TiradentesO dia de Tiradentes é celebrado no dia 21 de abril. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dentista, minerador, tropeiro, comerciante, militar, e ativista político, que atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Tiradentes, aos nove anos de idade perdeu a mãe e aos onze o pai. Ele foi criado pelo padrinho que morava na cidade de Vila Rica, atualmente conhecida como Ouro Preto. O apelido dado a ele, veio por causa da sua profissão de dentista, mas a profissão que mais lhe agradava era a de soldado.

Nas proximidades de sua cidade, ouro e pedras preciosas eram extraídas pelos portugueses, que comercializavam para outros países europeus, explorando os recursos da colônia. A população começou a se revoltar com a situação criando o movimento chamado Inconfidência Mineira (1789).

Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira, também conhecida como Conjuração Mineira, foi um movimento que teve o objetivo de buscar a independência de Minas Gerais, formar um governo de republicanos, transformar São João Del Rei na capital, libertar os escravos, entre outros ideais. No século XVIII, como a economia crescia, por causa da mineração, bem como os centros urbanos, foi surgindo a elite da sociedade, cujos filhos eram encaminhados para estudar nas universidades europeias. Nesse período, os ideais iluministas de igualdade e liberdade se disseminavam pela Europa.

Na segunda metade do século, essa economia foi sofrendo golpes como contrabando, escassez das reservas e dependência. Portugal resolveu aumentar os impostos e a fiscalização. Esse país, inconformado com a perda dos lucros começou a confiscar propriedades e bens de interesse a Coroa, uma cobrança chamada de derrama.

Inconformados com o abuso, pessoas de várias classes sociais que foram influenciadas pelos ideais do iluminismo como poetas, profissionais liberais, fazendeiros, mineradores, dentre outros, começaram a planejar uma forma de tomar o controle de Minas Gerais, em 1789. Tiradentes foi um dos líderes que participou da Inconfidência Mineira. Sua luta foi para que o Brasil se tornasse livre (porque até então Portugal dominava e cobrava altíssimos impostos dos brasileiros). Além disso, também visava implantar o sistema republicano.

Nesse período várias revoltas foram preparadas, e as autoridades lusitanas instalaram um inquérito para encontrar os líderes do movimento. Por ser um dos que defendiam e estavam à frente da causa, Tiradentes foi condenado junto com outros envolvidos, mas por ser o único que continuou firme diante de seus propósitos, foi enforcado e, após isso, esquartejado e as partes de seu corpo espalhadas no caminho entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. Esse ato aconteceu no dia 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa - RJ e foi realizado como um aviso a população caso alguém tentasse começar outra revolução.

Somente em 1870, que Tiradentes foi eleito um mártir da sociedade e a data se tornou feriado nacional em 1890.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e Stephanie Cristhyne Araújo da Silva
Revisado por Leticia Maciel