Frasco ÓleoA produção de sabão artesanal é uma ótima alternativa para evitar o descarte do óleo de forma incorreta. Quando é descartado na rede de esgoto, é capaz de entupir os encanamentos, e se não existir um sistema de tratamento, se espalha para rios, contaminando a água e prejudicando o ecossistema daquele local.

Uma das opções para que isso não ocorra é procurar postos de coleta em sua cidade ou mesmo optar pela produção de sabão. A receita é bem simples!

Receita de Sabão com Óleo Usado

  • 2 litros de óleo usado;
  • 350 ml de água;
  • 350 gramas de soda cáustica em escama.

Preparação do Sabão

Em um balde, adicione a água e dissolva a soda. Lembre-se antes de filtrar o óleo e retirar todos os resíduos da fritura. Após isso, leve a uma panela e aqueça-o numa temperatura de aproximadamente 60º. Depois de aquecer, coloque o óleo em um recipiente e adicione a mistura com soda. Mexa até engrossar. Para finalizar, adicione em um recipiente de sua preferência e espere secar.

Reciclagem do Óleo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirma que 1 litro de óleo tem potencial para poluir até 25 mil litros de água. Quando o óleo é descartado incorretamente, é capaz de causar inúmeros problemas: Entupimento dos encanamentos residenciais; Refluxo e impermeabilização do solo - fato que agrava as enchentes, pois torna-se difícil a entrada da água no solo; Impede a passagem de luz solar na água, se despejado em rios, podendo prejudicar a vida marinha, etc.

Imagine a quantidade de óleo que é descartada de forma incorreta todos os dias, de casas, restaurantes, lanchonetes, etc. Para evitar esses danos, é necessário se conscientizar desses estragos e entender como é deve ser feito o seu descarte.

Postos de Coleta

Os postos de coleta são locais que recebem as doações dos óleos usados. Para contribuir, assim que o óleo esfriar na panela, adicione dentro de uma garrafa PET, feche bem e leve a um ponto mais próximo - há, porém, instituições que fazem a coleta nas residências, então, verifique em sua cidade. Estes locais encaminham o óleo para associações que reutilizam-no em outras áreas. Um exemplo de local que recebe óleo de cozinha usado é o Instituto Triângulo, em São Paulo. No Brasil, várias cooperativas, associações, ONGs, companhias e outras instituições realizam essa coleta e encaminham o óleo usado para usinas, onde se transformam em biodiesel e também para a indústrias de materiais de limpeza.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva