Festival Parintins No norte do Brasil, a cultura é marcada pelos costumes indígenas e também pela cultura de outros estados, principalmente de São Paulo, Rio Grande do Sul e, também, pelos povos africanos e portugueses. Festas, danças típicas, folclore e culinária são um dos principais itens que compõem a cultura da região.

Dentre as festas mais populares estão o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas; e, o Círio de Nazaré, uma comemoração religiosa que reúne fiéis de várias partes na cidade de Belém.

Foto: Mtur

Festas Tradicionais da Região Norte

Várias festas fazem tradição no norte, dentre elas estão o Festival de Parintins, O Círio de Nazaré, Folia dos Três Reis Magos, Festa do Divino Espírito Santo, etc.

Festival de Parintins

O Festival de Parintins acontece todos os anos, na cidade de Parintins (AM). Nesta festa há a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso. O primeiro, utiliza a cor vermelha para suas representações, já o segundo a cor azul. Eles participam de um desfile, apresentam lendas, rituais e realizam encenações. Pessoas de várias partes do país e também do mundo, frequentam este festival.

Com o objetivo de valorizar a cultura da região, o espetáculo começou a ser realizado em 1965, cuja origem remete a lenda do Bumba meu Boi, trazida pelos nordestinos. Ela se tornou uma tradição, tanto é que foi criado o Bumbódromo, uma arena dedicada apenas as apresentações da festa. É muito semelhante ao carnaval, com suas músicas, fantasias e enredo. Há também uma classificação para decidir quem será o vencedor do ano que serão avaliados por um grupo de jurados de vários partes do país..

Curiosidades sobre a Festa de Parintins

A festa de Parintins tem muitos fatos curiosos, um deles é que há uma verdadeira torcida para os bois, como num time de futebol. Outro fato é que os torcedores não podem pronunciar o nome do seu adversário, mas apenas chamá-lo de “contrário”. Além disso, não devem usar a cor do grupo rival ou mesmo vaiá-los durante a apresentação, ou seja, a torcida deve estar em silêncio, pois também serão avaliados pelos jurados durante a contagem dos pontos para decidir quem será o campeão. Vários critérios (enredo, música, rituais, coreografias, alegorias, etc.) são levados em consideração no momento da contagem de pontos.

Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré é uma comemoração religiosa que acontece na cidade de Belém, no Pará, no mês de outubro. Nela, são reunidas pessoas do Brasil e do mundo que realizam uma procissão pelas ruas enfeitadas da capital para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus. A caminhada é feita da Catedral de Belém a Praça Santuário de Nazaré. A festa entrou na lista de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2004.

Congada

A Congada, também conhecida como Congo, é uma festa trazida pelos africanos que vieram para a região. Nesta dança é realizada a encenação de um rei e rainha escolhidos pelos escravos.

Encenação Paixão de Cristo

Outra tradição é a apresentação da “Paixão de Cristo”, realizada na cidade de Jerusalém da Amazônia (RO), considerada uma das maiores cidades cenográficas do mundo.

Folia dos Três Reis Magos

A Folia dos Reis tem origem no catolicismo, muito influente na região, por causa dos europeus. Está relacionada ao Natal e sua comemoração acontece desde o século XIX. De acordo com a história, os reis magos levaram presentes para o menino Jesus, após o seu nascimento.

Festa do Divino Espírito Santo

Em Rondônia, no Vale do Guaporé, destaca-se a festa do Divino. É uma festa religiosa onde prevalece o culto ao Espírito Santo. São cerca de 40 dias de peregrinações e também festejos.

Danças Típicas do Norte

Camaleão

Dança realizada ao som de instrumentos como o cavaquinho, o violão e a rabeca. Nela, homens e mulheres usam uma vestimenta a caráter com passos conhecidos como jornadas.

Dança do Maçarico

Dançada ao som da rabeca, da sanfona, da viola e do violão, os pares realizam ora passos lentos, ora rápidos. Além dessas, existem as danças: marujada, marambiré, jacundá, carimbó, desfeitera, etc.

Mitos e Lendas da Região Norte

Diversas lendas brasileiras surgiram nesta região, dentre elas estão a do Boto e da Vitória-Régia, que são lendas regionais e famosas do território.

Boto

É a história de uma boto rosa que nas noites de festa, saia do rio para encantar moças solteiras. Ele se transformava em um homem, usava um chapéu para cobrir sua cabeça e se desfaçar, participava dos festejos como um ser humano, bebendo e dançando, e, posteriormente, convencia as mulheres para realizarem um passeio no fundo do rio, onde conseguia, por vezes, engravidá-las.

Vitória-régia

A história de vitória-régia começa com uma jovem índia, com uma beleza única, dentre todas as moças de sua aldeia. Todas as noites, ela observava a lua, pois havia se apaixonado por ela. Até que um dia, ao ver o seu reflexo no rio, tentou alcançá-la, caiu na água e morreu afogada. Assim, Jaci, como era chamada a lua na língua indígena, se compadeceu dela e a transformou na flor vitória-régia.

Outros mitos e lendas: Bicho-Papão, Saci-Pererê, Curupira, Boitatá, Iara, Onça Maneta, Cobra Honorato, etc.

Artesanato do Norte

O artesanato é um trabalho que tem muita contribuição dos indígenas, isso porque, usam diversos materiais (couro, barro, madeira, látex, capim dourado) para a produção de diversas peças como brincos, colares, pulseiras, utensílios para o lar, etc. O capim dourado, por exemplo, é uma planta encontrada na região do Jalapão, no Tocantins, utilizada para a confecção de bolsas, brincos, vasos e demais peças de decoração. O artesanato é um trabalho bem diversificado, os produtores utilizam coquinhos, barro, couro, madeira, látex para criar colares, pulseiras, brincos, etc. Os produtos que mais se destacam são aqueles feitos pelos índios.

Comidas do Norte

Tacacá comida região norteAs comidas do norte são baseadas nos produtos da floresta amazônica e também na cultura indígena e portuguesa. Assim, há o investimento em produtos como peixe, mandioca, castanha, guaraná em pó, farinha, açaí, etc. Dentre os pratos típicos famosos desta culinária estão o Tacacá, a Maniçoba e o Pato no Tucupi.

Tacacá

É um caldo quente feito com camarão seco, tucupi, jambu e goma de tapioca, além de outros temperos.

Maniçoba

Também conhecido como feijoada paraense, é um prato semelhante à feijoada brasileira, porém o feijão é substituído pela maniva, a folha da mandioca.

Pato no Tucupi

É um prato feito com pato assado no caldo de tucupi e jambu. É servido, geralmente, com farinha de mandioca e arroz.

Doces do Norte

Já na área de doces, a principal contribuição do norte para o Brasil são: o açaí, o bolo de mandioca, as castanhas-do-Pará, tucumã, dentre outros.

Outros pratos populares da região são: caldeirada, gurijuba, pirarucu de casaca,etc.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva