Antenas TVNa era digital, houve a transformação dos sinais de TV analógica para os sinais digitais. No início das transmissões, o sinal era terrestre (enviado por emissoras) e o pacote de dados e sons era enviado para as casas através de antenas transmissoras (VHF).

Essas antenas levavam o sinal pelo ar através de ondas eletromagnéticas via rádio para antenas receptoras instaladas nas casas. A informação era transformada em sinal elétrico e as pessoas recebiam a transmissão visual. O som era estéreo, ou seja, veiculado por meio de dois canais apenas. Ainda hoje, compartilhamos o uso da TV analógica. As difusões de voz foram sendo implementadas com a radiotransmissão e, após isso, surgiu também a de imagens. Além dessa forma de comunicação, foram criadas as transmissões via Satélite e cabos de banda larga.

Acompanhe o que mudou com o sinal de TV digital:

Cronograma TV Digital

A compressão das informações é feita via código binário, isto é, a linguagem que o computador utiliza para transmitir dados. As informações são digitalizadas e enviadas para as antenas transmissoras (UHF). As antenas captam o sinal e enviam para as antenas receptoras, onde o sinal é transformado em uma unidade receptora (Set-top box). A resolução para TVD é chamada de HDTV ou Full HD, com uma resolução de 1080i. O sinal muda, mas há muitas novidades oferecidas pela TVD e uma delas é a interatividade. Este é o grande desafio encontrado pelos estudiosos: transformar a televisão num meio de comunicação interativo, onde o telespectador possa se comunicar com a emissora de TV.

A TV digital não possui somente a função de trazer uma imagem em alta definição, mas também levar para ela a convergência dessa tecnologia com outras mídias. Os radiodifusores serão responsáveis por espalhar o fluxo de dados para a rede de transportes (trens, metrôs, táxis, ônibus/micro) e de telecomunicações, quer seja via satélite, antenas ou cabos de dados. Isso permitirá assistir à televisão em qualquer lugar e através de qualquer meio que capte o sinal (computador, televisores portáteis, celulares, receptores de carro, nos apartamentos etc.). No futuro, serão eliminados os meios de transmissão de sinal analógico e apenas o digital prevalecerá.

O que trouxe a TV Digital?

A TV digital veio trazer ao público a oportunidade de mudar a forma como vemos televisão. Além de novos serviços trazidos pelo governo, comércio eletrônico, educação, saúde e entretenimento, bem como a mobilidade com o uso de dispositivos móveis para assistir à televisão. A junção de uma infraestrutura tecnológica que permitirá a conexão com vários meios de comunicação, como internet, rádio e etc. É a proposta da TVD.

Para atender às necessidades da sociedade brasileira, o novo padrão deverá gerar força na recepção dos sinais para todas as classes sociais com baixo custo, adequá-los às mudanças, estar capacitado às novas evoluções e oferecer uma plataforma interativa. Haverá novos serviços (T-banking, T-commerce, jogos eletrônicos, SMS, acesso à internet etc.) e o telespectador poderá se comunicar com a emissora de TV.

Contudo, para que todos possam ter o acesso a informação digital vários aspectos devem ser levados em conta, bem como a legislação e regulamentação na transmissão de dados, os serviços; o modelo de programação das emissoras e os serviços relacionados a ela; modelo de implantação e transição da TV analógica para a digital; e um modelo econômico que atenda as necessidade de cada um dos envolvidos na transmissão dos dados.

Desde o início das transmissões digitais, conta-se um período de 8 anos para que as transmissões de sinais analógicos sejam desligados e devolvidos à Anatel. Após isso, viveremos a era da TV digital. A convergência tecnológica vem proporcionando à ela, através de uma única interface, se conectar com tudo e com todos.

Abrangência do Sinal

A transmissão é feita de uma emissora que envia o sinal para uma das torres altas, localizadas em sua respectiva cidade. O sinal percorre um caminho cheio de obstáculos, passa por paredes, atravessa suportes de metais, recebe várias interferências até chegar a nossa residência, e caso o local de transmissão seja longe, o sinal vai diminuindo.

Com isso, o sinal analógico fica ruim e nem sempre ele é bom na casa de uma determinada pessoa, ou cidade e é preciso ter uma antena parabólica para pegar um sinal melhor. Para se ter uma imagem digital você precisará de uma antena UHF ou conversor.

Uma das dificuldades de recepção de TV digital é saber escolher uma antena que se adapte para cada situação.

Antena Interna ou Externa?

A antena externa UHF é utilizada em lugares onde o sinal é baixo e as interferências são frequentes. Para sua instalação, é necessário encontrar um técnico que conheça as torres da emissora e consiga resolver esses problemas de recepção.

A antena interna UHF é utilizada em os locais onde o sinal analógico é mediano, mas ainda assim, possui interferências.

TV digital no seu condomínio

Um dos maiores problemas encontrados é na transmissão para antena coletiva. No início do sistema analógico, havia apenas dois canais, chamados VHF, correspondentes aos canais 2, 4, 5, 7, 9, 11 e 13. Os fabricantes desenvolveram esse sistema e vários edifícios só possuíam suporte a ele. Quando os canais UHF foram criados, cujos canais vão do 14 ao 69, era necessário fazer uma adaptação para os condomínios que queriam transformar o sinal de UHF em VHF, até hoje. Esse sistema é utilizado na maioria dos apartamentos.

Se você mora em um apartamento, não opte por adaptar sistemas que ofereçam pouca qualidade e assistência técnica só por causa do preço baixo. Invista em algo que lhe trará comodidade e conforto. Não contrate amadores para executar o serviço.

Mesmo resolvendo o problema com as analógicas, convertendo o sinal VHF para UHF, não possibilitou que a TV digital fosse incluída nessa lista, pois a distribuição do sinal não permite os canais de HDTV. Nesse caso, uma pessoa teria que escolher um canal de VHF (2 por exemplo) que está livre e transformar para UHF para receber o sinal digital.

Para isso, entenda como funciona o processo pelo qual o sinal percorre em um sistema de antena coletiva:

Captação

Processo do sistema composto por antenas (UHF, VHF e torres de transmissão). Em cidades onde as torres são instaladas separadamente, para que haja uma transmissão analógica, é necessário ter uma antena VHF monocanal.

Já os sinais de TV aberta digital são transmitidos na faixa UHF e é necessário que os condomínios substituam o sistema analógico para o digital, sendo suficiente o uso de uma ou duas antenas UHF multicanal. Porém, os sinais VHF devem ser mantidos por um tempo até que todo o condomínio tenha trocado os receptores.

Após a captação do sinal, há o envio dele através de cabo coaxial ( VHF e UHF) para o painel de processamento de sinais.

Processamento de Sinais

É um painel instalado em local fora de umidade, interferências e em local fechado. Neste painel há misturadores, amplificadores e filtros com funções de receber, combinar, equalizar e amplificar os sinais recebidos e prepará-los para a distribuição.

O técnico precisa das ferramentas necessárias para a calibração e ajuste do sistema. Depois disso, são encaminhados para o sistema de distribuição de saída onde estarão prontos para distribuir o sinal de UHF e VHF com sinais analógicos e digitais para os moradores.

Na hora da construção do painel, exija organização e cuidado do instalador para você não ver fios em cima de outros e nem faça isso na casa do elevador, para não gerar interferências.

Sistema de distribuição de Sinais

Composto pelo cabo coaxial e tomadas instaladas nos apartamentos. Na distribuição de sinais de CATV e antena coletiva nos prédios, é utilizada uma ou mais prumadas (local por onde passam os cabos de onde se extrai uma fração do sinal para cada usuário). Para essa recepção, utiliza-se tomadas blindadas e divisores.

O problema é que a maioria dos sistemas de cabo coaxial está instalado para a recepção dos sinais de VHF de TV analógica e não de digital. Isso significa que prumadas e tomadas foram adaptadas para VHF. Os canais UHF são bloqueados e é por isso que muitos fazem a conversão de UHF para VHF, podendo distribuir os sinais sem trocar o sistema.

Porém, para a TV digital, será necessário que os canais UHF cheguem até o receptor de TV aberta digital. Para cabos e tomadas que não foram trocados, é preciso a substituição. Lembramos que só se pode trocar todo o sistema quando todos os moradores do prédio tiverem substituído essa recepção. Caso contrário, os sinais VHF ficam fora do ar.

Tipos de Sinais

Terrestre: através de ondas de radiofrequência, a transmissão dos sinais é feita pelo ar com a utilização de antenas, receptores e conversores adequados para receber imagens e sons digitais. Com um custo baixo na transmissão, é necessário que as emissoras façam adaptações e os consumidores comprem conversores para receber o sinal. Não é preciso fazer pagamentos, pois o sinal digital é totalmente gratuito.

Satélite: No Brasil, desde 1996, nas TVs por assinatura, os sinais digitais são capturados por meio de antenas parabólicas. As transmissões digitais abertas são chamadas de Free to air.

Cabo: Para transmitir sinais digitais, as operadoras de TV por assinatura instalam nas casas uma rede de cabos convencionais CATV. Implantado em 2004, é o meio mais difundido no mundo.

Dicas para Assistir à sua TV Digital

Como será no futuro, quando assistirmos à uma TV com uma tecnologia superior à que imaginávamos?

Na convergência tecnológica, a visão que tínhamos do conceito das telecomunicações mudou a forma de como nós assistimos à televisão. Em substituição a um antigo modelo, a TV Digital surge para marcar história. Sete anos de estudos, implementação, expansão e interatividade, som Dolby Digital, vemos a possibilidade de ter um verdadeiro cinema dentro de casa. Novidades à parte, pois elas não param por aí. Na hora de levar uma televisão digital para sua casa saiba o que você deve fazer.

Sem dinheiro para TV digital 

Para aqueles que não têm condições de comprar um aparelho de TV Full HD e dispõem somente da TV analógica: calma! Adquirindo um conversor de TV digital (Set top box), você poderá assistir a filmes em alta definição, obtendo uma imagem com qualidade de DVD (480i).

Onde Colocar a TVD?

Para imagem perfeita e de altíssima qualidade, por causa do formato maior e uma definição de 1080 linhas, é necessário um televisor de, no mínimo, 42 polegadas de diagonal.

Longe ou perto: Se você é daqueles que só assiste à TV muito próximo da tela ou não sabe qual é o melhor ângulo para você posicionar a sua TVD. Dependendo disso, a qualidade da TV pode ser comprometida: imagine você em uma casa pequena, com uma TVD. No mercado há televisores de até 103 polegadas. Se optar por uma de 32 polegadas é recomendada uma distância de, no máximo, 3 metros; para 42” =3,5 m; 53”= 4 m; 65” = 5 m; 70” = 6 m.

Mesmo com esses dados, cada usuário pode escolher os tamanhos e os ângulos ideais para que sua vista não fique cansada. Dica: fique numa distância onde você não veja os pixels da tela e não tenha dificuldade de ver pequenos detalhes.

Realize Pequenos Ajustes

Brilho, contraste, saturação e cor: ajuste esses controles junto com a sua família, se possível, pois assim todos podem analisar qual a melhor forma da imagem permanecer. Faça essa configuração apenas uma vez.

Dica: Coloque a "saturação" em zero e vá regulando o "contraste", escolhendo o melhor valor para a imagem não ficar ruidosa. "Matiz", coloque no meio.

Áudio Seguro: O Home Theater é compatível com áudio Surround 5.1. Para ter um som mais envolvente, tente comprá-lo e usá-lo com sua TV Digital! Você poderá comprar pipoca e se sentir numa sala de cinema.

Qual a melhor definição de imagem para TVD?

A TV aberta digital oferece a Full HD, que é a resolução máxima. Com uma imagem formada por 1920 pixels horizontais e 1080 linhas verticais, ao multiplicarmos os números, vemos a quantidade de pixels existentes na tela. Qualquer valor menor que esse não é Full HD. O tamanho do televisor não irá interferir na imagem de alta definição, mas é preciso que ela tenha, no mínimo, 42 polegadas. Já para os formatos Full HD temos 16:9 e para TV analógica, 4:3.

Tipos de Conectores

Com a chegada da TVD, foram desenvolvidos novos conectores que uniram áudio e som em apenas um plug. Para enviar imagens de alta definição e som surround, foi criado o conector HDMI, padrão de mercado para TVD.

Conectores TV Digital

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva