Jogador Futebol O esporte da bola pesada é o termo utilizado para definir o Futebol de Salão. Há quem diga que ele surgiu de duas formas, sendo uma delas e a mais confiável, a de que ele teria sido criado por Juan Carlos Ceriani, na cidade de Montevidéu, no Uruguai. Ele era um professor de educação física que decidiu mostrar, na década de 30, como seria essa nova modalidade. Na época, não havia local para a prática do futebol e, por isso, os jogadores utilizavam as quadras de basquete para jogá-lo. Juan o nomeou de ‘indoor foot-ball’.

A outra versão é que começou a ser praticado por jovens paulistas, na década de 40, da Associação Cristã de Moços (ACM), de São Paulo. Como não haviam campos para praticar o jogo, também aproveitavam as quadras de hóquei e basquete.

O esporte era jogado de cinco a sete jogadores. Mas depois, o número de participantes foi definido como cinco para compor uma equipe. As bolas leves feitas com serragem, cortiça granulada ou crina vegetal atrapalhavam o jogo, pois pulavam demasiadamente, assim, foi definido que o peso aumentaria e seu tamanho seria menor. Por esse fato, tornou-se o esporte da bola pesada.

Regras do Futebol de Salão

Dentre as primeiras regras do esporte, foram as criadas pelo fundador do Futebol de Salão Juan Carlos, em 1933, baseadas em regras de esportes como o handebol.

No Brasil, por exemplo, há indícios de que as regras tenham sido divulgadas na Revista Educação Physica, especificamente, o livro de regras do esporte por Roger Grain, em 1936. Outro personagem importante na história do futsal é Habib Maphuz, que foi professor na ACM de São Paulo, e Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes, que também contribuíram para a elaboração das regras. Além disso, Maphuz foi o responsável pela criação da 1ª Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços e também o primeiro a presidir a Federação Paulista do esporte.

Início do Futebol de Salão do Brasil

O futsal no Brasil, inicialmente, era praticado pelos participantes das ACMs do Rio de Janeiro e São Paulo. Ele se tornou tão popular que começou a ser divulgado em clubes e escolas, surgindo, a partir da década de 40, diversas federações que apoiavam o esporte.

Futsal na Década de 40 a 50

As regras do futsal começaram a ser melhoradas a partir da década de 40, mas existiam várias regras relacionadas ao esporte. Em 1949, a ACM do Rio de Janeiro criou o primeiro torneio de Futebol de Salão, para crianças (sexo masculino) de 10 a 15 anos.

Na década de 50, os rumos do Futebol de Salão começaram a ser organizados pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), através do Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão. Ocorreu também a criação de entidades como a Comissão de Futebol de Salão da ACM de São Paulo, responsável por organizar um grande campeonato em São Paulo, de forma a encorajar a criação de novas entidades (oficiais e autônomas).

A Federação Metropolitana de Futebol de Salão do Rio de Janeiro foi a primeira entidade oficial que surgiu em julho de 1954 e no ano seguinte a Federação Paulista de Futebol de Salão. Juntos, tornaram-se divulgadoras do esporte no Brasil, promovendo intercâmbios do Futebol.

No ano de 1958, as federações criadas e a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) procuraram aprimorar as regras do futsal, a fim de que se tornasse um esporte praticado nacionalmente. Por isso, o futebol de salão se tornou uma prática oficial. Antes disso, em 1957, foi sugerida a criação da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, mas não foi autorizada.

Principais Entidades

  • Federação Metropolitana de Futebol de Salão (atualmente, Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), a primeira federação estadual fundada no país (1954);
  • Federação Mineira de Futebol de Salão (1954);
  • Federação Paulista de Futebol de Salão (1955);
  • Federações Paraense, Cearense, Gaúcha e Baiana (1956);
  • Federações Catarinense e Norteriograndense (1957);
  • Federação Sergipana (1959).

Futsal na Década de 60 a 70

Nessas décadas, o esporte já era oficial e tinha uma regulamentação. Por isso, ele conquistou outros países. Em 1969 foi criada a Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão (CSAFS) que passou a ter filiação de quase todos os países da América do Sul. Ela começou a realizar campeonatos entre seleções e clubes do continente.

Nos anos 70, surgiu a Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa) criada em 25 de julho de 1971, no Rio de Janeiro. Essa entidade estava interligada a 32 países que praticavam o esporte com as regras da Fifusa e seu primeiro presidente foi João Havelange, que gerenciou a entidade em curto período (1971 a 1975).

Nesta mesma década, a CBD foi extinta, principalmente, por causa das alterações que o esporte sofria no país. E, a partir daí, surgiram outras confederações, uma delas a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). A CBFS conquistou sua sede em 1981.

Principais Entidades

  • Federações Pernambucana, Brasiliense e Paraibana (déc. 1960);
  • Federações Goiana, Mato Grosso do Sul, Amapaense, Acreana, Piauiense, Espiritosantense e Alagoana (déc. 1970);
  • Confederação Brasileira de Futebol de Salão - CBFS (1979).

Futsal após a Década de 80

Em 1982, ocorreu o 1º Campeonato Mundial de Seleções de Futebol de Salão, no Ginásio do Ibirapuera, localizado em São Paulo. Haviam vários países participantes (Argentina, Costa Rica, Paraguai, México, Japão, etc.). O Brasil foi o vencedor da final contra o Paraguai. Como o mundial se destacou, a Fifa começou a se interessar pelo esporte, criando empecilhos para a organização do mesmo pela Fifusa, ameaçando criar um novo mundial e também outras regras.

Um fato importante ocorreu em 1988, quando o presidente da CBFS, Álvaro Melo Filho, visando dar continuidade ao esporte, decidiu reunir-se com o presidente da Fifa, na época, João Havelange. O objetivo era tornar a Fifa a entidade oficial responsável pela organização do esporte. Assim, em 1990, o Brasil foi desligado oficialmente da Fifusa, por meio de carta enviada por Aécio de Borba Vasconcelos. A confederação teve a autorização das 26 federações filiadas que começaram a praticar as regras de acordo com a Fifa.

A Fifusa organizou oficialmente, os campeonatos até 1988. A partir de 1992, a Fifa organizou as Copas do Mundo de Futsal, que seria realizada a cada quatro anos, como ocorre no futebol, por exemplo.

Principais Entidades

  • Federações Tocantinense e Roraimense (déc. 1990).

Entidades Importantes no Mundo

Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão (CSAFS)

Organização internacional que representou inicialmente o futebol de salão nas regras da Fifusa/AMF, na América Latina, organizando os primeiros campeonatos do continente.

Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa)

Criada em 1971, foi a entidade oficial dedicada a organização dos campeonatos mundiais e pan-americanos de futebol de salão. Em 2002, a AMF passou a organizar o esporte, nas regras da Fifusa.

Confederação Pan-Americana de Futebol de Salão (PANAFUTSAL)

Entidade internacional criada em 1990 pelos membros da Fifusa que não desejavam se integrar à Fifa. É filiada a AMF e juntamente com a entidade realiza campeonatos pan-americanos entre clubes.

Associação Mundial de Futsal (AMF)

Foi criada em 2002 pelos integrantes da Panafutsal. A sede está localizada no Paraguai, sendo a principal entidade a organizar o esporte nas regras da Fifusa.

Federação Internacional de Futebol (Fifa)

Entidade criada em 1904 que passou a organizar os campeonatos mundiais de futsal, a partir da década de 90.

História da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS)

Logo Confederação Brasileira Futebol Salão CBFSA Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) foi criada em 1979, com o objetivo de organizar o futebol de salão. Desde 1957, haviam tentativas para sua criação, e por isso, ocorreu uma reunião onde se encontrava o presidente do Conselho Nacional de Desportos (CND), Geraldo Starling, que não autorizou o documento de criação da CBFS.

Somente em 1979, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que cuidava do Futebol de Salão e outros esportes, foi fechada. A partir daí, foi determinado no governo de João Batista de Figueiredo, o surgimento de uma entidade que cuidasse de todos os esportes. Em maio deste mesmo ano, surgiram as assembleias para definir a criação das confederações responsáveis pelas modalidades. À princípio, Giulite Coutinho, presidente da CND, no período, não apoiou a criação de uma confederação que reuniria todas as modalidades esportivas, como acontecia anteriormente. Já os presidentes das federações acreditavam que o melhor seria criar uma entidade principal, por isso, muitos optaram por reunir as modalidades com futebol (CBF). Por isso, a criação da CBFS foi adiada.

Saiba Mais

Conselho Nacional de Desportos (CND) - órgão do governo criado por meio do decreto-lei nº 3.199/41, que regulamentava todas as modalidades esportivas no país. Foi extinto em 1993.

Confederação Brasileira de Desportos (CBD) - entidade máxima que organizava os esportes (futebol, tênis, atletismo, natação, remo e outros que não estavam vinculados à outra confederação, inclusive o futsal) no Brasil. Ela foi extinta em 1979. A partir dela, outras confederações surgiram tais como à Confederação Brasileira de Futebol de Salão e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A CBF é considerada sucessora da CBD.

Criação da CBFS

Foi realizada uma assembleia presidida por Nelson Mallemont e secretariada por Ivan Paixão França, no dia 15 de junho de 1979, no Rio de Janeiro, que, de fato, deu origem a entidade, e contou com a presença de quase todas as federações do país. Seu estatuto foi aprovado em 26 de junho de 1979 e homologado no dia 05 de julho de 1979, pela CND e o Ministro da Educação. Foi publicado em 11 de julho de 1979, no Diário Oficial da União.

Diretoria da CBFS

Outra assembleia aconteceu no dia 27 de agosto de 1979 para definir quem seria o presidente da entidade, assim foi eleito Aécio de Borba Vasconcelos e os vices Vicente Piazza e Aderson Pessoa. Na primeira reunião da entidade, realizada no dia 08 de setembro, pela Diretoria da CBFS, tomou posse Aécio, os vice-presidentes, os diretores do departamento administrativo, departamento de finanças, departamento de relações externas, departamento técnico, dentre outros.

Antes de conseguir sua sede no dia 27 de julho de 1981, teve dois endereços. Mas sua inauguração oficial ocorreu no dia 27 de agosto do mesmo ano, em Fortaleza. O evento contou com a presença do governador do Ceará, do prefeito de Fortaleza e do presidente da Fifusa.

Atualmente, a entidade possui quatro subsedes em Aracaju (SE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Tem a filiação de 27 federações estaduais do país. Possui mais de 4 mil clubes e todos os anos atletas participam das competições nacionais realizadas pela entidade.

Novidade no Futsal

Centro de Treinamento Aécio de Borba - foi inaugurado em 27 de março de 2007 e se tornou, posteriormente, a casa do futsal e todas as suas variações. Conta com um ginásio de treinamentos, piscina, auditório, salão de jogos, um hotel cinco estrelas, áreas para musculação, fisioterapia, dentre outros. O local foi idealizado por Aécio de Borba para ser um dos melhores para a prática do esporte. Em 2014, o futsal do país passou por uma grave crise financeira, e, posteriormente, surgiu a possibilidade de vender o centro.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva