Estudante FormadaO vestibular é o caminho para o ensino superior. A razão para querer ingressar nessa nova fase de estudos são várias: a busca por um conhecimento maior, sonho de realizar uma profissão, oportunidade de melhorar o padrão de vida... São muitos os motivos para ingressar na Faculdade ou Universidade. Como já é de conhecimento geral, o vestibular não é alvo do desejo de poucas pessoas, mas sim de muitos estudantes. Especialmente os vestibulares de Universidades públicas, que oferecem ensino superior gratuito, têm uma grande de concorrência. Ás vezes, mais de 50 candidatos para cada vaga.

Essa “tradição” de grande concorrência em Universidades públicas fez com que se abrisse espaço para instituições privadas de ensino. Hoje, a maioria esmagadora dos alunos formados no ensino superior estudou em Universidades privadas, sendo essa as dominantes do mercado. As instituições privadas também exigem o vestibular como meio de seleção para a entrada na Universidade, mas eles costumam ser menos temidos que os de instituições de ensino público. Uma das causas desse “descrédito” se deve ao baixíssimo número de reprovações que acontecem nesses vestibulares.

Além da já conhecida pressão que algumas pessoas sentem diante o vestibular, alguns ainda tem que enfrentar a dúvida de que área seguir. Afina de contas, essa escolha tem grande peso no resto da vida dessas pessoas. Para o indecisos, o melhor e pesquisar e buscar conselhos com profissionais de diferentes áreas para tentar fazer uma escolha. É sempre bom lembrar que esses conselhos não precisam ser levados como palavra final: entrar num curso unicamente para agradar os pais ou outros não costuma dar certo.

O importante é manter a calma, estudar bastante e pensar sempre positivamente. Até porque, na pior da hipóteses, e você não passar nesse vestibular; mas logo outro chegará. Portanto, mãos a obra, boa sorte e boa prova!

Principais Vestibulares do Brasil

Existem algumas instituições que, por alguns fatores distintos, são mais concorridos que outros vestibulares. A razão pode ser a localização (estar situada num local de grande população e, logo, ter mais estudantes para entrar no ensino superior), a qualidade do ensino da instituição, dentre outros. O fato é que alguns locais têm uma concorrência maior que a média do país. Esses lugares não precisam estar distantes um do outro: alguns dos vestibulares mais concorridos do país estão no mesmo estado e, ás vezes, na mesma cidade.

Agora você confere alguns dos vestibulares mais concorridos do país:

- FUVEST- Universidade de São Paulo;

- VUNESP- Universidade Estadual Paulista;

- COMVEST- Universidade de Campinas;

- ITA- Instituto Tecnológico de Aeronáutica;

- Academia da Força Aérea;

- IME- Instituto Militar de Engenharia;

- UFG- Universidade Federal de Goias;

- UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais;

- UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro;

- UnB- Universidade de Brasília;

- UFPR- Universidade Federal do Paraná;

- UFF- Universidade Federal Fluminense;

- UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro;

- UFU- Universidade Federal de Uberlândia

- UEL- Universidade Estadual de Londrina

- UEM- Universidade Estadual de Maringá

- UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Como se vê, as Faculdades do estado são as mais concorridas. Essa concorrência ocorre principalmente, por causa do fato dessas instituições oferecerem o ensino de graça. Em contrapartida, a concorrência é bem maior numa Faculdade ou Universidade privada. Em alguns casos, como em cursos mais concorridos como Medicina, chega a ter mais de 90 candidatos por uma só vaga.

Textos produzidos por Guilherme Carvalho

Revisados por Cristiana Chieffi