SinagogaEssa religião monoteísta é a mais antiga do mundo, mas não possui tantos seguidores como as demais religiões. O judaísmo teve início com a construção de um templo em Jerusalém pelos reis Salomão e Davi. Em 920 a.C, Israel, ainda um reino, foi destruído.

Posteriormente, os líderes israelenses foram mortos e vários judeus se dirigiram para a Babilônia. Esse fato recebeu o nome de primeira Diáspora (viver longe de Israel). Nessa religião, há um documento chamado Tamulde, que se refere aos ensinamentos do Judaísmo, ou seja, é um guia sobre religião e civilidade.

No judaísmo, existe apenas um Deus que criou tudo que existe no universo e que ele estabeleceu um pacto com Moisés, no Monte Sinai. O líder dessa religião é o rabino que realiza os cultos nas chamadas sinagogas (os templos). Os rabinos não possuem uma diferenciação em relação aos outros fiéis. O dia sagrado para os judeus é o sábado.

Fundamentos do Judaísmo

  • Para os seguidores do judaísmo, os homens são semelhantes a Deus e por isso as pessoas devem fazer as vontades dele como forma de respeito;
  • A Torá, bíblia dos judeus, é conhecida pelos cristãos como Velho Testamento. São os cinco livros iniciais da Bíblia. Uma cópia desse livro deve ser guardado em cada sinagoga;
  • O magen, também chamada de estrela de Davi, é o principal símbolo dessa religião;
  • Acreditam que os judeus foram criados por Deus para servir como exemplo para todas as pessoas da humanidade.

Rituais e Símbolos

Um dos símbolos mais importantes para o judaísmo é a Memorá, que é um candelabro com sete braços. Os rituais mais conhecidos são o Bar Mitzvah que representa o início da vida adulta para meninos e meninas; e a circuncisão dos meninos, aos oito anos de idade.

Festas Judaícas

Purim:Comemoram a salvação do povo judeu de um massacre que havia sido arquitetado por um rei persa;

Páscoa (Pessach):Comemora-se quando a população judia deixou de ser escravizada pelos egípcios;

Yom Kipur:É o dia do perdão. É feito um jejum durante 25 horas visando a limpeza do espírito;

Chanucá: Nessa data, os judeus comemoram a restauração em Israel e o fim do domínio do povo assírio;

Sucót:Essa festa lembra o período de 40 anos de peregrinação pelo deserto.

Outros Tipos de Judaísmo

Judeus Ortodoxos 

São maioria em diversos países e acreditam que a Torá foi revelada apenas para o povo que é de Israel. Acreditam que o documento deve ser seguido, pois trata-se de algo que estabelece os caminhos da religião judaica.

Judeus Ultraortodoxos

Esse tipo de seguidor do judaísmo segue rigorosamente as leis religiosas e vivem em comunidades distantes.

Judeus Conservadores

Também chamados de Masorti, eles possuem características de judeus ortodoxos e os renovados.

Textos produzidos por Aline Gonçalves de Oliveira

Revisados por Cristiana Chieffi