Livros MedievaisA Idade Média era frequentemente reconhecida pelos renascentistas por um período onde não houve o desenvolvimento da arte. Mas a Idade das Trevas, assim como também era nomeada, conseguiu deixar rastros de sua cultura, mesmo que tenha sido limitada pela religião.

Com as invasões dos germânicos no Império Romano, parte de sua cultura se uniu à dos romanos fazendo surgir uma cultura diferenciada. Durante esse período, era desenvolvida em abadias e mosteiros, sendo que àqueles que tinham maior acesso à informação eram os membros da Igreja. Inclusive, a arte medieval foi uma das áreas da sociedade que sofreram da influência da Igreja. A outra parcela da população era analfabeta.

Literatura Medieval

A produção literária durante o período era feita em latim e seu conteúdo girava em torno dos temas religiosos. Além disso, era muito influenciada por filósofos como Platão e Aristóteles. Após o século XII, outros temas, além da religião, começaram a surgir dentro da literatura, como histórias sobre batalhas, etc.

Arte na Idade Média

Os estilos que prevaleceram nas artes e arquitetura foram o gótico e o românico, explorados nas construções medievais.

Destacam-se neste período, a arte românica, que predominou na Alta Idade Média, e eram comuns em castelos e mosteiros. Através dos vitrais, eram reproduzidos os ensinamentos da Bíblia; além disso, havia também a arte gótica, estilo desenvolvido na Baixa Idade Média, que foi separado nos períodos gótico primitivo, lanceolado, irradiante e flamboyant (flamejante).

Como exemplo de implementação desta arte estão nos vitrais, nas abóbodas de arcos cruzados, nas pinturas e esculturas com muito realismo e cheias de emoção. Tanto as pinturas, quanto as esculturas, também eram utilizadas para transmitir mensagens bíblicas e seus valores. Nas pinturas, a arte era expressada por meio das miniaturas, também conhecidas como iluminuras, que serviam para ilustrar murais e também manuscritos. Já as esculturas eram feitas com materiais como marfim, pedra e metal e utilizadas para decorar os templos.

Arquitetura Medieval

A arquitetura estava dividida entre os estilos românico e gótico. Eles foram muito utilizados na construção de catedrais, castelos, igrejas e muralhas.

O românico tinha como principais características elementos como abóbadas redondas que se sustentavam por meio de paredes maciças. Esse estilo prevaleceu na Idade Média entre os séculos XI e XII. Um exemplo disso, foi a Igreja de Notre-Dame la Grande de Poitiers, na cidade de Poitiers, na França.

Já no gótico, uma das estruturas mais populares é o arco ogival, muito utilizado durante a construção das abóbadas, cercada por janelas que iluminam o interior do templo. Como exemplo desse estilo está a Catedral de Notre-Dame de Paris.

Atrações Medievais

Os apaixonadas pela arte e construções arquitetônicas da Idade Média podem visitar cidades conservadas ao longo do tempo:

  • Tallin - cidade do Leste Europeu, localizada na Estônia, é considerada Patrimônio da Humanidade. Possui muralhas, torres e igrejas construídas durante a Idade Média.
  • Castelos Medievais - dentre os diversos castelos, podem-se encontrar na França, o Chateau de Bagnols, Chateau Les Crayeres, Chateau d' Esclimont; no Reino Unido, os castelos Skibo Castle e Glenapp Castle; na Irlanda estão os castelos Luttrellstown Castle e Ashford Castle; na Itália, o Relais la Suvera; e na Áustria, o Hotel Schloss Fuschl.

Artesanato

Essa arte buscava atender as necessidades do feudo e era realizada pelos artesãos que trabalhavam na terra e também realizavam tarefas ligadas ao artesanato em troca de proteção.

Após o século XI, eles começaram a se mudar para o centros urbanos, a fim de que conquistassem sua independência.

Além dessas áreas, pode-se encontrar expressões culturais nos trajes, na culinária, na música, nos torneios e atrações, jogos e filmes medievais.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva