Justa MedievalOs torneios medievais, também chamados de justa, era um tipo de competição realizada para o entretenimento da nobreza. Como entre os séculos XI e XIV, muitas guerras aconteciam entre reinos, os cavaleiros, com armadura e armas, eram usados em um combate real, em espaços amplos para lutarem entre si.

Os nobres optavam por essas atividades porque estavam mais voltadas para o treinamento e para guerra, além disso, os cavaleiros representavam a nobreza social. E, muitas vezes, eram travadas para recuperação da honra ou até mesmo para resolver conflitos entre os inimigos.

Essas lutas foram substituídas por jogos que trouxessem além do divertimento, o treinamento militar. Nas justas, os cavaleiros eram munidos com uma arma (espadas, lanças, etc) que era preparada para não machucar o oponente. Haviam regras específicas para a realização da competição. A partir do século XII, muitas pessoas se dirigiam às justas por que elas começaram a ser realizadas em feiras onde esses eventos eram divulgados. Por vezes, apareciam escudeiros, tratadores de cavalos, armeiros, pajens e familiares para ajudar os cavaleiros na luta. Reuniam uma grande multidão e movimentavam o comércio local.

Aproximadamente no século XIV, novos elementos foram acrescentados para animar os campeonatos, com direito à bailes, comida farta e outras festas. Além disso, nessas cerimônias, os cavaleiros poderiam encontrar damas para casamento, fato importante para a união entre importantes família dos feudos.

Os torneios foram perdendo a força à medida que as armas foram evoluindo, principalmente, com a difusão da pólvora, surgiram as armas de fogo e as formas de luta se aprimoraram.

Equipamentos Utilizados na Justa

  • Armadura - era pesada, podendo chegar a 35 quilos, pois deveriam ser muito reforçadas. Por isso, era tão quente por dentro que em longos combates, os competidores poderiam até desmaiar;
  • Lança - talhadas em madeira, suas pontas eram arredondadas de forma estratégica que evitavam os ferimentos graves. Podiam ser usadas também varas ou bastões;
  • Espada - podiam ser utilizadas também espadas, mas estas deveriam ser sem corte;
  • Elmo - capacete usado para proteção da cabeça;
  • Escudo - utilizados em algumas justas para proteção.

Competição de Justa

O objetivo das justas era atingir um cavaleiro nobre em áreas específicas do corpo com a lança, derrubá-lo ou mesmo neutralizá-lo fisicamente.

Inicialmente, ambos os cavaleiros, em arena de 300 metros, cavalgavam de encontro um ao outro, a uma velocidade aproximada de 20 km por hora. Quando se cruzassem, se um dos dois derrubasse o oponente com lança, já se sabia quem era o vencedor. Na hora da avaliação, era verificado se o cavaleiro se desequilibrou e caiu ou se a lança fora quebrada, por exemplo, pois o oponente deveria ser derrubado exclusivamente pela lança. O oponente ganhava mais pontos, caso a lança quebrasse o mais próximo do punho.

As competições eram lideradas pelos arautos e juízes que estavam localizados nas arenas, palanques e tribunas - local onde se encontrava o público, bem como as damas e os nobres.

Cavalos e Cavaleiros

Os cavalos recebiam placas metálicas usadas para proteger seus flancos e cabeça, mas mesmo assim, não estavam livres de se machucarem. Eles eram treinados de forma específica para a realização dos combates.

Regras do Torneio

  • Dentre as regras, se o oponente atingisse os cavalos, este seria desclassificado;
  • Se o cavalo fugisse da luta ou tocasse, mesmo que sem querer, a cerca que dividia a arena, o cavaleiro sofreria punição;
  • Havia a perda de pontos para os cavaleiros, se estes tocassem a cela do oponente.

Jogos de Tabuleiro e Cartas

Os jogos de tabuleiro existem desde a Antiguidade, mas foi na Idade Média que receberam as regras que existem atualmente. Dentre eles estão a Dama, o Gamão, o Xadrez e o Moinho. Inicialmente, apenas a nobreza e o clero tinha contato com esses jogos.

Os jogos de baralho se tornaram populares na Europa, tanto é que o tradicional, segue o modelo de sociedade da Idade Média.

Jogos Medievais na Atualidade

Na atualidade, existem diferentes jogos inspirados na temática medieval que utilizam os personagens do período, com roupas, armas, história e outros elementos do mundo medieval. Além dos criados para diversão, há aqueles utilizados para ensinar, como os jogos educativos. Esses jogos podem ser encontrados para PlayStation, XBOX, jogos online ou mesmo para computador. Alguns exemplos estão:

  • Great Battles Medieval - o jogador poderá estar do lado dos franceses ou ingleses, pois a história está baseada na Guerra dos Cem Anos. Além disso, poderá controlar exércitos e enfrentará batalhas medievais;
  • Medieval II - um jogo que acontece entre 1080 a 1530, um dos períodos turbulentos da história. O jogador irá conhecer toda a Europa e ainda terá que conversar com inimigos e aliados, influenciar o Papa, liderar as cruzadas e ser responsável pela vitória ora dos cristãos, ora dos islâmicos, durante a Guerra Santa.

RPG: Role-Playing Game

Quase todos os jogos de tabuleiro seguem o formato Role-playing Game (RPG), que se tratam de jogos de interpretação de personagens. Nela, os jogadores são personagens que podem criar narrativas de forma colaborativa, ou seja, o jogador pode improvisar como desejar no jogo de acordo com as regras definidas. Dependendo das suas decisões, o jogo pode ter um curso diferente para cada jogador. As principais características desses jogos são:

  • Busca a colaboração e não a competitividade, sendo um jogo de estratégia, com regras definidas, onde deve-se cumprir os desafios apresentados pelos adversários; Raramente há um vencedor ou perdedor;
  • Os participantes se reúnem para enfrentar aventuras como um grupo. Podem participar mais de dois jogadores; É diferente dos jogos de tabuleiro ou de cartas;
  • É semelhante a um teatro, em que os jogadores são guiados por um roteiro e possuem determinados gestos, falas ou ações. Além disso, um mestre controlará a história e julgará as ações dos personagens;
  • Normalmente há dados e miniaturas ilustrativas sobre cada personagem e estes assumem habilidades específicas, de acordo com a classe e raças que representam. Podem ser: cavaleiros, feiticeiros, magos, monges, bárbaros, hobbits, anões, elfos, paladinos, alquimistas, dentre outros;
  • Dos tipos de jogos em RPG estão: Tradicional, MMORPG, jogo online ou para videogame, em que são criados mundos virtuais e os jogadores podem jogar com pessoas de todo o mundo, por meio da internet; Live Action, o cenário é o espaço presente ao redor do personagem; Livro-jogo, é quando o enredo do jogo está baseado em um livro; e, RPG eletrônico, quando o jogo é criado para videogames ou computadores.

Exemplo de Jogo Inspirado na Idade Média

Dungeons & Dragons - é um famoso RPG de fantasia medieval com muitas batalhas e aventuras para o jogador. O jogo já passou por diversas alterações para se adaptar aos desejos do público. O jogador pode assumir diversos personagens, tais como clérigos, monges, guerreiros, feiticeiros, ladinos, bardos, dentre outros que possuem habilidade específicas e talentos que o ajudarão a cumprir determinadas missões. O jogo foi lançado, primeiramente, nos Estados Unidos em 1974.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva