Lendas MedievaisOs principais contos e lendas medievais giram em torno das histórias do Rei Arthur, o único que conseguiu retirar a espada de Excalibur de uma pedra, e Robin Hood, um herói que viajava com o rei para evangelizar os hereges e depois, após um trágico acontecimento, passou a defender a população pobre.

Rei Arthur

O mais popular conto é o Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, que foi criado por Geoffrey de Monmouth, no livro ‘História dos Reis Britânicos’. É muito famosa em filmes, livros e desenhos infantis.

Quando pequeno, Arthur foi selecionado para portar a Excalibur, uma espada que era fincada em uma pedra que possuía a seguinte frase: Aquele que conseguir tirar esta espada, será o rei da Inglaterra por direito. Arthur foi o único a conseguir extrair a arma facilmente.

A partir deste momento, ele passou a fazer parte da coroa, no castelo de Camelot, no século VI e selecionou os seus escudeiros, chamados de Cavaleiros Templários. Esses cavaleiros deveriam seguir os valores presentes no Código de Cavalaria: ser retos em suas atitudes, respeitar o próximo, ser piedoso com os necessitados, amoroso com a família, crianças e mulheres, ser pacífico, ser justo e corajoso na guerra e ainda procurar a perfeição do homem.

Outro item importante da história era uma mesa chamada de Távola Redonda, que se encontrava na sala onde Arthur realizava reuniões com os cavaleiros. Um dos cavaleiros que mais se destacou pelas suas realizações, coragem e determinação foi Sir Lancelot.

Os cavaleiros tinha objetivos específicos, mas juntos estavam à procura do Santo Graal, que era o cálice utilizada por Jesus Cristo, na última Ceia. Ao todo existiam de 12 a 24 cavaleiros.

Outros Personagens Famosos

  • Merlin - um mago muito famoso da Inglaterra, de muito prestígio e muito amado pela população;
  • Morgana - meia-irmã de Arthur, contra o seu reino;
  • Avalon - uma espécie de sacerdotisa. Nessa ilha, de acordo com a lenda arturiana, seria o local onde a espada do rei havia sido forjada e para onde seria levado depois da Batalha de Camlann, para se recuperar.

Robin Hood

Essa história foi extraída do poema de William Langard, em 1377. Mas, existem várias versões, inclusive filmes, desenhos infantis e seriados que já usaram sua história como temática.

Robin of Locksley foi um herói inglês, filho do Barão Locksleum. Ele foi chamado posteriormente de Príncipe dos Ladrões.

Inicialmente, ele era um cavaleiro que fazia parte das expedições do Rei Ricardo Coração de Leão, durante as Cruzadas, com o objetivo de evangelizar os hereges. Quando retornou à Inglaterra, descobriu que seu pai havia sido assassinado pelo príncipe John, filho de Ricardo, que havia assumido o trono quando o pai estava fora. Ele havia feito várias modificações no reino, uma delas era o aumento de impostos. Robin não tinha casa e passou a morar na floresta de Sherwood. Lá conheceu um grupo de foras da lei que decidiram apoiar a sua causa e guerrear contra o príncipe John.

Robin costumava roubar os bens dos ricos para dar aos pobres, usava arco e flecha, arma que o ajudava em combates.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva