Cirurgia MiopiaDe todos os cinco sentidos do ser humano, não há dúvidas que o mais valorizado, usado, treinado e apreciado do ser humano é a visão.

Ao longo da história humana, criamos imagens e fomos aperfeiçoando de tal forma que hoje chegamos ás imagens de alta definição. Evoluções continuam com imagens formando filmes. Filmes formando imagens tridimensionais e o que vier no futuro.

A velocidade com que criamos espetáculos visuais não foi acompanhado de forma alguma, com a frequência que exercitamos nosso olfato e tato, por exemplo.

Sendo assim, a nossa visão, no mundo atual, pode ser considerada um sentido que se sobressai em importância para todos nós. Talvez pela importância pelo seu constante uso, o olho tenha ocasionalmente deformações, e essas prejudicam a visão. Alargamento incomum do globo ocular, achatamento da córnea, deficiência no cristalino, todas essas deformações nos impedem de ter pleno uso de nossa visão. Essas dificuldades, há muito tempo, eram sinas que não tinham como ser compensadas.

Com avanços tecnológicos em todas as áreas, especialmente na área da Medicina, aconteceu a oportunidade de corrigir esse defeitos e possibilitar a volta da visão, se não perfeita, bem próxima da ideal. Uma dessas melhorias foi a cirurgia para corrigir a miopia.

O que é Miopia e Astigmatismo?

Miopia é uma deformação na córnea que prejudica a visão de objetos distantes. Os objetos que estão perto, são normalmente visualizados, mas quando o objeto está distante de quem observa, o objeto que está longe fica embaçado. Se o grau for muito alto, pode acontecer de não conseguir nem mesmo identifica-lo.

Já o astigmatismo também é uma deficiência ocular, que ocorre pelo fato do olho não conseguir fazer o foco de uma imagem em pontos distintos do olho. Sendo assim, uma pessoa com astigmatismo tem dificuldade visual, tanto de perto como de longe, as coisas ficam embaçadas.

Todas essas deformações acontecem pela má-formação, ou em alguns casos, deformação com o passar do tempo do olho. Esse órgão, ao contrário do que muitos pensavam antigamente, não é o responsável pela formação da imagem. Na verdade, os olhos são responsáveis apenas por captar sinais luminosos. O responsável pela formação da imagem é o cérebro.

Nem por isso pode-se descartar a grande função de nossos olhos. O sistema de funcionamento de um olho é bastante complexo. Mas sem dúvida a função da córnea destaca-se em todo esse sistema; é a responsável por proteger o olho e filtrar a luz que entra no globo ocular. A quantidade de luz é determinante para que possamos enxergar.

Sendo assim, a visão e suas deficiências são assuntos cada vez mais recorrentes. Coisas como miopia e outras deficiências não são mais finais decretados. Agora existem formas de cirurgias que possibilitam uma forma de vida melhor. Vale a pena entrar e se integrar sobre essas formas de viver e enxergar de forma normal e sadia. 

Outros Tipos de Doenças nos Olhos

Presbiopia

Esse problema também é conhecido como “vista cansada” e acontece devido à perda da elasticidade do cristalino, que devido a isso reduz seu poder de refração. Dessa forma, o paciente apresenta dificuldade em enxergar objetos que estão mais próximos. Costuma atingir pessoas com mais de 40 anos. Para corrigir a presbiopia, devem ser utilizadas lentes convergentes.

Hipermetropia

Pessoas que sofrem com a hipermetropia possuem o diâmetro do globo ocular muito pequeno, fazendo com que não ocorra a refração. Ou seja, os raios de luz acabam não sendo desviados e, por isso, a pessoa tem que fazer um esforço para aumentar a refração de seu olho para poder enxergar objetos próximos. Com isso, esse paciente enxerga mal quando os objetos estão perto e deve utilizar lentes convergentes.

Conjuntivite

Inflamação causada por vírus e bactérias, ocasionando diversos sintomas no olho como vermelhidão e incômodo (como se tivesse areia em seus olhos). Há pessoas que praticam a automedicação quando estão com conjuntivite, mas é importante ir ao consultório de um especialista. Pois a utilização de colírios e remédios sem prescrição médica podem agravar o problema.

Doenças OlhosGlaucoma

Essa doença é causada pelo acúmulo de humor aquoso no globo ocular, aumentando o risco de lesões no nervo óptico. O glaucoma pode ser consequência de hipertensão, diabetes, uso de esteroides e histórico familiar. O tratamento pode ser feito com o uso de remédios específicos e cirurgia. É importante consultar um oftalmologista, pois o glaucoma pode causar a destruição do nervo óptico e ocasionar cegueira irreversível.

Catarata

Doença causada pela perda de transparência do cristalino do olho e costuma atingir pessoas com mais de 50 anos de idade. Para tratá-la, é necessário fazer uma cirurgia para substituição do núcleo do cristalino.

Preço da Cirurgia de Miopia

O preço da cirurgia de miopia ainda é um problema enfrentado pelos pacientes que precisam fazer o procedimento. Os valores variam muito de hospital ou região. Para quem possui plano de saúde, a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) obriga-os a cobrir a cirurgia de miopia somente para os contratos assinados após 1999.

Conforme a Resolução Normativa 211/10, a cobertura deve ser feita nos casos de pacientes com mais de 18 anos e com o grau estabilizado há pelo menos 1 ano. Em relação aos planos de saúde com contratos antigos, as empresas costumam negar a cirurgia e muitas pessoas buscam soluções na justiça. Para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), é preciso saber quais os hospitais de sua cidade que disponibilizam a cirurgia gratuitamente.

Textos produzidos por Guilherme Carvalho

Revisados por Cristiana Chieffi