Candidatos EntrevistaDiante das vagas tão concorridas no mercado de trabalho, é preciso se destacar para ser chamado para as entrevistas de emprego. Os avaliadores buscam aqueles que possuem objetivos profissionais, são responsáveis, conseguem trabalhar em equipe, os que possuem a capacidade de aprender e iniciativa e os que são dedicados ao trabalho que realizam.

Para não perder oportunidades, esteja sempre atento às vagas anunciadas nos jornais, revistas, sites, etc. Se cadastre em portais confiáveis, envie seu currículo, olhe anúncios nos jornais todos os dias e procure empresas de recursos humanos para fazer seu cadastro. Participe de testes e seleções, deixe o seu currículo nos lugares que queira trabalhar para que ele fique disponível para os avaliadores, podendo ser selecionado posteriormente. O importante é não ficar parado esperando o emprego “aparecer” e seja proativo.

Educação e Cursos

Para começar, tente investir e faça uma sessão de auto-conhecimento. Não adianta querer entrar em uma empresa diretamente para um cargo superior sem ter capacidade para assumir o posto. Faça graduações, cursos básicos e profissionalizantes, pois muitas empresas optam pelos profissionais mais instruídos. É importante pensar no crescimento pessoal que esses cursos oferecem e, atualmente, a demanda de cursos gratuitos, à distância e presenciais é muito grande e não há mais desculpas para a falta de tempo e dinheiro.

Investir em inglês, espanhol, e se possível em outras línguas, é extremamente importante e eficiente. Hoje, muitas vagas só aceitam candidatos que possuem conhecimento em línguas estrangeiras e essa característica pode ser decisiva em uma entrevista. Então não deixe para amanhã, faça um curso superior ou cursos de especialização para garantir o emprego dos sonhos.

Especialização é a palavra para quem deseja se destacar em qualquer segmento da economia brasileira. Se você pretende estudar para uma área saturada é necessário diferenciar-se dos demais para se destacar nos processos seletivos para emprego. Veja cursos de seu interesse e não deixe de adquirir novos conhecimentos.

Mantenha uma Rede de Contatos

Uma outra forma de conseguir uma entrevista é manter um vasto networking, conhecido como rede de contatos. Em diversas áreas e empresas uma vaga somente é adquirida através de indicações. Caso tenha algum amigo ou parente que trabalhe em um lugar do seu interesse, ou que possa te indicar para alguém, “venda seu peixe” sem parecer grosseiro ou mal educado. Deixe que sua capacidade e seus conhecimentos falem por si a partir do momento em que for indicado.

Outro exemplo, é um ex-chefe com quem você tenha tido um bom relacionamento por ter desempenhado bem suas tarefas e tenha agido de acordo com as expectativas da empresa. Pode ser que ele te indique para uma outra instituição que tenha contato. Portanto, não perca a relação e sempre o mantenha atualizado sobre sua situação empregatícia.

Distribuir cartões de visita também é uma atitude interessante para aumentar a rede de contato e as chances de ser contatado por alguma organização. Por exemplo, você é formado em comunicação social, e vai à um congresso onde vários representantes de empresas estarão presentes, ao conhecê-los entregue seus cartões de visita. 

Faça um bom Currículo

Mulher Entregando CurrículoTer um bom currículo é fundamental porque será com base nessas informações que você será avaliado como profissional. Procure sempre colocar os cursos realizados, suas experiências profissionais, projetos desenvolvidos, etc. O primeiro deslize que deve ser evitado são os erros de ortografia, que são imperdoáveis para os profissionais dos recursos humanos. Leia em voz alta para perceber se não deixou passar nenhum erro.

Seja claro e conciso na hora de apresentar seu currículo, pois ele será avaliado rapidamente no meio de vários currículos iguais ao seu, portanto, seja objetivo. Uma outra dica é adaptar seu currículo para a vaga pretendida, ou seja, se está concorrendo para analista de marketing e analista de redes sociais, escreva um objetivo profissional focado apenas na vaga pretendida.

Se possuir, anexe ao currículo links para portfólios, blogs e material produzido por você. Essa não é uma prática muito comum que pode ser vista como um diferencial para a empresa que você se candidatou. Só coloque uma foto se isso realmente for solicitado a você porque em alguns casos o tipo de foto inserida pode ser motivo de eliminação de alguns candidatos.

A última dica para ter um currículo bem apresentado é não mentir em hipótese alguma nas informações repassadas a empresa. Por mais pequena que ela possa parecer, a mentira irá acabar com sua credibilidade e possivelmente com suas chances de ser admitido. As maiores mentiras são contadas na proficiência de uma língua estrangeira, o motivo pelo qual saiu do último emprego, o período que ficou empregado e a formação educacional.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e Aline Gonçalves de Oliveira

Revisado por Cristiana Chieffi