Fogos ArtifícioConhecido também como Dia Mundial da Paz ou Dia da Fraternidade Universal, o dia 1º de janeiro é destinado a celebração do primeiro dia do ano, que tradicionalmente vem logo após a festa do dia 31 de Dezembro, onde todos trocam votos de paz, estouram fogos de artifício, desejam felicidade e sucesso para o ano que se inicia. Esse dia foi criado em 1968, pelo Papa Paulo VI, que proferiu a seguinte mensagem:

"Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, dominando o processo da história no futuro" (Papa Paulo XI)

É nessa festa que as pessoas se reúnem para dar boas vindas ao ano que se aproxima. Elas ficam mais solidárias e procuram estabelecer um clima de união e paz para todos. Além disso, existem pessoas que apostam em determinadas simpatias para entrar o ano com boas vibrações.

Elementos do Ano Novo

Fogos de Artifício

Na virada do ano, à meia noite, os fogos são soltos no céu. Esse costume vem de povos antigos que acreditavam que o barulho era uma forma de expulsar as energias negativas.

Roupa Branca

Costume antigo utilizado pelos povos africanos em que as pessoas vestem roupa branca para dar sorte e também para simbolizar a paz. Outros acreditam que tem que ser uma roupa nova, mas a cor deve ser escolhida de acordo com aquilo que a pessoa deseja para o novo ano. Ex.: Se ela quer um novo amor, o ideal é usar uma roupa de cor vermelha. Se quer tranquilidade e serenidade para realizar seus sonhos e metas, o ideal é a cor azul.

Frutas

Para garantir a prosperidade, as frutas como romãs, uvas e maçãs são ideais para quem procura esse objetivo. Uma das simpatias conhecidas para atrair dinheiro é a que afirma que a pessoa deve chupar sete sementes de romã, embalar em papel alumínio e guardar dentro da carteira.

Lentilha

Consumir lentilha é um costume de origem italiana, trazido pelos imigrantes. Quem comer uma colher de lentilha cozida na noite de ano novo pode ter a certeza de uma mesa abundante o ano todo.

Acender Velas

As velas significam pureza, paz e sorte e são muito utilizadas na festa de virada de ano. Existem pessoas que acendem em casa ou mesmo ofertam na praia ou lago para Iemanjá. As cores que são selecionadas estão de acordo com a mesma crença das roupas de final de ano. Já as velas aromáticas podem ajudar a trazer coisas boas.

Carnes

Comer carnes como frango ou peru, de acordo com algumas crenças, são prejudiciais, pois essas aves ciscam para trás significando que uma pessoa estaria regredindo em sua vida. A sugestão para essa época do ano, seria comer peixe, carneiro ou pernil de porco, que trazem abundância, vitalidade e prosperidade, respectivamente.

Limpeza de Ano Novo

Para começar bem, é necessário que antes do ano chegar, haja uma limpeza completa na casa. Separe objetos velhos ou sem serventia, quebrados, etc., e jogue fora. Outra dica é tomar banho com sal grosso, de flores ou frutas para retirar o mal olhado, adoçar a vida e trazer novos amores.

Pular Ondas

Outro costume de ano novo é pular as ondas das praias à meia noite. De acordo com o candomblé, ao pular as ondas, o indivíduo chama a força de Iemanjá, e assim purificaria o espírito e estaria pronto para vencer os problemas que surgissem no novo ano.

Ano Novo Chinês

Ano Novo ChinêsPara a maior parte dos países, o ano novo é comemorado de acordo com o calendário gregoriano. Já na China, o calendário lunar os orienta para essa passagem. A comemoração para os chineses é bem diferente e um dos momentos mais importantes para essa cultura. Semanas antes a população já começa a limpar a casa para a festa.

As cores oficiais utilizadas na véspera são vermelho e dourado. Assim, eles começam a decorar suas casas colando papéis dourados em suas portas e janelas com mensagens de boa sorte. Além disso, eles consagram sua comida ao Deus da Cozinha, na busca da prosperidade. E na noite de ano novo se reúnem com suas famílias, comem bolinho chinês, mais velhos presenteiam os novos com dinheiro, queimam fogos, fazem brincadeiras, etc.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e Stephanie Cristhyne Araújo da Silva
Revisado por Leticia Maciel