Cooperar IlustraçãoO cooperativismo brasileiro foi dividido em ramos da economia, baseados nas áreas mais representativas para as cooperativas.

Eles foram aprovados pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e podem ser cooperativas: Agropecuárias, de Consumo, de Crédito, Educacionais, Especiais (Sociais), de Habitação, de Infraestrutura, de Mineração, de Produção, de Saúde, de Transporte, de Trabalho, de Turismo e Lazer.

Cooperativas Agropecuárias

As cooperativas agropecuárias são aquelas formadas por produtores rurais focados na melhoria de suas atividades de produção, ou seja, com essa união, eles conquistam facilidades durante a compra e vendas de produtos, por exemplo. Há a possibilidade até de descontos nas mercadorias, opção esta que, talvez, não seria viável se o produtor estivesse trabalhando sozinho.

Cooperativas de Consumo

Conhecidas também como cooperativas de compra comum, são compostas por pessoas que tem o intuito de realizar compras, buscando a redução dos custos e qualidade de determinado produto. Exemplos disso estão em farmácias, supermercados, rede de postos de combustível, etc.

Cooperativas de Crédito

Essas cooperativas são essenciais para pessoas que buscam assistência financeira. Para que possam funcionar, necessitam de autorização do Banco Central do Brasil. O banco fará também a fiscalização.

Cooperativas Educacionais

É identificada, por exemplo, pela união de pais e alunos para garantir uma melhor qualidade no ensino público, bem como redução dos custos em mensalidades das escolas particulares. Exemplo de cooperativas educacionais são as escolas agrícolas.

Cooperativas Especiais (Sociais)

Estão descritas na lei 9.867/1999 e são aquelas especializadas nos cuidados de pessoas que necessitam de tutela, tais como deficientes psíquicos, sensoriais, físicos, dependentes químicos, etc. Além disso, podem ser formadas também cooperativas sociais para organização de serviços sociossanitários e educativos.

Cooperativas de Habitação

Para quem sonha em ter sua casa própria, às vezes, as cooperativas habitacionais podem ser uma opção. Isso porque, elas contribuem com a construção e facilitam a compra de imóveis, por meio de financiamentos de baixo custo. O cooperado participará de todo o processo desde a compra do terreno até a construção e finalização.

Cooperativa de Infraestrutura

Um exemplo de cooperativa de infraestrutura no Brasil estão as de eletrificação rural que oferecem serviços de energia elétrica para a comunidade. Sua finalidade é atender o quadro social por meio de serviços de infraestrutura.

Cooperativa de Mineração

Identificada por cooperativas que realizam a extração, importação, industrialização e comercialização de produtos minerais.

Cooperativa de Produção

É aquela que tem o objetivo de produzir um ou vários tipos de bens e mercadorias. A forma de produção é coletiva, realizada por uma pessoa jurídica.

Cooperativa de Saúde

Dedicadas exclusivamente à saúde, geralmente, fazem parte dela profissionais que trabalham nessa área (dentistas, médicos, psicólogos, etc.). O intuito é melhorar as condições profissionais deles e oferecer atendimento qualificado para a população.

Cooperativa de Transporte

Realizam serviços de transporte de cargas ou passageiros. Podem ser transporte individual, coletivo, de cargas ou escolar.

Cooperativa de Trabalho

Reguladas pela lei nº 12.690/2012, é composta por um conjunto de cooperados que se reúnem para a produção de bens e realização de serviços dos mais variados. Eles procuram melhores condições profissionais e qualificação.

Cooperativa de Turismo e Lazer

São dedicadas a prestação de serviços de lazer, entretenimento, turismo, eventos, etc., principalmente, para pessoas de seu quadro social.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva