Trocador CalorÉ conhecido como trocador de calor, pois o absorve, através da remoção do ar e transfere para a água da piscina através de um trocador, aquecendo-a. É ligado à tubulação da piscina e constituído por evaporador, compressor e condensador. Quanto maior a potência do compressor, mais elevado é o aquecimento.

Como Funciona?

O aquecedor não gera calor, simplesmente o bombeia.

O gás refrigerante passa pelo evaporador, o responsável por receber o calor que vem de fora (do ar), e quando superaquecido, é puxado pelo compressor, que possui a função de elevar ainda mais a temperatura da água. Esse superaquecimento é mandado para o condensador, que realiza a troca do calor com a água gelada. Após todo o processo, o gás volta para o evaporador para iniciar uma nova troca.

O trocador de calor gera de duas até cinco vezes mais aquecimento do que o equivalente à energia elétrica consumida.

Para que o aquecimento seja realmente satisfatório, é preciso fazer uma boa escolha do equipamento e alguns fatores influenciam nessa escolha, como: o tamanho e profundidade da piscina, temperatura desejada da água, e localização (ambiente aberto ou fechado). Portanto, no momento em que for escolher qual equipamento comprar, apresente ao vendedor os dados da sua piscina, pois através de alguns cálculos, é possível saber o rendimento de cada aparelho.

Dicas de instalação

  • O equipamento deve ser ligado à tubulação da piscina, instalado na parte externa, onde haja conexões hidráulicas e elétricas disponíveis e precisa ficar em uma área aberta para que a troca de calor seja mais eficiente.
  • Deve ser posicionado em solo rígido ou base de concreto e nivelado (importante para que o compressor trabalhe com o óleo no nível, além do escoamento da água de condensação).
  • Se for instalado próximo a alguma parede, deve ter uma distância mínima de 80 cm.

Vantagens do Trocador de Calor

Por não funcionar através de resistências elétricas, o trocador de calor é considerado um dos sistemas de aquecimento de água mais econômicos. A economia é de 80% sobre os aquecedores de resistência elétrica, 75% sobre gás propano, 55% sobre gás natural e 50% sobre óleo diesel.

Custo comparativo para gerar 10.000 Kcal

Gráfico Custo Comparativo 

*Fotos retiradas dos sites da atrosol, piscinasjoy, sloboda e maroan.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas

Revisado por Cristiana Chieffi