Apito ÁrbitroAs regras são fundamentais para nortear qualquer esporte, assim, existem as regras de futsal. Uma das curiosidades relacionadas à sua origem é que há duas formas de jogá-lo, a primeira, é quando o participante segue as regras nos moldes da Fifusa/AMF, e a segunda, é quando são seguidas as regras de acordo com a Fifa.

Por que há essa diferenciação? Ao estudar a história do Futebol de Salão, que surgiu na década de 30, no início, ele era gerenciado pela Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), que ditava suas normas, mas após a década de 80, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) passou a criar o seu próprio jogo, alterando o nome do esporte para Futsal e ainda algumas regras, já que ambas as entidades não conseguiram efetuar uma unificação.

  • Associação Mundial de Futsal (AMF): é responsável por regular o Futebol de Salão no Mundo, seguindo as regras da Fifusa. A Fifusa foi a primeira entidade a regular o esporte e depois disso, em 2002, a AMF passou a substituí-la. A Fifusa teve suas atividades paralisadas em 2004.
  • Federação Internacional de Futebol (Fifa): foi criada em 1904 e possui a função de orientar as associações que organizam os tipos de futebol existentes (futsal, futebol e futebol de areia).

Com isso, duas entidades se tornaram representantes do esporte no Brasil, que organizam os campeonatos de futebol de salão:

  • Confederação Brasileira de Futebol de Salão - Futsal (CBFS): foi criada em 1979 e, à princípio, fazia parte da Fifusa, mas em 1990, se filiou a Fifa, organizando o futsal nas normas da federação.
  • Confederação Nacional de Futebol de Salão (CNFS): é a principal entidade nacional que organiza o futebol de salão nas normas da Fifusa/AMF.

Aquecimento para Futsal

Mas antes de começar uma partida de futsal, primeiramente, é necessário iniciar o aquecimento de 40 minutos, que deve terminar pelo menos 10 minutos antes de começar a partida. Além disso, o atleta deverá se hidratar e se alimentar pelo menos uma hora antes de iniciar os exercícios. Esse aquecimento precisa ser constante na vida dos jogadores.

À medida que o esporte foi mudando, os exercícios também passaram por alterações, podendo ser diferentes de acordo com idade do jogador, ou seja, quanto mais velho, mais brando deverá ser o treinamento, pois a musculatura de uma pessoa mais velha está mais suscetível a lesões, por exemplo.

Todas as partes do corpo devem ser trabalhadas (músculo, articulações e órgãos) intercalando entre exercícios leves e pesados. Lembrando que os exercícios não devem ultrapassar 10 repetições e deve-se haver descanso entre cada fase. Qualquer atividade irá depender das características do atleta e seu estado físico.

Exemplo de fases para aquecimento podem ser a corrida contínua (corrida suave ao redor do salão), movimentação geral (movimentos para flexionar as pernas, troncos, braços, rotação e elevação, e extensão) e descanso (descanso rápido).

Pode-se realizar corridas alternando entre rápida e leve e também tocar a bola, fazendo passes e outros movimentos.

Resumo das Regras de Futsal

Existem algumas diferenças entre as regras do futsal no modelo tradicional (AMF) e também pelo praticado pela Fifa: o peso da bola, o tamanho da quadra, os tipos de cartões, como devem ser marcados os gols, dentre outras regras, sofreram algumas mudanças.

Como o Futsal da Fifa é considerado um dos mais praticados no Brasil, as regras apresentadas estão baseadas de acordo com o Livro Nacional de Regras, aprovado pela federação. Importante observar que poderão haver correções e alterações nas regras e, por isso, deve-se verificar sempre o site oficial da CBFS.

1 - Quadra de Futsal

 Marcação Quadra Futsal

Imagem: Livro de Regras da CBFS

Uma das regras mais importantes está relacionada à quadra de jogo que deve ser retangular e ter as seguintes dimensões:

  • Comprimento Mínimo: 25 metros
  • Comprimento Máximo 42 metros
  • Largura Mínima: 16 metros
  • Largura Máxima: 25 metros

Partidas Nacionais

Dimensões mínimas com 36 ou 38 metros de comprimento e largura mínima de 18 metros.

Partidas Internacionais

Dimensão mínima de 38 metros de comprimento e, no máximo, de 42 metros. Já a largura pode ser de no mínimo 20 metros e, no máximo, 25 metros.

Regras da AMF: De acordo com a AMF, a quadra deve ser de no mínimo 20 metros a 40 metros de comprimento. E, a largura mínima de 16 metros e máxima de 20 metros. Há diferença também nas medidas das partidas internacionais: 36 a 40 metros de comprimento e 18 a 20 metros de largura.

Além disso, outras observações são feitas também com relação a:

  • Marcação da Quadra: na marcação da quadra, as linhas demarcatórias, precisam ter 8 centímetros de largura. Há orientações específicas para essas linhas, existindo as linhas limítrofes laterais, a linha que divide a quadra, a linha de meta, além dos círculos presentes do meio da quadra;
  • Área Penal: é a área localizada nas extremidades da superfície do jogo e possui dimensões específicas;
  • Penalidade Máxima: é a área onde será marcada a cobrança da penalidade máxima. Deve-se estar a uma distância de 6 metros do local onde ocorreu a meta;
  • Tiro Livre Sem Barreira: área onde serão cobrados os tiros livres sem barreira;
  • Tiro de Canto: locais onde são marcados os tiros de canto, localizam-se nos cantos da quadra, no encontro das linhas laterais com as de meta;
  • Zonas de Substituições: é a área em que são feitas as substituições, na linha lateral, ao lado da mesa de anotações e cronometragem, em frente à área técnica;
  • Área Técnica: área onde se encontra o técnico ou treinador e está localizada próximo a zona de substituições;
  • Metas: conhecidas como gols, estão localizadas no centro de cada linha de meta, sendo que há orientações do material, comprimento e largura dos postes, o travessão e redes por trás das metas;
  • Segurança: as metas precisam estar fixas de modo firme ao solo para que não caiam em cima dos jogadores, porém, podem ser móveis;
  • Superfície de Jogo: essa superfície precisa ser lisa e não pode ser abrasiva ou áspera. Há orientação para a produção do piso que deve ser em madeira, cimento ou material sintético. Além disso, deve ser bem alinhado e não ter ondulações e nem elementos que favoreçam quedas e outros acidentes aos jogadores.

2 - Bola de Futsal

Existem diversas especificações com relação a bola, mas as principais são que, ela precisa ser esférica, de couro macio ou outro material adequado e não pode ser feita com materiais que tragam riscos aos jogadores. Para que seja trocada no momento do jogo, deve-se ter a autorização do árbitro. O peso da bola irá variar também de acordo com as categorias de futsal, mas seu peso deve ser de pelo menos 250 gramas e não poderá ultrapassar 440 gramas. Como exemplo, nas partidas, onde os jogadores são menores de 9 anos, a bola deve ter o peso mínimo de 250 gramas e máximo de 280 gramas.

 Especificações Bola CBFS

Imagem: Livro de Regras da CBFS

3 - Quantidade de Atletas

O jogo é formado por uma equipe de 5 jogadores, de cada time, e um deles será o goleiro. Além disso, se houver menos de três jogadores, a partida é cancelada. O banco de reservas poderá ser formado por até 9 jogadores. Não há limite para realizar as substituições e elas podem ser realizadas a qualquer instante. Há determinadas condições para fazer as substituições, tanto quando a bola estiver dentro ou fora de jogo e estão presentes no Livro Nacional de Regras de Futsal. Aqueles que descumprirem as regras, tanto jogadores, quanto os membros da comissão técnica poderão sofrer advertências, podendo até serem expulsos.

Regras da AMF: para substituições também não há limite, mas só podem ser feitas quando o jogo estiver interrompido.

4 - Equipamentos

Sobre os equipamentos utilizados pelos jogadores e os demais participantes do jogo (comissão, árbitros, anotadores, cronometristas e equipe de arbitragem) existem recomendações e restrições, tanto com relação aos uniformes, quanto outros equipamentos (protetores de joelho, máscaras para o rosto, etc.) que não devem representar perigo para os jogadores.

A principal recomendação dada aos jogadores é que eles não devem utilizar nenhum objeto considerado perigoso ou nocivo para praticar o esporte, nisto incluem, pulseiras, colares, cordões, anéis, piercing, etc. E, quando descumprirem essa regra, a expulsão é uma das punições.

Uniforme dos jogadores: calção curto, camisa de manga curta ou comprida, caneleiras, tênis apropriados (feito com lona, couro macio, pelica e com solado de borracho ou material semelhante) e meias de cano longo. As camisetas serão numeradas e no início da partida, os jogadores devem estar com ela por dentro dos calções e no decorrer do jogo podem retirar.

5 - Árbitros Principal e Auxiliar

Os árbitros estarão responsáveis por organizar e conduzir o jogo e terão a capacidade de fazer cumprir todas as regras referentes ao esporte. Além disso, poderão interromper a partida quando necessário, advertirão os jogadores, relatarão o surgimento de incidentes, expulsarão jogadores quando necessário, devem usar os sinais especificados no livro de regras, dentre outras atribuições.

6 - Cronometrista e Anotador

Estarão posicionados em mesa fora da quadra de jogo, perto da linha que divide o meio da quadra. O cronometrista, sob controle de um cronômetro, deverá controlar o tempo do jogo de acordo com as regras do futsal. Como exemplo, ele poderá avisar quando for necessário o tempo técnico, informará por meio de apito com som diferente dos realizados pelo árbitro a chegada do fim do primeiro tempo ou início do segundo tempo, etc.

Já o anotador registrará e controlará todas as infrações que ocorrerem no jogo. Seu apito deverá ter silvo diferente daquele utilizado pelos árbitros.

7 - Duração da Partida

Normalmente, a partida poderá ser de 30 a 40 minutos, dependendo da categoria, dividida em dois tempos iguais de 15 ou 20 minutos. Pode haver o intervalo mínimo de 10 minutos entre esses períodos. O cronometrista terá a função de controlar esses tempos. Para categorias com faixas etárias menores, os responsáveis por definir este tempo serão as entidades estaduais.

Outra observação se faz com relação ao tempo suplementar, concedido durante a partida para apresentar um vencedor. Se no regulamento da competição determinar dois tempos suplementares, poderão ser de 3 ou 5 minutos.

8 - Bola de Saída

É quando, no início da partida, é escolhido o lado ou a saída de bola. Geralmente, o árbitro escolherá, por meio de sorteio. A equipe que ganhar começará jogando na meia quadra e a que perder ficará com a bola de saída. Essa mesma regra é aplicada também, quando houver tempo suplementar. Há outras observações com relação a bola de saída que devem ser verificadas no Livro de Regras.

9 - Bola em Jogo e Fora de Jogo

A bola será considerada fora do jogo quando ela ultrapassar as linhas laterais ou de meta; quando a partida for parada pelo árbitro; e, quando o jogo acontecer em quadra coberta, ou esta atingir o teto ou outros equipamentos.

A bola estar dentro do jogo significa dizer que a partida estará em andamento e mesmo se tocar nos árbitros dentro da quadra ou quando bater nas traves, ainda sim, estará no jogo. Ainda será considerada dentro do jogo, quando ocorrer uma infração relacionada às regras que não tiverem sido resolvidas.

10 - Contagem de Gols

Existem diversas regras relativas a marcação de gols, mas é importante entender quando um gol é realizado. Assim, os gols acontecerão quando a bola ultrapassar a linha de meta que está entre os postes e o travessão. Para isso, ela não poderá ser carregada, empurrada de forma intencional, ou seja, quando o jogador adversário empurrá-la com a mão ou braço, por exemplo, e até mesmo carregada. Vencerá a equipe que fizer a maior quantidade de gols. Mas, se ninguém marcar gols ou a quantidade for igual para os dois times, haverá o empate no jogo.

11 - Impedimento

Não há impedimento dentro do futsal.

12 - Faltas e Incorreções

As faltas são consideradas quando um jogador estiver na quadra ou como reserva; quando ele estiver na superfície do jogo e quando a bola estiver em campo. A equipe que cometê-las será penalizado com o tiro livre direito (que são chutes cobrados quando um jogador comete infração contra seu adversário tais como derrubá-lo, bater, cuspir, empurrar, etc.) ou o tiro livre indireto (são chutes cobrados quando o jogador adversário ficar com a bola por mais de 4 segundos na área penal, tentar tirar a bola das mãos do goleiro, impedir o lançamento da bola pelo goleiro, etc.)

Além disso, existem as sanções disciplinares que acontecem quando o árbitro levanta os cartões amarelo ou vermelho quando o jogo em andamento. Eles serão aplicados apenas aos jogadores reservas e titulares e devem ser apresentados publicamente. Em outros casos, o árbitro poderá informar ao treinador de forma verbal. Há situações específicas para que levem um dos cartões. No amarelo, por exemplo, uma das situações é quando o jogador abandona o jogo sem que o árbitro tenha autorizado. Já no vermelho, basta ele agir de modo violento para ganhar esse cartão.

Regras da AMF: Além do cartão amarelo e vermelho, há o azul, responsável por desclassificar (podendo a equipe se recompor rapidamente). No cartão vermelho, o jogador será expulso e a equipe deverá se recompor rapidamente. Nas regras da Fifa, a equipe está autorizada a colocar outro jogador somente após dois minutos ou se a equipe levar um gol.

