Rato Peste NegraA peste negra (peste bubônica) foi uma doença que atingiu a Europa no Século XIV, se espalhou rapidamente e exterminou cerca de um terço da população. Ela chegou a interromper também a Guerra dos Cem Anos e atingiu pessoas de todas as classes sociais.

A doença era transmitida por meio de pulgas que estavam contaminadas pela bactéria Yersinia Pestis, levando-as para os roedores. Os ratos, vindos do Oriente, podiam ser encontrados nos porões dos navios.

Com as mudanças no clima, a produtividade agrícola entrou em declínio, tornando os alimentos escassos. A população, com fome, começou a se enfraquecer e isso, os deixou vulnerável à epidemias. Além disso, as cidades na Idade Média, não possuíam saneamento e higiene adequadas, fato que tornou favorável a disseminação da doença.

Início da Peste Negra

Inicialmente, atingiu o norte da Itália, em 1347, e depois se alastrou por todo o ocidente da Europa. A doença não poupou ninguém, diversas pessoas, inclusive, os membros da nobreza não conseguiram escapar dela. Quando eram diagnosticados com a doença, morriam em pouco tempo, pois os médicos do período não tinham conhecimentos suficientes para tratá-la.

Por causa da falta de conhecimento, muitos acreditavam que a doença estava relacionada à religião, fato que dificultava ainda mais aqueles que eram atingidos. A Igreja não permitia a produção de medicamentos e nem o desenvolvimento da Ciência para encontrar a cura, e quem se aventurava nisso, poderia ser acusado de bruxaria, perseguido e condenado à morte.

Em busca de proteção, muitos fugiam para o campo. A situação se tornou tão crítica que as pessoas contaminadas eram abandonadas pela família em florestas ou outros locais isolados. Além disso, não havia mais espaço para enterrar os corpos e a opção era queimá-los.

Principais Sintomas da Peste

Os principais sintomas da peste são:

  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Vômito;
  • Manchas negras pelo corpo;
  • Pus no corpo e bolhas de sangue (especialmente, em áreas do corpo como axilas, pescoço e virilhas).

A peste começou a ser controlada, a partir das medidas higiênicas tomadas no período, por volta do final do século XIV. Mais tarde passou por estudos, sendo identificada. Atualmente, a doença é tratada com o uso de antibióticos e outros medicamentos para aliviar os sintomas, e durante esse período, o paciente deverá ficar isolado.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva