Transtornos AnsiedadeA fobia social está entre os três transtornos fóbicos e de ansiedade mais frequentemente observados nas sociedades contemporâneas e é necessário, para fins de diferenciação e correlação, destacaremos alguns das principais síndromes de ansiedade que ocorrem na sociedade.

Síndrome do Pânico

É o transtorno fóbico caracterizado por crises de ansiedade que se manifestam de forma intensa e, diferentemente da fobia social, se dá por motivos mais generalizados, como medo de lugares fechados, medo constante de pessoas, sensação constante de pavor e ameaça à integridade física. A síndrome do pânico, como qualquer outro transtorno fóbico, pode ter origens de cunho genético, por pré-disposições do meio social em que indivíduo se desenvolve e pode ser agravada com o uso de drogas e álcool.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

É um transtorno mental de ansiedade que se manifesta sob a forma de compulsões e alterações no comportamento habitual do indivíduo, geralmente expresso por gestos e hábitos no mínimo excêntricos, espécies de “rituais” repetitivos, evita situações e/ou lugares; porém, são prejudiciais muitas vezes, visto que a pessoa com transtorno obsessivo compulsivo adquire um caráter incontrolável e indesejável dessas 'manias'. 

Algumas das manifestações de um indivíduo com TOC estão em atitudes como, por exemplo, lavar as mãos repetidas vezes, gestos repetitivos como coçar uma orelha, por exemplo, evitar passar em frente de um determinado lugar como um cemitério por exemplo, verificar várias vezes uma porta, se está ou não devidamente fechada, entre outras manifestações do tipo. O transtorno obsessivo compulsivo pode ser observado em uma grande parcela da população, ainda que em graus mínimos, afinal, quem não tem uma mania? Deve-se atentar para que essas manias não se tornem prejudiciais).

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Ocorre em decorrência de um trauma ou situação que deixa sequelas no indivíduo, tais como a exposição à violência urbana, quando, por exemplo, um indivíduo que sofreu um assalto, e passa a evitar passar na região do ocorrido, ou mesmo evitar sair de casa.

Agorafobia

As ágoras eram praças públicas dos tempos da Grécia antiga onde os filósofos, políticos e pessoas influentes da sociedade da época se reuniam para discursar, discutir ideias e interagir entre eles. O termo 'agorafobia' vem propositalmente remeter a essas praças para descrever o transtorno sofrido por pessoas que têm pavor de lugares públicos como praças, avenidas movimentadas, rodoviárias, feiras, shows, etc. 

A ansiedade ou fobia social, juntamente com os demais transtornos fóbicos identificados pela psicologia, são males que têm se agravado nos tempos atuais, devido a uma maior exposição do ser humano a traumas e pela evolução das sociedades modernas, que têm acelerado em ritmo maior do que a capacidade do ser humano de se habituar a ele.

É necessário compreender estresse, a fobia social, o transtorno obsessivo compulsivo e tantas outras patologias da psique humana como um problema de saúde pública mundial, que diariamente afeta milhões de indivíduos e poderá afetar você. Porém, é mais importante ainda, enxergar essas pessoas portadoras de tais transtornos com um olhar de compreensão e solidariedade (não no sentido de piedade, mas sim de ajuda), deixando de lado o preconceito. Assim, faremos uma sociedade melhor para nós e para as próximas gerações.

Textos produzidos por Charlyson Willian Freitas Lúcio

Revisados por Cristiana Chieffi