Estado TocantinsTocantins se tornou um estado brasileiro apenas após a promulgação da Constituição de 1988. Antes disso, havia uma disputa interna entre os habitantes do norte do estado e do sul. Sendo o sul uma das partes mais prósperas. O Tocantins foi desmembrado do território de Goiás e a partir do momento em que se formou, o estado se desenvolveu.

O estado possui uma área de 277.720 km² e uma população com mais de 1.5 milhões de habitantes. Sua capital é a cidade de Palmas.

Seus limites são feitos com o Mato Grosso, o Goiás, o Pará, o Piauí, a Bahia e o Maranhão.

Dentre as principais cidades pode-se citar Araguaína, Palmas, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

Geografia

A vegetação é formada por floresta tropical, floresta equatorial, campo limpo, campo sujo e cerrado. Porém, o cerrado é o tipo de vegetação que mais se destaca no território. No relevo é composto por planícies, na parte central, planaltos (na porção sul e nordeste) e depressões. O clima do estado é o tropical, tendo o território altas temperaturas. Nas áreas cobertas pela floresta fluvial amazônica, tem o clima úmido.

Os principais rios do Tocantins são o Tocantins e o Araguaia. Mas existem outros que fazem parte do seu território tais como o Javaés, do Sono, Lontra, Jacuba, Corrente, Inhumas, Neblina, Solteiro, Laje, dentre outros.

Economia

A economia do Tocantins é voltada para o setor de serviços, concentrado em sua capital e cidades perto da Rodovia Belém-Brasília. Está baseada também na agropecuária, com a criação bovina e plantações de mandioca, cana-de-açúcar, milho, arroz e soja. Dentre as principais indústrias do estados, que estão presentes nas cidades de Gurupi, Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, são focadas em produtos minerais, plástico, borracha, alimentícia e agroindústria.

História do Tocantins

A criação do estado do Tocantins aconteceu a partir do território de Goiás, que foi ocupado inicialmente, em 1625, por missionários católicos, dentre eles, destaca-se o Frei Cristovão de Lisboa, que juntamente com sua equipe, exploraram a área próximo ao rio Tocantins. Posteriormente migrações de outras regiões do país foram se instalando no território, em especial, pessoas que vieram do nordeste, norte e sudeste (bandeirantes de São Paulo) do Brasil.

Goiás: Norte e Sul

Houve um período em que o Goiás era dividido em duas partes, a sul, formada por latifúndios e que se desenvolveu rapidamente; e, a norte que não prosperou. Isso porque, os habitantes do norte, tinham dificuldades de se comunicar com o sul e, portanto, seu contato era maior com o Maranhão e o Pará. Essa dificuldade somente alimentou o desejo pela independência da parte norte.

No século XVIII, dentre os fatos importantes que aconteceram estão o início da exploração do ouro na parte norte, que havia sido encontrado por Bartolomeu Bueno da Silva. À medida que o ouro era descoberto, mais as pessoas migravam para a parte norte da Província de Goiás.

Tentativas de Criação do Tocantins

Em 1821, Joaquim Teotônio, procurou decretar a independência da parte norte, mas seu movimento não prevaleceu. Após 52 anos, foi proposta a criação da Província de Boa Vista de Tocantins, porém o projeto não foi aceito por grande parte dos parlamentares. Outro movimento aconteceu em 1956, chamado “Manifesto à Nação” para criar um novo estado. Com a construção da capital do Brasil em 1960, próximo à parte sul do Goiás, o crescimento do sul se tornou ainda mais acentuado.

Criação do Estado

Com o projeto de Redivisão da Amazônia Legal, criado em 1972, pelo Presidente da Comissão da Amazônia, da Câmara dos Deputados, foi prevista a criação do estado, mas o projeto foi vetado pelo presidente José Sarney. O estado só se tornou uma unidade federativa apenas com a Constituição de 1988. Foi governada inicialmente por José Wilson Siqueira Campos.

Cultura do Tocantins

A cultura do tocantins é formada por negros, que foram trazidos para o estado, para a exploração de ouro; e também por uma população religiosa. Uma das manifestações populares é a Mumbuca, uma tradição onde eles realizam artesanato com diversos produtos com capim dourado e palha do buriti para a criação de diversos produtos.

As principais manifestações culturais do Tocantins são a Folia de Reis, as Cavalhadas, o Congo, a Festa de Nossa Senhora da Natividade, Festa do Divino Espírito Santo e a Roda de São Gonçalo.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva