Jogo FutsalDurante a prática do futsal, os jogadores precisam aprender determinados fundamentos, que seriam técnicas ideais para que o esporte seja jogado com eficiência. Ele precisará ter certa habilidade para controlar a bola, a fim de dar andamento ao jogo e ser o vencedor da partida. Os principais fundamentos deste esporte são cabeceio, chute, condução, domínio, drible e passe.

O goleiro também deve dominar alguns fundamentos como se posicionar para defender ou ter reflexo, por exemplo.

Cabeceio

Está relacionado à ação no qual o jogador usa a cabeça para golpear a bola. Para isso, ele poderá fazer em pé, realizando um salto ou mergulhando. Há duas formas de executar o cabeceio: defensivo ou ofensivo. O jogador poderá executar o movimento tanto parado, quanto andando, com a bola no alto, pelo chão ou em linha reta.

Usos do Cabeceio

  • passar a bola para outro jogador;
  • fazer gol;
  • realizar a defesa da equipe.

Chute

O chute é a melhor forma de lançar a bola ao gol ou de evitar que o adversário a domine. Os chutes podem ser classificados como defensivos (para afastar o adversário) e ofensivos (para realizar o gol). Para executá-lo, o jogador precisa ser hábil, ter precisão, identificar a posição do goleiro e calcular quanto terá que chutar para arremessar a bola para o local correto.

Tipos de Chute

Existem vários tipos de chute, dentre eles estão o chute simples (realizado com o dorso ou a parte interna do pé); chute de bico (feito com a ponta do pé); chute por cobertura (o pé se posiciona embaixo da bola, com o objetivo de obter altura); e chute de voleio (chute realizado com a bola no ar).

Condução

Na condução, o jogador deverá conduzir a bola com a parte externa ou interna do pé, para todas as partes da quadra, fazendo um zigue-zague (quando ele troca de posição) e retilíneo (em linha reta). Quando um jogador realiza o passe com o bico do pé, o controle da bola é pequeno. Uma dica para o jogador é manter a bola mais próximo de seu pé, assim, será mais difícil para o time adversário pegar a bola.

Domínio

O domínio também é conhecido como recepção e ele é realizado com a sola do pé, para que o jogador domine a bola. Esse fundamento é ideal para qualquer jogador, pois ele tem que aprendê-lo, ser veloz e hábil para não deixar a bola escapar. É feita com qualquer parte do corpo, exceto os braços e mãos. O domínio poderá ser classificado de acordo com a trajetória e execução em: rasteira (usa-se os pés, em sua parte interna, externa e solado); parabólica (usa-se o dorso dos pés, peito e coxa); meia-altura (usa-se a área interna e externa das coxas e dos pés).

Drible

O drible é um movimento no qual é essencial ter habilidade para executar várias ações, dentre elas a de andar com a bola rapidamente, a fim de evitar que o adversário a pegue. Para realizá-lo, é preciso ser veloz, ter criatividade, técnica, balanço e força. O drible é uma grande arma para os jogadores que com alegria conseguem se desviar das investidas dos adversários.

Passe

O passe consiste em lançar a bola para um jogador ou para outra área da quadra. É um dos movimentos importantes, pois quando a bola é repassada para um determinado jogador, ele se sente parte da equipe. É uma ação que acontece a todo momento no jogo. O jogador precisa ter noção de força e uma visão ampla da quadra, a fim de saber onde estão os jogadores do seu time e evitar que a bola vá em direção aos adversários. Os tipos de passe existentes são os passes de letra, calcanhar, de peito, dentre outros.

Além desses, existem outros fundamentos que exigem do jogador uma experiência maior tais como a finta, a antecipação, a marcação, proteção da bola e posicionamento.

Posição dos Jogadores no Futsal

No futsal, cada jogador atua em uma determinada área do campo e assim assume uma posição. Cada uma tem características próprias e sabendo as técnicas corretas poderão desenvolver melhor a partida. Assim, os jogadores podem ser nomeados de: Ala, Fixo, Goleiro e Pivô. É muito comum não detectar essas posições de início, até mesmo, porque os jogadores precisam de velocidade e se movimentam bastante pela quadra durante o jogo.

Alas

Os alas já trabalham no jogo se deslocando para várias partes, realizando ataque e defesa. Eles se posicionam nas laterais. Além disso, precisam saber dominar a bola com maestria, realizar dribles e finalizações.

Fixo

O fixo será aquele que trabalhará na defesa e criará jogadas para desfazer as ações dos adversários. Comparando ao futebol, este jogador seria representado pelo zagueiro.

Goleiro

O goleiro fará a defesa de seu time dos gols dos adversários. Ele precisará desenvolver seus reflexos e ter certa velocidade para realizar essa defesa. A qualquer momento, o goleiro poderá atacar, durante o jogo. Além disso, deve ter habilidade com as mãos para arremessar a bola.

Pivô

Trabalha com o ataque do jogo, sendo o principal por realizar jogadas ofensivas. Ele precisa saber finalizar um jogada e também fazer o repasse da bola de forma correta para outro jogador da mesma equipe.

Categorias no Futsal

As categorias do futsal são definidas conforme a idade dos jogadores. Além disso, poderão sofrer variações entre equipes feminina ou masculina. Assim, confira um modelo de categoria de acordo com a tabela da Federação Paulista de Futebol de Salão, de 2015:

Iniciantes/Masculino

Sub-8 para jogadores entre 7 e 8 anos.

Sub-9 para jogadores com 9 anos.

Menores

Sub-10 para jogadores entre 9 e 10 anos.

Sub-12 para jogadores entre 11 e 12 anos.

Sub-14 para jogadores entre 13 e 14 anos.

Sub-16 para jogadores entre 15 e 16 anos.

Sub-17 para jogadores com 17 anos.

Maiores/Masculino

Sub-20 para jogadores entre 18 e 20 anos.

Adulto para jogadores acima de 20 anos.

Veterano para jogadores a partir dos 40 anos.

Maiores/Feminino

Sub-13 para jogadoras entre 12 e 13 anos.

Sub-15 para jogadoras entre 14 e 15 anos.

Sub-17 para jogadoras entre 16 e 17 anos.

Sub-20 para jogadoras entre 18 e 20 anos.

Principal para jogadoras a partir dos 20 anos.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva