Homem Dor CabeçaA dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é um incômodo que pode ocorrer em qualquer parte da cabeça, em diferentes intensidades. Pode acontecer também no rosto ou no pescoço.

São vários fatores que podem causar a dor de cabeça, como extensão da musculatura dos ombros, pescoço, crânio e face, problemas neurológicos, hipertensão arterial, transtorno de ansiedade, depressão, irritação, dentre outros.

Existem diversos tipos de dores de cabeça, podendo ultrapassar 150 modelos, mas elas podem ser resumidas em três: as cefaleias primárias, as dores de cabeça mais comuns e a cefaleia secundária.

Cefaleia primária: Esse tipo de dor ocorre por conta de distúrbios bioquímicos no cérebro. Quando isso ocorre, os neurotransmissores e seus receptores são confundidos. Assim, eles têm seu funcionamento prejudicado, causando o referido incômodo. Em outras palavras, esse tipo de dor de cabeça é a própria doença e o sintoma. O exemplo mais conhecido de cefaleia primária é a enxaqueca, mas existem outros, como a cefaleia tensional e cefaleia em salvas.

Dores de cabeça mais comuns: São as dores mais fáceis de ocorrer e grande parte da população já sentiu. Os exemplos são: após um longo dia de trabalho, por causa de ressaca, por causa da ingestão de sorvete ou tomar algo muito gelado, dentre outros.

Cefaleia secundária: Esse tipo de dor ocorre por conta de uma infecção ou quando o cérebro é pressionado. Outras doenças podem causar a cefaleia secundária, com a sinusite, meningites, aneurismas e até tumores cerebrais como exemplos.

Percebe-se, pela variedade de sintomas e ocasiões, que quase todas as pessoas já sentiram algum tipo de dor de cabeça. Se persistir, o paciente deve procurar um médico ou especialista, pois somente ele pode descobrir a causa da dor de cabeça e recomendar o tratamento adequado. Evite tomar qualquer atitude ou praticar a automedicação, pois as consequências podem ser piores. Por isso, sempre visite seu médico no caso de dor de cabeça constante.

Mitos e Verdades sobre Dor de Cabeça 

Pessoas que sofrem de enxaqueca devem evitar chocolate?

Verdade. O motivo seria a cafeína presente no chocolate. O chocolate também contém a feniletilamina, mais conhecida como “o hormônio da paixão”. Ela age nos vasos sanguíneos e as duas substâncias juntas podem causar a enxaqueca.

Problema de vista pode ser a causa de enxaqueca?

Mito. Erroneamente, as pessoas que sofrem de dor de cabeça acreditam ter relação com a vista, ou que precisa mudar o grau dos óculos. Miopia, hipermetropia e presbiopia não são causadores de dor de cabeça.

Uma condição que pode ser a causa é o astigmatismo, circunstância na qual a córnea faz com que a luz reflita em vários pontos da retina, e assim, a pessoa vê as imagens embaçadas. Mas o astigmatismo poderia causar apenas dor de cabeça e não uma enxaqueca.

Problemas no fígado e estômago podem ser causadores de enxaqueca?

O motivo pelo qual as pessoas acreditam nisso é o fato da enxaqueca provocar vômitos e náuseas, mas eles não são os causadores do distúrbio. O que acontece, no momento da dor, é que o estômago se dilata e fica paralisado, e isso causa os enjoos e vômitos. Não existe relação entre enxaqueca e órgãos digestivos.

Não existe cura para enxaqueca?

Verdade. Embora não tenha cura exata, a enxaqueca pode ser controlada. Se for realizado um tratamento correto, a pessoa que sofre disso pode ter os episódios de crise, mas a intensidade da dor reduzida. Assim, com o passar do tempo, as crises podem desaparecer.

Ficar com o cabelo preso com certa frequência pode provocar dor de cabeça?

Verdade. Os acessórios para prender o cabelo podem causar dor de cabeça e até crise de enxaqueca em algumas pessoas. Esses acessórios podem apertar alguns nervos, por isso a dor é provocada.

Para quem sofre com dor de cabeça quando usa tiaras, a solução é procurar uma mais larga e que se adapte melhor à cabeça. Mas quem sofre de enxaqueca por conta dos acessórios, deve cuidar da crise especificamente.

Dor de cabeça frequente pode ser apenas por causa de estresse e trabalho.

Mito. Apesar de muitas pessoas sentirem dor de cabeça no trabalho e nos momentos de estresse, esses não são os únicos motivos causadores. Tem que considerar todos os fatores possíveis para descobrir a origem da dor de cabeça.

Existem casos de dor de cabeça extrema durante o orgasmo?

Pode parecer estranho, mas existem pessoas que sofrem desse mal. Durante o ato sexual, homens ou mulheres podem sofrer com fortes dores de cabeça no momento em que vão gozar. E, alguns casos, essa dor pode durar até depois do orgasmo.

Conhecida também como “cefaleia orgásmica”, ela tem maior incidência em homens do que nas mulheres.

As dores atingem toda a cabeça ou somente a área da nuca, e acontece por causa de uma interpretação errada do cérebro em relação aos sinais de dor. Os neurotransmissores do cérebro interpretam o orgasmo, que é uma sensação de prazer, como uma sensação de dor, por conta de um desequilíbrio químico.

Para poder tratar dessa condição, a pessoa deve ser avaliada por um neurologista ou especialista em dor de cabeça antes de se submeter a qualquer tipo de remédio. Cabe ao profissional definir o tratamento adequado.

Em alguns casos, apenas umas mudanças na rotina pode ajudar. Mudar alimentação, tempo de sono, diminuir o estresse e começar a praticar atividades físicas.

Dor de Cabeça em Crianças

Dor Cabeça CriançasA dor de cabeça é um incômodo que pode ter várias intensidades, podendo ser em qualquer parte da cabeça. As enxaquecas são as dores de maior intensidade, que têm possibilidade de durar minutos, mas em alguns casos, duram horas.

Um dos maiores desafios dos pais é saber lidar com os problemas de saúde dos filhos. Enquanto crianças sofrem com dor de cabeça, pode surgir a desconfiança: é verdade ou apenas uma desculpa para faltar à aula?

Para ficarem mais atentos, os pais devem notar os sinais que as crianças apresentam. Se ela passa a evitar programas e atividades que costumam lhe dar prazer, é um motivo para desconfiar da enxaqueca, ainda mais se tiver histórico na família. A dor de cabeça, também pode ser um das consequências da obesidade infantil provocada pela hipertensão.

Em todo caso, se houver a reclamação de dor de cabeça com certa frequência, deve-se levar a criança ao pediatra para, caso necessário, encaminhar a um especialista.

Sintomas da Dor de Cabeça em Crianças

  • Náuseas;
  • Dificuldade de aprendizado;
  • Intolerância à claridade;
  • Vertigem;
  • Dor mais na parte da frente da cabeça;
  • Dores estomacais.

Principais causas da Enxaqueca em Crianças

  1. Poucas horas de sono;
  2. Mudanças climáticas;
  3. Falta de líquidos;
  4. Má alimentação infantil, como por exemplo, pular refeições;
  5. Cansaço;
  6. Problemas de visão;
  7. Muito tempo na frente de televisão e computador;
  8. Alimentação desregular como excesso de açúcar, cafeína, gorduras etc.

Prevenir Enxaqueca em Crianças

Todo cuidado é pouco, ou seja, é sempre bom tomar certas precauções para controlar a enxaqueca nas crianças. Para ajudar, seguem algumas dicas de prevenção:

- Sempre deixe a criança com uma vida estável, com horários determinados para comer, dormir, brincar e estudar.

- Manter um limite de tempo com equipamentos eletrônicos. É recomendado prestar atenção no tempo em que a criança passa em frente ao computador, televisão e videogames.

- Manter uma alimentação saudável e equilibrada, com os nutrientes e as vitaminas necessárias.

- Evite receitar medicamentos à criança sem consultar um médico.

- Para aliviar a criança de fortes dores de cabeça, deite-a em um quarto fresco, escuro e calmo, sem ruídos. Para relaxar ainda mais, coloque um pano fresco e úmido na testa e peça para ela relaxar. Caso ela prefira, coloque uma música que a tranquilize.

Remédios Caseiros para Dor de Cabeça

Existem vários medicamentos para tratar ou aliviar a dor de cabeça, mas antes de consumí-los é necessário consultar um médico. Existem pessoas recorrem às receitas caseiras, por ser mais fácil ou por acreditarem nas coisas naturais. São vários os motivos que levam à preferência pelas receitas naturais e ervas medicinais como chás de erva cidreira, camomila e outras plantas. Para quem quer se informar mais sobre essa receitas caseiras, seguem algumas dicas:

Semente de citrinos

A semente de citrinos é uma ótima dica para quem quer aliviar a dor de cabeça. Para aplicar a receita, deve-se juntar 10 sementes de mexerica, 10 sementes de laranja e 10 sementes de limão. Depois, a pessoa deve triturar todas as sementes para deixá-las em pó, e assim, fazer um chá.

Esse chá deve ser tomado 30 minutos antes das refeições, o café da manhã, almoço e jantar, durante os momentos em que a pessoa mais sente dor de cabeça.

Cascas de limão

A receita com a casca de limão é mais simples. Basta deitar com a casca de limão sobre a testa durante 30 minutos. Com o tempo, a pessoa passa a sentir a diferença.

Hortelã-Pimenta

Uma boa dica é o chá de hortelã-pimenta. Para fazer, a pessoa deve ter em mãos uma xícara de hortelã-pimenta fresca. Depois, deve-se ferver duas xícaras de água e deixar firmar por cinco minutos. No final, coe e adoce! Para quem quiser acrescentar algo, uma boa dica é o limão.

Alecrim

Para aliviar a dor de cabeça com alecrim, basta colocar uma colher de chá de alecrim com uma xícara quente de água. Durante o dia, tome aproximadamente 4 xícaras de chá de alecrim.

Remédios Caseiros para enxaquecas

Salsa

Para quem sofre de enxaqueca, uma boa saída é mastigar um raminho de salsa todos os dias. O efeito que a salsa produz é o mesmo do calmante, e ainda não tem perigo de prejudicar o estômago.

Gengibre

Por possuir componentes anti-inflamatórios e analgésicos, o gengibre é umas das armas contra a enxaqueca.

A pessoa deve misturar um terço de colher de chá de gengibre em pó em um copo d'água e beber.

Bagas de Sabugueiro

Faça uma xícara de café forte e adicione uma colher de sopa de sumo de limão. Embora seja considerado causador de dor de cabeça, para várias pessoas, a cafeína causa benefícios no combate à enxaqueca.

Recomendações para Dor de Cabeça

Na dor de cabeça você deve evitar:

Computador

Desde o sucesso da internet e das redes sociais, o tempo em que as pessoas passam em frente ao computador aumentou, comparado há uns anos. Mas as pessoas têm de tomar cuidado com o tempo que passam em frente à tela. Muito tempo fixado a um deles é um dos motivos de queixa não somente de dor de cabeça, como de cansaço nos olhos.

Para controlar esses incômodos, a pessoa deve fazer algumas pausas no tempo em que fica em frente ao computador. Como para alguns é inevitável ficar sem ele, por causa de serviço, é recomendado que apenas pare por uns instantes para poder descansar a vista e evitar a dor de cabeça.

Ler em movimento

Embora comprovado que não cause nenhum dano sério à vista, é recomendado que ler em movimento não se torne um costume. Quando a pessoa lê em movimento, em meios de transporte como o ônibus e carro, por exemplo, ela faz um esforço visual maior, e isso pode desencadear a dor de cabeça.

Bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas pode causar uma sensação de alegria no começo, mas em excesso, o problema vem depois.

Quando a pessoa sente ressaca, a dor de cabeça aparece como um peso ou latejamento, na parte frontal e lateral da cabeça. Além dessa sensação intensa, podem surgir a tontura e sede. Recomenda-se a quem está de ressaca o consumo de muita água, repouso e alimentos leves.

Práticas aconselhadas na dor de cabeça:

Prática de exercícios físicos

Quando a pessoa realiza atividades físicas, há um aumento da produção de endorfinas, que são neurotransmissores que causam a sensação de satisfação e bem-estar. Além disso, a prática melhora a circulação sanguínea, e assim a oxigenação cerebral aumenta. Tudo isso causa um alívio e pode diminuir a dor de cabeça.

Atividades como ioga e alongamento, que são mais relaxantes, funcionam, mas a pessoa pode praticar as mais estimulantes também, como dança e musculação.

O ideal é que se pratique com certa frequência, mas existem casos de pessoas que praticam apenas uma vez por semana e já funciona para combater a dor de cabeça.

Massagem Dor CabeçaEmbora existam casos em que a prática de exercícios pode piorar a dor de cabeça (como são menores os casos comparados, há a quem melhore com a prática), as atividades continuam sendo umas das recomendações.

Massagem para Dor de Cabeça

A massagem funciona como um relaxamento para quem sofre de dor de cabeça. Em algumas pessoas, após uma sessão de massagem na cabeça e no pescoço, a dor e a ansiedade diminuíram após 24 horas.

A massagem é recomendada para as pessoas que querem evitar remédios, pois não têm riscos de efeitos colaterais. Além disso, nem sempre é necessário ser feita apenas por profissionais, podendo ser realizada pela própria pessoa.

Textos produzidos por Marcela Seabra

Revisado por Cristiana Chieffi