Ovos PáscoaNo Hebraico, Páscoa significa passagem. Não é considerado um feriado nacional, mas é uma festa comemorada pelos cristãos, para a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, que três dias após ser crucificado ressuscitou. É o "dia santo" mais importante para os cristãos.

Para os judeus, a páscoa tem um significado diferente e representa o fim da escravidão do povo no Egito. E, para algumas celebrações pagãs, significa a passagem do inverno para a primavera.

Essa data é comemorada no domingo seguinte da primeira lua cheia da primavera no hemisfério norte, após 21 de março e antes de 24 de abril. Sua celebração vai muito depois da Semana Santa, momento em que acontece todos os eventos que levaram a morte de Jesus, assim sendo a quinta-feira, a sexta-feira e o sábado santos e por último o domingo de páscoa. Antes da Páscoa, acontece o período da Quaresma, são os 40 dias que Jesus passou no deserto.

Uma das tradições que ocorrem nessa época são a troca de ovos de páscoa, cujo significado é o renascimento. Veja abaixo, alguns símbolos da páscoa e o que cada um representa.

  • Coelho: animal que tem uma reprodução rápida ao longo do ano e simboliza a capacidade da igreja de gerar novos discípulos para Jesus.
  • Ovo: símbolo de fertilidade e renascimento. Quando presenteamos uma pessoa com ovos de páscoa, estamos desejando que a vida dela se renove e vice-versa.
  • Pêssankas: ovos coloridos manualmente pelos povos eslavos. Na antiguidade, ovos eram ofertados às divindades no início da primavera simbolizando prosperidade, vida e saúde. Com o Cristianismo, esses ovos passaram a representar a Páscoa e a Ressurreição de Jesus.
  • Colomba Pascal: bolo que tem forma de uma ave tradicional na Páscoa, que é feito com amêndoas, gotas de chocolate e laranja cristalizada. A lenda que cerca esse bolo surgiu na Itália, quando houve uma invasão do exército de Albuino ao vilarejo de Pavia. O padeiro do local resolveu criar o bolo em formato de uma pomba da paz e oferecer de presente ao inimigo. Ao ver aquilo, o invasor se encantou e poupou o ataque ao vilarejo.
  • Cruz: um dos mais importantes símbolos da igreja católica que auxilia na lembrança do sofrimento de Jesus e também na Páscoa. É um símbolo oficial do cristianismo desde o ano 325.
  • Pão e Vinho: elementos escolhidos por Cristo para simbolizar o seu corpo e sangue que foi ofertado para os discípulos na última ceia.

Sexta-feira Santa

A Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão, também conhecida como Paixão de Cristo, é um feriado móvel definido por uma lei municipal e por isso está presente no calendário.

É o dia em que Cristo é crucificado. Existem cristãos que nesse dia, fazem jejum, se abstém de carne e em muitas cidades é encenada a Paixão de Cristo. Além disso, durante a Semana Santa, as emissoras em sua programação apresentam filmes ou desenhos que trazem a memória os relatos da morte de Cristo.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e Stephanie Cristhyne Araújo da Silva
Revisado por Leticia Maciel