Mulher EstudandoEstudar para vestibular não é uma tarefa fácil. É preciso ter dedicação e disciplina para iniciar esta atividade. Isso vale para estudos em casa, nos cursinhos ou mesmo na escola. Coloque na cabeça que se você não tiver foco, não vai conquistar o seu objetivo: passar no vestibular!

Não deixe os inúmeros obstáculos da vida te atrapalharem no caminho e te impedirem de realizar esta tarefa.

Problemas para Estudar para Vestibular

Muitos estudantes têm dificuldades para estudar, dentre elas estão as distrações que enfrentamos no meio do caminho, problemas com sono, autoestima, desorganização, ansiedade e estresse. Para resolvê-los é importante buscar técnicas que te auxiliam nisso.

Distrações

Identifique o que mais te atrapalha a estudar (jogos, vícios, pessoas, tarefas, etc.). Afaste-se daquilo que tira sua concentração. Diga para determinado amigo que não pode recebê-lo ou sair, pois está com tarefas a cumprir. Estude em um local tranquilo e no dia da prova se ficar nervoso, lembre que o local do exame é o seu local de estudo que te trazia paz.

Problemas com Sono

O sono pode ser seu aliado, pois se você dormir bem - no mínimo 8 horas diárias - terá capacidade para estudar e ser produtivo. Inclusive, é preciso dormir bem no dia anterior ao exame. Mas, o sono também pode ser seu maior inimigo. Quantos já não quiseram dormir além do horário do despertador? Ficar só mais um pouco na cama ou mesmo, assistir televisão ao acordar? Pois é, coloque na sua mente antes de dormir o seu objetivo principal, se não você colocará em risco todo o seu cronograma de estudos.

Técnicas para dormir cedo: antecipe gradativamente o horário que vai dormir. Ex.: no primeiro dia durma meia-noite. No segundo, às onze horas e depois continue reduzindo até encontrar o horário adequado para dormir.

Problemas de Organização

Se você tem problemas para se organizar e planejar seu tempo, nada melhor do que descrever no fim da semana tudo o que você realizou e, se em alguma parte do seu dia, você ver que perdeu tempo, tente mudar. Outra dica importante é montar um cronograma de estudos, assim saberá quantas horas dedica para estudar.

Estresse

Para quem sofre de estresse ou ansiedade. Tente separar um tempo para seu lazer. Assim, nesse período, faça atividades físicas, assista a filmes, saia com os amigos e faça atividades que te deixarão relaxado.

Planejamento para Estudos

Tenha Objetivos Definidos

Fixe na sua mente qual o principal objetivo de você estudar para vestibular. Não deixe para estudar ou planejar os estudos em cima da hora. Isso ajudará a manter o foco.

Lista de Tópicos e Cronograma

Faça uma lista de tópicos para estudar e para isso faça uma pesquisa na internet, tenha fontes confiáveis. Compre um caderno para se organizar e uma agenda para anotar compromissos importantes, dia das provas, etc. Monte um cronograma de estudos, pois ele poderá te ajudar a focar nos assuntos certos até o dia da prova.

Estratégias para Estudar

As estratégias são todos os métodos que utiliza para ter um estudo de qualidade. Assim, cada um deve verificar qual o método é mais eficaz para seus estudos. Exemplos estão realizar marcação, ler o texto mais de uma vez, sublinhar os trechos, comentar com outras pessoas o que aprendeu, analisar o texto de forma crítica, etc.

Horário e Ambiente de Estudo

Definir os melhores horários e quanto você deve se dedicar para os mesmos é primordial. Uma dica é estudar no mínimo por uma hora e após isso, fazer um intervalo de 10 minutos. Outro ponto importante é o ambiente de estudos. Procure locais calmos - para não se distrair -, com boa iluminação e ventilação. Sente-se corretamente para não prejudicar sua coluna, não dormir ou se desconcentrar.

Alimentação e Atividades Físicas

A alimentação certa pode contribuir para sua memória e rendimento. Então, alimente-se bem, nos horários certos. Realize atividades físicas e durma adequadamente.

Preparação Psicológica

Antes de começar a estudar, você precisa se preparar de forma psicológica. É muito comum ter pensamentos negativos e achar que não vai conseguir passar ou estudar. Para isso trabalhe a sua autoestima, se conheça e foque nas suas qualidades. Trabalhe também a autoconfiança, acreditando que você é capaz e seja determinado, pois se não passar, valorize seus resultados positivos e tente outra vez.

Métodos de Estudo

Existem vários métodos para estudar, mas dentre os mais conhecidos estão o Método Cornell. Além dele, existem outros como o Método das Linhas Gerais, Mapeamento, Tabelas e Sentenças, que são ensinados aos alunos da Universidade de Standford para aprenderem como ter mais eficiência em seu tempo de estudo. Outra opção é estudar com uma música adequada e que te ajude a se concentrar.

Método Cornell

O método Cornell foi criado em 1950 por Walter Pauk, professor de Cornell. Para realizá-lo você precisa apenas de uma folha de papel. Pode utilizar um caderno se preferir. Em uma das folhas, faça uma divisão de partes principais: informações principais (anotação resumida da aula e dúvidas), tópicos (registro de palavras-chaves e lembretes) e sumário (resumo dos pontos chaves com suas palavras) Cada área deve ter um tamanho específico e ser separada nas cores vermelho, azul e amarelo. No momento dos estudos, utilize uma folha branca para tampar uma das áreas e estude apenas com as palavras-chaves. Depois disso, retire a folha e confira se conseguiu lembrar o conteúdo.

Dicas para Estudar na Escola ou Cursinho

Na escola ou no cursinho procure se esforçar para interagir nas aulas. É importante fazer as perguntas certas, anotar, fazer gráficos, ilustrações e esquemas do que aprendeu. Procure também entender os conceitos principais, sem decorar, e sente-se em locais estratégicos da sala. Evite faltar e se atrasar, além disso, se prepare para as aulas, verifique seu material em casa e releia os apontamentos que anotou no caderno.

Dicas para a Prova

Quando estiver próximo do dia da prova, procure fazer exercícios e responder perguntas e respostas sobre os temas. Converse com outros alunos também, isso pode ajudar a fixar. Um dia antes da prova, descanse e não deixe para estudar demasiadamente véspera do exame, pois você pode se cansar e isso poderá afetá-lo psicologicamente.

No dia da prova, prepare todo material necessário e se organize. Chegue mais cedo ao local. Na hora da prova, uma dica é começar pelas questões fáceis, leia todas com atenção. Se houver tempo, releia todas as questões antes de entregar. Cuidado também com a redação, procure escrever com letra legível.

Estudos em Grupos

Os grupos de estudo podem contribuir para um estudo eficaz. Neles os estudantes podem fazer a revisão de matérias e até sanar dúvidas. Eles são indicados, principalmente, na véspera da prova. Para fazer parte de um grupo faça reuniões para discutir sobre os temas, se organize e adquira capacidade para trabalhar em equipe - pois isso será cobrado em sua vida profissional. Tenha uma data certa para as reuniões ocorrerem e lembre-se, é importante que todos exponham sua opinião e entendam do assunto.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva

Revisados por Cristiana Chieffi