Dinheiro Caixa EletrônicoAdotar o controle financeiro nas finanças pessoais é uma garantia de poucas dívidas e menos preocupações. No entanto grande parte dos brasileiros não tem essa cultura, o que leva ao endividamento da população. É importante controlar todo o dinheiro que chega até você e tudo que você consome e paga. Ou seja, suas finanças pessoais não envolvem apenas o gasto do seu salário, está relacionado ao investimento feito também.

Por mais que o planejamento e controle financeiro possam parecer chatos e reguladores, é necessário entender que eles auxiliam na sua administração financeira pessoal. Não basta apenas pagar todas as contas e sim guardar uma parte para investimentos ou poupança. Para evitar transtornos e surpresas guarde sempre uma parte do que você ganha por mês (a sugestão é 10% do valor) para cobrir gastos inesperados no orçamento ou de extrema urgência.

Um dos maiores gastos pessoais são o aluguel e a prestação de uma casa. Por isso não comprometa mais que 30% de seu orçamento mensal com esse tipo de gasto, evitando sempre o não pagamento de parcelas de financiamento que possuem juros altos. As demais despesas como telefone, supermercado e internet não devem ultrapassar os 15% de seu orçamento. Muitas pessoas gastam muito dinheiro com as compras do mês, mas quando vão conferir os produtos percebem que compraram apenas itens supérfluos.

Um termo utilizado nas finanças pessoais são os custos irrecuperáveis, ou seja, aqueles que já foram realizados e não podem ser revertidos. Um exemplo desse tipo de gasto é o financiamento de um carro em 36x e na metade do pagamento você resolve vender o carro para pagar uma dívida, mas fica com receio de fazer tal transação por causa dos valores já investidos no carro. Traduzindo: Você deixou de fazer algo por causa de um dinheiro que não tem mais como recuperar.

Negocie seus pagamentos à vista e não tenha vergonha de pechinchar com os vendedores. Se o preço ainda não lhe agradar, procure outra loja até achar o produto que deseja por um valor justo. Anote todos os gastos para controle e organização das contas, pois são úteis para ajudá-lo no pagamento das dívidas. É no papel que você visualiza os excessos e o destino da maior parte do seu dinheiro.

Uma forma de garantir o valor economizado é traçar objetivos financeiros. Para essa situação pense em coisas que compraria se não tivesse tantas dívidas. Os principais “sonhos” estão relacionados a compra de casas e carros, educação para os filhos, uma reforma, uma viagem, etc.

Coloque seus objetivos em vários lugares como a porta da geladeira, seu espelho, o carro, um caderno, na agenda e em todo lugar que você puder visualizá-lo e se inspirar. Ter em mente o resultado de uma economia é bem melhor que apenas guardar o dinheiro.

Finanças Pessoais para Casais

CasalQuando se está casado ou morando junto com uma pessoa, é mais difícil estabelecer os gastos e resolver as questões financeiras. É preciso dialogar, sim parece clichê, mas é extremamente útil e verdadeiro. É necessário discutir as finanças pessoais com seu parceiro para estabelecer objetivos alcançáveis.

Se você casou e quer continuar com gastos excessivos com maquiagens e salão de beleza (as mulheres) e futebol e carros (os homens), você poderá ter problemas.

Evitem planejar situações se não tem condições de arcar com a situação. Se quer ter filhos esteja preparado para arcar com os custos de uma criança. Caso seja possível, crie um fundo financeiro ou uma poupança para arcar com os custos da educação, do lazer e das atividades complementares.

Se os dois tem o costume de gastar mais do que ganham, atentem-se para que um não fique responsável pelas dívidas do outro. Um dos itens que mais pesam para as famílias é a despesa de um carro. Evite trocar seu carro sem necessidade e pense se é viável para o orçamento familiar manter um carro com alto custo de manutenção.

Sites que Ajudam nas Finanças Pessoais

Basta fazer uma busca rápida na internet para encontrar os mais diversos tipos de programas que auxiliam no controle financeiro.

1. Minhas Economias: organizado em categorias e contas, é um site que trabalha com um gerenciador financeiro gratuito. Após um breve cadastro, o usuário terá acesso ao conteúdo do site. Todos os registros são feitos on line não havendo a necessidade de baixar nenhum programa.

2. Contas On-line: Site que possui um sistema de controle financeiro online gratuito, mas você pode optar por assinar planos.

Textos produzidos por Patrícia Aline Pereira da Silva