Outra regra diferente se refere ao goleiro, que não poderá tocar na bola na quadra de defesa, apenas atuar na linha. Além disso, ele não tem permissão para cobrar pênaltis ou faltas. Nas regras da Fifa, ele poderá bater faltas e cobrar pênalti de qualquer parte da quadra; poderá atuar no jogo, fora de sua área, desde que um jogador de linha repasse a bola e poderá atuar na linha, porém não deve sair de sua área com a bola.

13 - Tiros Livres

Os tiros livres são chutes dados quando o jogo volta a acontecer após uma paralisação que foi ocasionada por alguma infração. Esses tiros podem ser classificados em tiro livre direto, que é quando a bola poderá ser lançada contra a equipe infratora, diretamente para o gol e o indireto, em que o jogador não poderá lançar direto ao gol, exceto se antes da bola entrar na meta, seja tocada para outro jogador e este realize o gol.

14 - Penalidade Máxima

A penalidade máxima é o tiro livre direto cobrado por um jogador que poderá chutar diretamente para o gol. Ela é dada contra uma equipe que praticar qualquer infração dentro da área penal com a bola ainda no jogo.

Regras da AMF: o jogador, para cobrar o pênalti, deverá estar à cerca de 6 metros de distância da linha do gol. Além disso, o goleiro não poderá se mover, enquanto a bola não for chutada. Mas, nas regras da Fifa, o goleiro poderá se mover lateralmente, mas não deverá retirar os pés da linha do gol.

15 - Tiro Lateral

É realizado quando a bola ultrapassar as linhas laterais, seja por meio do solo, por cima, ou caso toque o teto. O jogador deverá posicionar a bola na lateral, por onde saiu, e com os pés jogar para um jogador de sua equipe. Quem bate o tiro lateral é a equipe adversária da que jogou a bola para fora. Também há punições e recomendações para os jogadores do tiro lateral presente no Livro de Regras.

Regras da AMF: é cobrado com as mãos.

16 - Arremesso de Meta

O arremesso de meta é executado somente pelo goleiro quando a bola ultrapassar a linha de meta (por cima ou solo), exceto se bater nos postes e sob o travessão de meta, depois de lançada pela última vez pelo jogador da equipe atacante. O goleiro fará o lançamento da bola com as mãos de qualquer local da área penal. Os adversários deverão estar fora da área penal e o goleiro deverá lançá-la rapidamente (até 4 segundos), caso contrário, a equipe adversária será beneficiada com um tiro livre indireto.

Regras da AMF: A bola deverá tocar primeiro no campo defensivo, antes da quadra. Nas regras da Fifa, o goleiro poderá lançar a bola em qualquer parte da quadra.

17 - Tiro de Canto

Realizado quando a bola sair pela linha de meta, exceto se tocar na área entre os postes e sob o travessão da meta, após lançada por jogador na defensiva. Normalmente, é cobrado no canto, nas proximidades do local em que ocorreu a saída da bola pela linha de meta. A bola deverá ser posicionada dentro do quadrante e cobrada pelo jogador adversário, com os pés.

Regras da AMF: é cobrado com as mãos.

Outras Observações sobre as Regras

Lei da Vantagem

Essa lei é uma das garantias que permitem que os infratores ganhem vantagem em cima de faltas. Ou seja, nessa lei, os árbitros, usando o bom senso, e podem deixar de apontar determinadas faltas, exceto em momentos em que a cobrança seja estritamente necessária. Isso é importante, para que o jogo seja atrativo, ágil e emocionante, a fim de que não seja parado a todo momento, com apitos excessivos, interrupções desnecessárias, etc. Um exemplo disso ocorre quando um jogador sofre uma falta, daquelas definidas na regra 12, porém continua com a bola em jogo. O árbitro poderá decidir não cobrar a falta, sendo um benefício para o infrator.

Decisão por Tiro Livre

Direto Essa parte da regra se refere a cobrança de tiro livre direto no local da penalidade máxima, para decidir o vencedor. Devem ser observadas determinadas orientações para realizar essa cobrança, uma delas é que haverá um sorteio com uma moeda para definir quem cobrará ou defenderá o tiro na marca da penalidade máxima.

Código de Sinais do Árbitro

São sinais realizados pelo árbitro (somente um deles) em determinados momentos do jogo.

 Código Sinais Árbitro Futsal

Imagem: Livro de Regras da CBFS

Essas regras são uma síntese das originais e para melhor compreensão daqueles que desejam praticar o esporte ou mesmo entendê-lo a fundo, recomenda-se observar o Livro de Regras de Futsal aprovado pela Fifa.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva