Moedas Economia A região norte do país tem uma economia baseada em setores como agropecuária, extrativismo, industrial e turismo. Por causa de seu potencial, com a presença de diversos recursos naturais, atrai atividades nesses segmentos.

As principais cidades da região norte com os maiores PIBs são Manaus (AM), Belém (PA), Porto Velho (RO) e Macapá (AP), de acordo com o IBGE. Manaus se destaca principalmente, pela presença da Zona Franca.

Zona Franca de Manaus

A Zona Franca de Manaus foi criada em 1957, pela lei nº 3.173 de 06 de junho, como um Porto Livre. Posteriormente, a lei foi ampliada para ser um centro financeiro e um polo de industrialização através do Decreto-Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, sendo fiscalizada pela Suframa. A área atraiu diversas empresas estrangeiras e nacionais.

Ela se tornou um dos locais atraentes para brasileiros e estrangeiros, por causa das condições de compra proporcionadas na Zona Franca. Isso se tornou possível porque é uma área onde não se cobram impostos sobre mercadorias compradas no exterior; Logo, mais baratas do que no resto do país. Anteriormente, haviam mais facilidades de exportação dos produtos, mas foram vetadas na década de 80, a fim de que as empresas nacionais fossem priorizadas.

Principais Setores da Economia do Norte

Agricultura

A agricultura é uma atividade, que assim como a pecuária, causa desmatamento na Floresta Amazônica, fato que deve ser levado em consideração, pois já foi responsável por muitos prejuízos ambientais. Esse setor da economia tem um papel importante no estado de Rondônia, com o cultivo de cacau, feijão, mandioca, milho, café e uva (em locais com temperaturas baixas). Essa área começou a crescer no início da década de 70, com o cultivo de vários produtos agrícolas. A agricultura também é desenvolvida principalmente no estado do Pará e também no Amazonas, com a produção de juta.

Pecuária

Na pecuária, existem três estados importantes na criação de bovinos: Pará, Rondônia e Tocantins, dentre os quais, também são importantes na produção de leite. Além dos bovinos, os bubalinos, são uma atividade explorada no estado do Pará. Esse setor, como citado, é muito prejudicial à Floresta Amazônica, pois para a criação bovina é preciso que haja a devastação de grandes áreas de mata, para a introdução das pastagens, que serve de alimento para os animais.

Extrativismo

Desde o início da colonização da região, o extrativismo foi considerado uma das atividades mais importantes do norte. Essa é uma atividade onde é realizada a coleta de produtos naturais de origem animal, mineral ou vegetal. Todas essas formas de extrativismo tem participação na economia da região.

Extrativismo Mineral

Se baseia, por exemplo, na exploração de metais como ouro, alumínio, diamantes e também minerais fósseis (gás natural e petróleo). O grande destaque desde a década de 1960 está na extração de ferro bauxita, ouro e cassiterita. A Serra Pelada, no Pará, é um grande exemplo da prática desta atividade, cuja extração de ouro iniciou na década de 1980.

Extrativismo Vegetal

O extrativismo vegetal é um dos mais intensos no norte e é realizado por meio da retirada de látex da seringueira, extração de açaí, madeira, castanha-do-pará, dentre outros.

Por muito tempo, essa atividade foi a única fonte de renda da região norte, e depois abriu espaços para os novos setores da economia. A produção de borracha através da extração do látex das seringueiras, a produção de madeira e outros produtos são de grande importância para a subsistência de famílias e para o mercado local.

Extrativismo Animal

Por causa biodiversidade de espécies da Floresta Amazônica, o extrativismo se destacou pela caça e a pesca. Espécies de peixes como tucunaré, tambaqui e pirarucu são os mais comuns.

Energia

Mesmo com a presença de uma hidrografia rica, sua geografia impede a criação de hidrelétricas. Além disso, há muitas controvérsias entre os ambientalistas que acreditam que a construção de novas usinas, provocará a devastação do bioma. Vários rios do norte auxiliam na geração de energia. Assim, podem-se citar a Usina Hidrelétrica de Tucuruí (PA), que abastece Manaus, além de muitas outras, tais como a de Balbina (AM), Cana Brava (TO), Curuá-Una (PA), Coroaci Nunes (AP), Estreito (TO), Peixe Angical (TO), Serra da Mesa (TO), Samuel (RO), etc.

Turismo

Pelo fato de ter sido ocupada bem mais tarde que as outras regiões do Brasil, grande parte de suas belezas naturais se mantiveram inalteradas. Por isso, são realizadas diversas atividades envolvendo o ecoturismo. As cidades que mais recebem visitantes são: Manaus, Porto Velho, Parintins, Belém, Macapá, Palmas, Boa Vista, Rio Branco, dentre outras.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva