Estado Minas GeraisO estado de Minas Gerais faz divisa com São Paulo (sudoeste e sul), Mato Grosso do Sul (oeste), Goiás e Distrito Federal (noroeste), Espírito Santo (leste), Rio de Janeiro (sudeste) e Bahia (norte e nordeste).

Ele tem uma área territorial de 586.519 km² com mais de 20 milhões de habitantes. A sua capital é a cidade de Belo Horizonte.

O território de Minas Gerais se tornou famoso, principalmente, com a descoberta de ouro na região. Várias migrações foram realizadas para o local e esse metal foi capaz de trazer desenvolvimento à Minas. Contudo, a extração entrou em declínio e parte da população mudou-se para outros locais. Sua economia se recuperou durante o ciclo do café, mas não por muito tempo, devido a crise econômica de 1929, vindo a se estruturar apenas a partir da década de 40, com o processo de industrialização.

Principais Cidades

  • Belo Horizonte - a badalada cidade de Belo Horizonte possui 331 km² e é a capital do estado. Possui mais de 2.5 milhões de habitantes. Está na lista das dez cidades populosas do país e também é muito atrativa, principalmente por sua vida noturna e por ser a sede de grandes eventos como o Festival Comida di Buteco, Festival Internacional de Curtas, Festival Internacional de Teatro, dentre outros.
  • Uberlândia - a cidade de Uberlândia tem uma área de 4.115 km², compõe o Triângulo Mineiro e faz parte da Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, além da microrregião de Uberlândia. Inicialmente, foi criada como um distrito com o nome de São Pedro de Uberabinha, depois foi elevada ao município de Uberabinha e finalmente, por meio da Lei Estadual 1.128/1929 transformou-se em Uberlândia. Destaca-se em várias áreas culturais e no turismo. Dentre os pontos turísticos estão os Parques do Sabiá e Municipal Victorio Siquierolli e o Mercado Municipal.
  • Juiz de Fora - a cidade de Juiz de Fora possui uma área territorial com cerca de 1.435 km² após ser desmembrada da cidade de Barbacena, em 1850. Compõe a mesorregião da Zona da Mata e microrregião de Juiz de Fora. Os principais pontos turísticos da cidade são o Parque da Lajinha, Cine-Teatro Central, a Usina de Marmelos Zero, a Rua Halfeld, dentre outros. Para visitar a cidade existem vários hotéis de Juiz de Fora para os visitantes se hospedarem.
  • Varginha - a cidade de Varginha possui uma área com 395 km² e é considerada um dos famosos centros de comércio e produção de café do país e do mundo, sendo referência de qualidade neste produto. Está às margens do Lago de Furnas e se tornou famosa após um provável aparecimento de seres alienígenas no chamado de Incidente de Varginha.
  • Poços de Caldas - com uma área territorial de 547 km² está na mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas Gerais e tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Um dos destaques do local e que também movimenta a economia por meio do turismo são as águas minerais utilizadas como terapias e por estar em posição estratégica de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, muitos visitantes se hospedam nos hotéis de Poços de Caldas e movimentam o comércio.

Geografia

O território de Minas Gerais, em sua maioria, é formado por planaltos, sendo assim, está localizado na região do Planalto Atlântico. Mais à noroeste, encontra-se o Planalto Central. No clima, existem o tropical e o tropical de altitude. Já a vegetação é formada pelo cerrado, campos rupestres, mata seca e mata atlântica.

As principais bacias que compõem a rede hidrográfica são a do São Francisco e do Paraná. Existem outras bacias secundárias. Assim, os principais rios são o São Francisco, Pará, Itapecerica, Cipó, Paraopeba, o Paracatu, o Paraíba do Sul, o Muriaé, Pirapetinga, dentre outros.

Economia

Os setores que se destacam são o da agropecuária, com a criação de bois, além da produção do leite, sendo líder neste mercado. Outro ponto é o cultivo do café, a soja, a cana e o milho. Na indústria, destacam-se os segmentos automobilísticos, alimentício, eletroeletrônicos, construção civil, têxtil, dentre outros. Além disso, há um ótimo mercado para o extrativismo mineral, com a extração de zinco, ouro, bauxita e minério de ferro.

