GaneshaÉ uma das religiões mais antigas do mundo e não possui um fundador específico. O hinduísmo possui crenças provenientes de diversos povos.

Em 2500 a. C, na região que corresponde ao Paquistão e uma região da Índia, havia a população davídica. Eles louvavam a natureza e cultuavam o não uso de violência. A região foi invadida por arianos que os transformaram em subclasse social e, atualmente, eles são considerados uma casta inferior na Índia. Os seguidores do hinduísmo se encontram principalmente em países como Índia, Indonésia, Nepal, Sri Lanka e Paquistão. Os hindus acreditam em carma, nas tradições, nos livros sagrados, no sistema de castas, na existência de encarnações e nos guias espirituais.

Fases do Hinduísmo

Primeira Fase do Hinduísmo

Esse período recebe o nome de Hinduísmo Védico e cultua deuses de tribos. O Deus do Céu era considerado o deus supremo.

Segunda Fase do Hinduísmo 

Também conhecido como Bramânico, essa fase é caracterizada pelo culto a três deuses: Brahma, Vishnu e Shiva. O Brahma é a alma universal e faz parte da trindade do Hinduísmo. O deus Vishnu é o preservador e o Shiva é o destruidor.

Terceira Fase do Hinduísmo

Essa fase também é conhecida como Hinduísmo Híbrido, pois recebeu influências de outras religiões. A pessoa que melhor simboliza essa fase é o mestre Mahatma Gandhi.

Escrituras

Vedas: Os primeiros livros dessa religião surgiram por volta de 1000 a.C. É a junção de quatro livros que evidenciam o pensamento monoteísta (apenas um Deus) e politeísta (vários deuses).

Upanishads: Foram escritas por místicos que representavam o Bramanismo, uma das partes do Hinduísmo. O texto é redigido com diálogos e há o ensinamento de que o mundo é feito de maya, que significa ilusão, e que a verdade está somente em Brahma (divindade suprema).

Bhagavad-Guita: É a escritura mais divulgada e mais antiga do mundo. É um poema que foi cantado por Krishna antes do conflito de Kurukshetra. O Bahagavad-Guita exemplifica todos os fundamentos do hinduísmo.

Ramayana: Poema épico que conta a história do príncipe Ram.

Mahabharata: História contada de maneira épica, que possui 18 capítulos. Desenvolve-se através da briga de dois grupos por causa de um terreno e um dos lados ganha com a ajuda de Krishna (oitavo avatar do deus Vishnu).

Fundamentos do Hinduísmo

  • Acreditam que as pessoas possuem um espírito que sofrerá as consequências das ações que eles tiverem durante a vida;
  • Há um ciclo denominado Roda de Samsara, em que a pessoa passa por renascimentos por diversas vezes. Isso só acaba quando a pessoa atinge a iluminação e a libertação final;
  • Os rituais devem conter principalmente a meditação e a oferenda;
  • Os alimentos devem ser ofertados aos deuses antes que sejam comidos. Além disso, a alimentação dos que seguem o hinduísmo é vegetariana, pois não envolve morte e para eles isso é sinal de impureza;
  • Os mantras entoados são as preces feitas às divindades com o uso de um japa-mala (colar de contas) por 108 vezes;
  • Um dos mantras mais importantes é o OM, que significa sílaba sagrada e representa Deus. Essa palavra é uma vibração que transcende todas as coisas e está ligada à divindade.

Divindades Hindus

Os hindus são politeístas e acreditam em vários deuses. Confiram algumas divindades:

Ganesha

A imagem que representa essa divindade é um homem que tem a cabeça de elefante. É o responsável por proteger os sábios, os escritores e os comerciantes. Representa a inteligência, a prosperidade e o intelecto.

Shiva

É o deus da morte, das transformações e da destruição e muito importante para o surgimento de uma nova vida. É representado através de um movimento artístico no meio de uma dança realizada em uma roda de fogo.

Brahma

Força que criou o Universo.

Sarasvati

Deusa que representa a música e as artes.

Vishnu

Deus responsável pela manutenção do Universo.

Matsya

Foi responsável por tirar a humanidade da destruição.

Textos produzidos por Aline Gonçalves de Oliveira

Revisados por Cristiana Chieffi