MiopiaA miopia é uma doença que afeta os olhos, especificamente a retina. Uma pessoa com miopia consegue enxergar perfeitamente objetos que estão perto do alcance visual.

 

Mas objetos que estão longe são vistos de forma “embaralhada”. Dependendo do grau em que encontra a miopia, esta pessoa poderá nem sequer identificar um objeto que esteja relativamente longe dele. O nome miopia tem origem grega e significa “olhos fechados”.

O nome vem da referencia às pessoas com esse distúrbio, com a dificuldade de enxergar objetos distantes, costumeiramente fechar os olhos para poder focalizar a imagem de longe. Ao que parece, a primeira citação que se faria à miopia foi em 1441, escrito num livro de Nicolaus Cusanus. No livro há a primeira descrição de um óculos para essa doença. No século XVI, na França, foi onde começaram a vender óculos para miopia.

A miopia ocorre pelo fato da córnea ser mais curvada que o normal, ou ainda pelo olho ser mais comprido que o comum. Essas deficiências no olho acarretam no fato da imagem captada por ele se formar antes da chegada na retina. Isso causa o embaçamento nas imagens que estão longe.

As causas dessa doença, como já foi dito, é a má-formação ocular. É comum escutar que usar a visão em ambientes com pouca luz, ficar muito tempo em frente a computador ou da televisão são causadores de miopia. No entanto, essa informação está errada. Outro fator importante para ter ou não miopia é o hereditário. Estima-se que a miopia atinge em torno de 20% a 30%, segundo o Centro Neuroftamológico de Lisboa.

Esse distúrbio é geralmente diagnosticado com exames oftalmológicos e os sintomas de quem tem miopia costumam ser cansaço muscular, dor de cabeça e a dificuldade de enxergar objetos que estejam longe. Como é uma doença que é intimamente ligada à formação do olho, a miopia costuma acompanhar o crescimento do quem sofre desse mal. Não tem idade certa para se estabilizar.

Além do defeito na visão, a miopia pode facilitar o aparecimento de outras doenças, como o glaucoma, descolamento da retina e descolamento da hialóide. Além da cirurgia para corrigir a miopia, ela pode ser tratada com óculos ou lente de contato.

No caso da operação, o número de graus usados nos óculos, ou lente, podem ser reduzidos e, em casos de mais sucesso, esse grau pode chegar a zero, eliminando o problema. Mas é importante lembrar que, se a operação for feita antes da estabilização da miopia, ela continuará crescendo, independente da cirurgia. 

Textos produzidos por Guilherme Carvalho

Revisados por Cristiana Chieffi