História de Minas Gerais

A história de Minas Gerais tem início no século XVI por causa dos bandeirantes paulistas que resolveram desbravar as terras do interior para procurar metais e pedras preciosas. Entre os séculos XVII e XVIII, as primeiras povoações começaram a surgir e foi por volta de 1693 que o ouro foi encontrado. Esse fato trouxe muitos conflitos para a região. Em 1701, sob ordem do governador da capitania do Rio de Janeiro, na época, Artur de Sá e Menezes, teve início, a fiscalização da extração do ouro, ou seja, nessas terras toda a arrecadação deveria ser dada a Coroa Portuguesa e o tributo era conhecido como Quinto. O ouro gerou uma cobiça para muitos e, por isso, aconteceu a corrida pelo ouro. Além dela, uma das revoltas populares foi a Guerra dos Emboabas (1707-1709) - a luta dos brasileiros de outras partes do país contra os bandeirantes paulista por causa do ouro.

Separação de Minas e São Paulo do Rio de Janeiro

A capitania de Minas e São Paulo estava integrada ao Rio de Janeiro e para que a administração se tornasse mais fácil, ela foi separada, em 1709, e nomeada de Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, tendo como capital, a cidade de Vila Rica, atualmente, Ouro Preto. A capitania de Minas Gerais somente foi criada em 1720. Com o crescimento da capitania, no século XVII, os negros foram levados para trabalhar nas minas, principalmente os de Elmina, em Gana, pois já estavam acostumados com o serviço.

Minas não tinha desenvolvido seus engenhos de açúcar e nem a pecuária e o foco estava na extração de ouro. Por isso, surgiu um comércio com a venda de diversos produtos, inclusive escravos.

Já no século XVIII, o ouro começou a decair, antes arrecadavam cerca de 10 toneladas, em 1739, depois cerca de 7,5 toneladas, em 1764. Mesmo assim, Portugal continuou a cobrar os impostos, aumentando-o, mesmo com a queda da exploração. Esse fato, causou diversas revoltas na população, dentre elas, a mais notável foi a Inconfidência Mineira.

Inconfidência Mineira

Houve assim, a Inconfidência Mineira, em 1789, liderada por Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. Dentre os objetivos da revolução estava garantir a independência de Minas Gerais. O movimento não teve sucesso, pois foi denunciado por um de seus integrantes, em troca do pagamento das dívidas. Com isso, seu líder foi enforcado e sua cabeça exposta em Vila Rica.

O ouro começou a entrar em declínio e a população, que morava nos centros urbanos e perto das regiões de extração do mineral, migrou para outras partes do estado, fato que auxiliou na expansão de Minas Gerais.

Revoltas em Minas Gerais

Durante o império, dois movimentos se destacaram na história de Minas, um era a Sedição Militar de 1833, movimento que desejava a volta de Dom Pedro I ao Brasil, mas foi controlado. E, o outro foi a Revolução Liberal de 1842, uma luta entre o partido liberal (apoiado pelos senhores rurais e as classes médias urbana) e o conservador (apoiado pela elite - comerciantes ricos, proprietários de terras e altos cargos do governo). Ela começou em São Paulo, após Dom Pedro II conquistar a maioridade em 1840, quando o Partido Conservador assumiu o poder. Em 1842, os mineiros aderiram a revolta. A luta foi vencida pelo governo imperial.

Desenvolvimento de Minas Gerais

Na segunda metade do século XIX, a agropecuária começou a evoluir. A cafeicultura, inclusive, se tornou uma das principais atividades do estado, porém houve seu declínio com a crise de 1929. Após a República, passou por um processo de industrialização que auxiliou cada vez mais em seu crescimento.

Cultura Mineira

Igreja São Francisco AssisA arte barroca é uma das que compõe a cultura do estado que foi formada a partir de povos indígenas, africanos e europeus. Várias cidades já se tornaram Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade tais como Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes. O estado é famoso por seu artesanato feito com cerâmica, madeira, fibras, pedra-sabão, dentre outros e também é marcada por várias festas religiosas como a Festa do Divino, as Cavalhadas, o Congado e as Festas Juninas.

Dona de muitos talentos culturais, pode-se destacar na literatura, Carlos Drummond de Andrade, que nasceu no interior do estado, na cidade de Itabira e foi um cronista e poeta modernista. No futebol, nasceu em Três Corações, o ex-jogador Pelé, considerado o rei do esporte. Nas artes, um dos famosos escultores, arquiteto e entalhador era Aleijadinho que nasceu em Ouro Preto.

Culinária

Um dos itens essenciais da comida mineira é o porco. Com este animal, pode-se fazer pratos como tutu com lombo de porco, leitão à pururuca e costelinha de porco. Além disso, é comum na mesa mineira, comidas típicas como vaca atolada, linguiça, couve, feijão tropeiro com torresmo e frango ao molho pardo. As delícias feitas com queijo também agradam o paladar, como biscoitos e o famoso pão de queijo. Já os doces, pode-se citar a goiabada e o doce de leite.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva