Escritório EntrevistaVeja as perguntas mais frequentes em uma entrevista, e saiba como responder de maneira adequada para aumentar as chances de contratação.

Fale um pouco sobre a sua vida

Foque sua vida comum e não a vida pessoal. Por exemplo, comece falando onde mora, se possui alguma graduação, se é casado, se tem filhos, lugares que já morou, onde estudou, etc.

Por que você escolheu essa carreira?

A intenção do entrevistador é compreender o que fez com que você escolhesse sua profissão e formação. Seja sincero acima de tudo e dê motivos plausíveis para a escolha.

Fale um pouco sobre suas experiências anteriores

Nessa pergunta eles querem que você diga as funções que realizava nos empregos anteriores. Tente falar apenas das 3 últimas experiências. As respostas devem estar de acordo com o seu modelo de currículo.

Por que saiu do seu emprego anterior?

Essa é quase uma pergunta chavão nas entrevistas de emprego. Nunca se queixe do antigo emprego, não fale mal da empresa nem do ex-chefe por mais que ele tenha te tratado mal. Diga que foi uma experiência importante na sua vida, onde você aprendeu muito, e caso tenha saído por vontade própria, fale do desejo de trabalhar em um setor diferente, ou que essa vaga se aproxima mais do que você estudou e do que você realmente quer pra sua carreira profissional, ou que está em busca de novas oportunidades, novos desafios e aprendizado. Mas caso tenha ocorrido uma demissão no emprego anterior, o entrevistador provavelmente irá perguntar o motivo e você deve preparar-se para esse tipo de questionamento.

Qual foi seu pior dia de trabalho?

Essa pergunta está estritamente relacionada a experiência do candidato para lidar com situações distintas e adversas. É a experiência profissional que conta nessa pergunta.

Como você se mantém informado?

Para as empresas um bom profissional deve manter-se atualizado tanto sobre questões gerais como assuntos relacionados a sua área de atuação. Não minta, pois ao citar um determinado veículo de comunicação provavelmente terá que citar uma matéria que tenha lido ou assistido.

O que procura em um emprego, e qual a importância dessa vaga?

Fale a importância das experiências profissionais para a sua carreira, Exponha sobre o interesse no crescimento, conhecimento, oportunidades, contribuição para o sucesso da empresa, e por último, fale sobre a necessidade de um salário. Caso ainda more com os pais, e seja o primeiro emprego, mostre o seu interesse por começar a vida profissional e demonstre interesse nessa oportunidade.

Quais são os seus objetivos a curto e a longo prazo?

Caso possa escolher, seja específico e fale o cargo que deseja a curto prazo (ex: “quero ser gerente de vendas”), caso haja chances de crescimento dentro da empresa, fale em que área quer estar no futuro, e se possível aborde suas metas para chegar até lá, como uma graduação, um curso importante, aprender novos idiomas, etc.

Você consegue trabalhar sob pressão e com prazos curtos e definidos?

O mais adequado é que a resposta seja “sim”, por mais que nunca tenha tido essa experiência. Não se arrisque a dizer não, pois pode ser uma questão decisiva para a vaga. Se trabalhar com metas e prazos realmente não seja para você fale isso ao entrevistador e desista daquela vaga. 

Quais são seus maiores defeitos e suas qualidades?

Tome cuidado para não falar um defeito que ponha sua oportunidade em risco, como dificuldade de concentração, preguiçoso, esquecido, dentre outros. Tente achar defeitos profissionais que podem torna-se virtudes dependendo do tipo de trabalho como ser perfeccionista, observador, sincero demais, agitado (no caso da área de vendas, pode ser interessante), tímido, etc.

Em relação às qualidades, foque em características relacionadas ao lado profissional, mas também não se exalte demais, use adjetivos como concentrado, responsável, criativo, persistente, dedicado, proativo, etc.

O que você sabe sobre nossa empresa? Há algo que chame sua atenção?

Essa pergunta costuma ser cobrada muitas vezes e por isso vale a pena estudar sobre a área de atuação da empresa de seu interesse. Fale resumidamente sobre o que conhece, sobre o que leu e demonstre interesse. Seja sincero e diga o que realmente chamou a atenção, aproveite e faça um pequeno elogio sobre o desempenho da empresa, sobre a repercussão na mídia, dentre outros.

Por que escolher você entre todos os candidatos?

Valorize seu perfil, mostrando ser o mais adequado à empresa. Fale da sua capacidade de se adaptar facilmente, facilidade de aprendizado, temperamento tranquilo, bom trabalho em equipe, demonstre iniciativa e responsabilidade e explique o que você pode fazer para melhorar o desempenho da empresa. Aborde a criação de estratégias para auxiliar no crescimento, no lucro etudo que estiver ao seu alcance.

Trabalha só pelo dinheiro, ou também pela satisfação pessoal?

Não queira mentir e dizer que é só pela satisfação pessoal, pois todos precisam de dinheiro. Mas não dê a entender que o dinheiro é sempre o mais importante, apenas fale da necessidade, mas demonstre à sua satisfação pessoal em relação a carreira. Fale da importância que essa vaga tem para que você alcance suas metas como uma viagem, uma casa, um carro, etc.

O que você faz nas horas vagas?

Fale dos seus hobbies e do que gosta de fazer no tempo livre, mas tenha limites. Por exemplo, não diga que vai para o bar todo dia com seus amigos. Fale de programas mais tranquilos, como curtir o final de semana com a família, ir ao clube, cinema, sair para jantar, se encontrar com os amigos, jogar futebol, ler um livro, viajar, fotografar, ir à teatros, etc.

Já teve dificuldade para trabalhar com um chefe ou colega de trabalho difícil?

Essa pergunta visa compreender a sua capacidade de diferenciar os problemas pessoais dos profissionais. Além disso, o entrevistador avaliará se você consegue trabalhar em equipe.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e Aline Gonçalves de Oliveira

Revisado por Cristiana Chieffi