto Paraíso de Goiás);
  • Festa da Nossa Senhora da Abadia (Trindade);
  • Cavalhadas de Pirenópolis;
  • Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Cidade de Goiás).

Na culinária, o estado destaca-se pelos pratos com pequi como arroz com pequi, macarrão com pequi, carne com pequi, dentre outros. Há também galinha caipira, pamonha, empadão goiano, mané pelado, quebrador e frutos populares como jabuticaba, jatobá e guariroba.

Para quem deseja desfrutar das belezas do cerrado, poderá se hospedar nos Hoteis Fazenda do Goiás.

Goiás também é o território da música sertaneja, tanto é que dele nasceram duplas como Zezé di Camargo e Luciano, na cidade de Pirenópolis; e, Luís José e Ermival Eterno ou Leandro e Leonardo, que nasceram em Goianópolis. Após a morte do irmão, Leonardo decidiu conduzir em carreira solo.

Outras personalidades podem ser citadas como a escritora Cora Coralina, Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, que nasceu na Cidade de Goiás; e, Leonardo Jaime ou Léo Jaime, um compositor, jornalista, cantor e ator que nasceu em Goiânia.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva