Aluno UniversidadeAs universidades são instituições que realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão para todas as áreas do saber.

Você sabia que há diferença entre universidade e faculdade? A diferença é que as faculdades não cobrem todas as áreas do conhecimento e, também, não são obrigadas a desenvolver pesquisas.

Tanto faculdade, quanto universidade realizam o vestibular. Pode-se dizer que os vestibulares das instituições públicas são concorridos, pois tem uma reputação e qualidade maior e além disso, os cursos são gratuitos.

Universidades Públicas no Brasil

No Brasil, as universidades públicas de ensino superior podem ser federais (gerenciadas pela união), estaduais (gerenciada pelos estados) ou municipais (gerenciadas pelos municípios). De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as federais são consideradas autarquias, ou seja, são empresas de direito público criadas por meio de leis específicas.

Melhores Universidades do Brasil

Para escolher a melhor universidade, é importante buscar referências de pessoas que já estudaram ou lecionaram no local. Para isso, uma pesquisa rápida pela internet pode ajudar. Verifique também no MEC a classificação do curso desejado, em determinada instituição de ensino. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação, criou um índice que mostra o desempenho das instituições de ensino superior no Brasil. Esse índice é chamado de Índice Geral de Cursos (IGC). São avaliados tanto as instituições, quanto seus cursos.

Para chegar a esse resultado são utilizadas as notas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o Indicador de Diferença entre Desempenho (IDD) e variáveis referente a infraestrutura, professores e programa pedagógico. Dentre as universidades principais no Brasil está a USP.

Principais Vestibulares

Para quem decide se inscrever para vestibular, é necessário se preparar. Uma das dicas importantes é se certificar dos prazos, pagamentos e conferir o seu local de prova para não se perder no dia. A Lei de Diretrizes e Bases de Educação afirma que as universidade são as responsáveis por escolher seus critérios e métodos de avaliação para vestibular. Por isso, se irá concorrer com os principais vestibulares do Brasil é importante estar preparado e saber qual tipo de avaliação determinada instituição de ensino realiza.

FUVEST - Fundação Universitária para o Vestibular

Essa instituição realiza os principais exames de diversas instituições de ensino de São Paulo, dentre eles, um dos destaques é o da Universidade de São Paulo. A prova é constituída de duas etapas, sendo a primeira eliminatória. Os candidatos que passarem para a segunda fase responderão questões referentes ao curso escolhido. Há cursos em que são exigidas outras etapas, tais como Design e Arquitetura, existe uma prova de habilidade específica, por exemplo.

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 e é uma prova realizada todos os anos, em todo o país. O seu objetivo é auxiliar os estudantes a ingressarem no ensino superior, bem como, verificar como está a capacitação dos jovens do Ensino Médio. Aqueles que estudaram ou estão cursando o último ano do ensino médio são isentos da taxa de inscrição. Depois que o aluno realiza o exame, cada instituição é responsável por definir o seu sistema de classificações, por exemplo, há aquelas que utilizam as notas ou tem uma média específica que precisa ser atingida para que o candidato seja classificado.

Com o ENEM, é possível também concorrer ao Programa Universidade para Todos, do governo ou conquistar um financiamento através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

Forma de Avaliação: até 2008, o exame contava com 63 questões e era aplicado em apenas um dia. A partir de 2009, passou a ter 180 e incluiu questões objetivas nas seguintes partes: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, sendo composta por 45 questões de múltipla escolha em cada parte. O exame é realizado em dois dias e há também uma redação. Além disso, ele passou a utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SISU) onde os estudantes podem se inscrever em vagas disponíveis nas universidades cadastradas.

Avaliação Seriada

Um exemplo de avaliação seriada é o Programa de Avaliação Seriada (PAS) realizado pela Universidade de Brasília (UnB). Nesta avaliação, o aluno deve fazer uma prova em cada ano do Ensino Médio, com os assuntos que foram estudados durante aquele determinado ano. Ao final, é calculada a média de todos os anos e o aluno obtém sua nota.

Vestibular Tradicional

A grande parte dos vestibulares tradicionais são compostos por questões de múltipla escolha, cuja correção é realizada através de leitura óptica e também questões discursivas relacionadas ao curso.

Outras formas de Avaliação

  • Análise do Histórico Escolar e Currículo: tipo de avaliação onde é avaliado a nota do aluno durante o Ensino Médio, além de outras atividades extras, tais como cursos. Não é um método usual.
  • Habilidade Específica: tipo de avaliação prática e teórica sobre determinado curso. Aptidão Física: avaliação que identifica se o estudante é capaz de realizar determinado curso. Ex.: Educação Física.

Cursos Populares

Os cursos populares geralmente são os mais procurados pelos estudantes para prestar. Dentre eles, estão os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Medicina, Ciência e Tecnologia, Enfermagem e Pedagogia. Já os que são pouco procurados estão os cursos de Música, Alimentos, Letras, Filosofia, etc.

Bolsas e Financiamentos

As bolsas de estudo são ideais para aqueles que não tem condições de arcar com os custos da faculdade. Outra opção também são os financiamentos oferecidos pelo governo ou outras instituições. Dentre eles existe o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (FIES).

Os estudantes podem trabalhar voluntariamente para o governo em troca de uma bolsa de estudos. Há diferentes formas de selecionar um aluno para ganhar uma bolsa ou financiamento. Pode-se levar em consideração a nota do aluno no ENEM, a sua renda familiar, os serviços comunitários, etc.

Como conseguir uma bolsa ou financiamento: informe-se nas universidades e faculdades ou verifique em seus sites através da internet.

Universidades no Exterior

Para estudantes que desejam ingressar em universidades no exterior, precisam obter informações sobre como são feitas as avaliações em determinada instituição. Nos Estados Unidos, por exemplo, os estudantes não prestam vestibular, mas enviam uma carta para serem aceitos em uma universidade. Assim, seu histórico escolar é avaliado e os alunos passam por um teste chamado Scholastic Aptitude Test (SAT).

Mas, à princípio, saiba qual o curso deseja fazer, pesquise no site da instituição, veja sua grade curricular, como é feita a seleção e como funciona o ingresso para estrangeiros. Outras opções são verificar junto a agências e feiras de intercâmbio em sua cidade, órgãos específicos que representam universidades estrangeiras, bem como departamentos de cooperação internacional das universidades brasileiras.

Um dos principais empecilhos para estudar no exterior são os gastos financeiros. Nesses casos, os americanos fazem empréstimos e financiamentos. No caso dos brasileiros, há a opção de ingressar através de uma bolsa de estudos.

Uma das universidades com programa de bolsas estão a Universidade de Évora, em Portugal, que possui os programas Erasmus e Bolsas Luso-Brasileiro Santander Universidades. Há também opções de bolsas no exterior para cursos de pós-graduação.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva

Revisados por Cristiana Chieffi