Boneco KenA Barbie sempre se adaptou aos novos tempos, em cada década ganhou um rosto novo, diferentes cortes de cabelo, corpo modificado e um guarda–roupa inovador.

A primeira versão da Barbie já tinha uma cintura finíssima, seios definidos, pernas finas e longas, sobrancelhas arqueadas, um olhar de lado, dando um ar de pin-up, rabo de cavalo com franja, um maiô listrado, óculos de gatinha e claro, sempre no salto alto.

As mudanças no corpo da Barbie 

Ao longo do tempo foi sofrendo modificações no cabelo, no rosto e no corpo. Os cabelos sempre acompanharam a tendência da época, cortes mais curtos, armados, com franja, rabo de cavalo e aos poucos se tornando mais liso. Os olhos, boca, nariz e formato do rosto também se modificaram, e em 1976 a Barbie ganha um sorriso e um rosto mais jovial. No início o rosto era mais sério e adulto. O corpo inicial tinha os braços e pernas retos, mas 1965 a Barbie ganhou pernas articuladas, e a partir da década de 70, algumas vinham com os braços mais flexionados. As modificações só aumentaram, as Barbies se tornaram mais flexíveis, algumas versões articulam a cintura, outras tem o sistema flat feet, mexem os joelhos e cotovelos, e hoje, o lançamento são as Barbies “fashionistas”, que além dos joelhos e cotovelos, articulam o quadril e os punhos.

Muitos não sabem, mas a Barbie não tem apenas um tipo de rosto, há diferentes moldes, uns com o rosto mais fino, outros com um nariz diferente como se tivessem feito cirurgia plástica de nariz, boca menor, diversos sorrisos, e entre eles alguns orientais, negros, hispânicos, indígenas e caucasianos. E tem também sete tons de “pele” diferentes.

A moda em cada década

A Barbie sempre acompanhou as tendências, nos anos 60 era a típica garota norte-americana que usava maiôs, listras, luvinhas, saias de cintura alta, cintos, chapéus, fitas no cabelo, minissaias, conjuntos de lã, e alguns outros modelos com estampas psicodélicas, geométricas, floridas e penteados ousados que retratavam o comportamento das jovens que desejavam ter a liberdade de seguir a moda que quisessem. Outra inspiração da Barbie anos 60, foi a primeira dama, Jacqueline Kennedy, com seu famoso tailleur cor-de-rosa, e a modelo Twiggy com seu vestido tubinho mini, e botas amarelas.

Nos anos 70, vieram as Barbies hippies, que usavam roupas coloridas, faixas na cintura e na cabeça, calças boca de sino, saias de retalhos e cabelos compridos. Havia também o estilo Malibu, com roupas de surfe, praia, pele bronzeada, cabelos louro bem claros, e também as Barbies que acompanharam o sucesso da onda disco, usando roupas muito coloridas e brilhosas. Nessa época, o Ken ganhou uma versão John Travolta, e juntos, encarnaram várias outras celebridades.

Chegando aos anos 80, a Barbie apareceu na versão Dallas, com penteado de cabelo estilo Farrah Fawcet, e usando roupas com muito glamour, brilho, volume, mistura de proporções, mangas bufantes, transparências e uma maquiagem com glitter e lábios vermelhos. Outra versão dessa década, foi a Barbie Fitness, com um estilo alegre, colorido e totalmente apropriado para a academia.

Foi nos anos 80 que a Barbie ganhou a primeira versão negra, e que os modelos limitados para colecionadores começaram a ser produzidos, bonecas de várias décadas, reproduzidas com riqueza nos detalhes, e que de alguma forma prestam uma homenagem à alguem, ou à algum acontecimento. A coleção étnica também passou a ser comercializada nesse período, com Barbies desenhadas e vestidas com características e roupas típicas de vários países, como México, Chile, Jamaica, Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria.

Nos início dos anos 90, a Barbie adquiriu um visual do rap e do hip hop, e apareceu com cabelos mais longos. Passou também pelo auge do seu momento rock and roll, e formou a banda Barbie and The Rockers. Durante essa década, assumiu diversos perfis, desde a executiva que usavam terninhos, camisas, lenços, até aos looks inspirados nas cantoras Pop. A essa altura, as Barbies de coleção ganham novos rostos, se multiplicam e usam roupas desenhadas até por Dior e Calvin Klein. 

No século XXI, a Barbie mordenizou não só seu estilo, como também seu corpo e seu rosto, que se torna cada vez mais jovem e sorridente. O corpo ficou um pouco mais natural, busto menor, quadris mais largos e pela primeira vez, aparece com umbigo. A Barbie dos anos 2000, respresenta uma mulher moderna, com vários compromissos, mas que está sempre antenada na moda e nas novas tecnologias. Atualmente, a Barbie também tem entrado no mundo da fantasia, como a Barbie Butterfly, lançada em 2008.

Em 2003, após o lançamento das bonecas bratz, uma forte concorrente da Barbie, a Mattel criou uma linha paralela da Barbie, a "My Scene", que tem um rosto mais largo, feições diferentes, e é mais adolescente, assim como seu estilo e suas roupas.

Tipos de Roupas da Barbie

O ponto forte da Barbie é a moda, todas as tendências são transformadas em roupas e acessórios para a boneca. E o melhor, é que além das roupas que já vem com a boneca, a Mattel vende separadamente milhares de outros modelos para acrescentar o guarda-roupa da Barbie.

São roupas para todas as ocasiões, desde roupas íntimas, de banho, passando pelas roupas casuais, para compras, lazer, trabalho, até os mais sofisticados vestidos de festa. Além disso,, tem também os acessórios, imprescindíveis à qualquer Barbie, são sapatos, bolsas, chapéus, óculos de sol, enfim, tudo o que se pode imaginar já existe, e sempre feito da forma mais real possível.

Nesses 50 anos, a Barbie e todos seus amigos já ganharam cerca de 1 bilhão de roupas, entre elas, a mais glamourosa é uma que faz parte das versões especiais, a Barbie Princesa Liana, cravejada com 318 diamantes.

A ligação da Barbie com a moda já chegou até a alta costura. Possui diversos modelos feitos sob medida pelos estilistas e as maiores marcas famosas do mundo: Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani, entre outros.

50 anos de Barbie

Barbie ButterflyEm 2009, a Barbie comemorou seus 50 anos em grande estilo, recebeu muitas homenagens pelo mundo inteiro, e a Mattel também lançou algumas versões luxuosas pelo cinquentenário. Em Xangai, na China, inaugurou a primeira loja da Barbie, que possui seis andares, com diversas sessões da boneca Barbie, até os mais variados serviços para meninas e mulheres.

Nos EUA teve um desfile no New York fashion Week, onde famosos estilistas inspiraram-se nas roupas da boneca para produzir os looks das modelos e uma badalada festa na praia de Malibu, Califórnia, contando com a presença de diversas celebridades. No mundo inteiro tiveram exposições da Barbie, inclusive no Brasil, com o “Museu Encantado da Barbie” em São Paulo. Não se sabe quantas versões são lançadas por ano, mas por todos os estilos, modos de vida, profissões, culturas, entre outras características, dá para perceber a variedade que a famosa boneca oferece. A Barbie realmente se adequa a tudo que acontece no mundo e está sempre com novidades nas lojas.

Devido o seu público diversificado e à repercussão que a Barbie já alcançou, ao longo do tempo foram sendo criados produtos da Barbie para as meninas, além da boneca e de seus acessórios, como diversos tipos de roupas estampadas com a figura da Barbie, sapatos, tênis para corrida, acessórios, roupa de cama, toalhas, enfeites, cadernos, patins, bicicletas, entre outros. E além de todos esses produtos, a Barbie passou a atuar em ramos diversificados, lançando filmes, peças, desenhos, jogos, livros e o site oficial da barbie.

Coleções da Barbie

No site especializado em collectors da Barbie, existe uma série de bonecas nos variados estilos, épocas, lançamentos, representações de filmes, personagens, ícones, e a coleção das “Dolls Of The World”, representando as etnias de todo o mundo como: Barbie chilena, holandesa, havaiana, indiana, mexicana, argentina, australiana, chinesa, irlandesa, japonesa, italiana, russa, brasileira (índia do Amazonas e carnavalesca), escossesa, francesa, espanhola, indonesiana, nativa americana, sueca, austríaca, peruana, árabe, thailandesa, polonesa, esquimó, porto riquenha, quêniana, norueguesa, alemã, grega, inglesa, jamaicana, tchecoslovaquiana, malasiana, nigeriana, coreana, canadense, islandesa, suíça, ganainana, entre outras.

Preços da Barbie

Os preços da boneca Barbie podem variar dependendo do lançamento e dos acessórios que encrementam o brinquedo.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e  Lorena Rodrigues dos Santos Pereira

Revisado por Leticia Maciel