EnxaquecaA enxaqueca se caracteriza por uma dor de cabeça que tem várias intensidades, mas em alguns casos, não precisa ser necessariamente na cabeça.

Se a dor for no pescoço ou na zona cervical, também pode ser considerada enxaqueca. Pode ser uma condição genética, ou seja, se a pessoa tiver um parente que sofra de enxaqueca, as chances dela sofrer depois aumentam.

Causas da Enxaqueca

São vários motivos que podem ser causadores de enxaqueca. Podem-se dividir esses fatores em: ambientais, hormonais, comportamentais, sono, alimentos e bebidas.

Fatores Ambientais

  • Cigarro.
  • Poluição.
  • Variação climática.
  • Cheiros fortes.

Fatores Hormonais

Um dos fatores que influencia na enxaqueca é a menstruação. Constatou-se que muitas mulheres sofrem com a crise de enxaqueca no momento pré-menstrual. Outras constataram que as crises de enxaqueca aparecem durante o uso de anticoncepcionais orais.

Além disso, a menopausa influencia na enxaqueca. Reparou-se que quando há uma melhora nas crises, ela pode voltar e bem pior, principalmente quando a mulher inicia uma reposição de estrogênio, um hormônio feminino.

Fatores Comportamentais

  1. Variações de humor;
  2. Ansiedade;
  3. Depressão;
  4. Irritação.

Fator Sono

  • Poucas horas de sono
  • Muitas horas de sono em uma única noite

Fator Alimentação

- Passar mais de cinco horas sem comer.

- Cafeína, frituras, gorduras, cervejas, entre outros.

Sintomas de Enxaqueca

Sintomas Enxaqueca- Dor latejante na parte da frente e lateral da cabeça.

- Geralmente, a dor aparece mais em um lado da cabeça.

- A intensidade da dor pode variar, sendo entre uma dor média e mais intensa.

- É uma dor que impede a pessoa de realizar atividades rotineiras.

Algumas pessoas conhecem tanto a enxaqueca que conseguem prever quando será a próxima crise, por causa de alguns comportamentos que ela passa a adquirir involuntariamente. Certos sinais são considerados como aviso de que a crise está próxima, entre eles:

♦ Diarreia

♦ Palidez (é uma característica mais frequente em crianças).

♦ Falha na concentração e raciocínio.

♦ Bocejos.

♦ Irritação.

♦ Incômodo na cabeça.

Tratamento para Enxaqueca

O tratamento para enxaqueca é mais complexo, pois se recomenda o uso de remédios. Mas, por isso, vale ressaltar a importância da pessoa se consultar com um médico ou especialista, pois muitos casos podem ser confundidos, e o uso de remédios pode agravar a situação.

Textos produzidos por Marcela Seabra

Revisado por Cristiana Chieffi