Máscara CarnavalO carnaval é um dos feriados mais esperados pela população. Nessa época do ano, as pessoas se preparam para viajar e curtir a festa em outros estados como Rio de Janeiro, onde tem os desfiles das escolas de samba e Pernambuco, com suas manifestações de frevo. Além de brasileiros, essa festa atrai muitos turistas procurando a alegria e as opções que o Brasil tem para oferecer.

Essa festa não é um feriado nacional, mas é considerada um feriado móvel. Ela ocorre 47 dias antes do domingo da Páscoa e existe desde 600 anos a.C., quando era uma festa profana realizada pelos gregos em agradecimento aos deuses pelo período fértil que tiveram. Essa tradição foi recuperada pelo cristianismo, mas não com o mesmo objetivo.

A origem da palavra "carnaval", vem do latim "carnevale" (carne + vale = carne + adeus), que designa à "Terça-Feira gorda", o último dia do calendário cristão em que se pode comer carne, pois no dia seguinte, inicia-se a Quaresma, período que compreende quarenta dias antes da Páscoa e representa os quarenta dias em que Jesus passou no deserto, antes de sua crucificação.

No Brasil, os festejos carnavalescos foram trazidos pelos portugueses. Mas antes, durante as festas de carnaval, as brincadeiras eram violentas, os foliões jogavam farinha, tintas e água suja nas outras pessoas. Por lei, essas práticas foram proibidas, e por isso, passaram a usar serpentinas de papel e confete.

A tradição dos desfiles em diversas capitais do país, vem das reuniões dos escravos, que organizavam cortejos com bandeiras e faziam cantigas ao ritmo de marcha. A partir do século XIX, os operários começaram a se juntar em associações, e deram continuação à tradição dos desfiles. Aos poucos, o carnaval foi se desenvolvendo e se adaptando, surgindo as escolas de samba e diversas outras culturas espalhadas pelo país.

Festas de Carnaval pelo Mundo

As cidades que mais se destacam pelas festas de carnaval são Rio de Janeiro, Veneza, Paris e Nova Orleans.

Carnaval do Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa possui um dos maiores e mais populares carnavais do Brasil. As escolas de samba se destacam nesse quesito e é realizado um desfile para para apresentá-las. Essas escolas surgem de várias partes do estado com diferentes temas e realizam competições no sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Carnaval de Veneza

Em Veneza, o carnaval é uma festa mais tradicional. Ele surgiu no fim da Idade Média, com o crescimento da cidade. Diversas culturas influenciaram essa festa dando origem aos trajes de luxo, as máscaras venezianas, chapéus charmosos e outros adornos. Nesse carnaval, os indivíduos saem nas ruas e vão a bailes para curtir o período e as pessoas costumam se reunir na Praça de São Marcos.

Carnaval de Paris

Antigamente, o carnaval era mais valorizado. Foi nessa cidade que surgiram os bailes à fantasia, uma festa realizada pela elite parisiense. Logo após o século XIX, a burguesia viu que essa era uma forma interessante de movimentar os negócios e começaram a patrocinar esses eventos. As pessoas não tinham o costume de sair nas ruas fazendo folia e, por isso, iam a bailes de carnavais (originários da nobreza da França).

Carnaval de Nova Orleans

Nos Estados Unidos, a festa com maior destaque acontece na cidade de Nova Orleans e é conhecida como Mardi Gras, nome criado pelos franceses no século XVII, na época da colonização. Atualmente, as pessoas procuram sair as ruas para festejar e ver os desfiles de bandas, foliões fantasiados no feriado da terça-feira.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e Stephanie Cristhyne Araújo da Silva
Revisado por Leticia Maciel