Reino AnimalO Reino Animalia, Metazoa ou Reino dos Animais é formado por organismos eucariontes, multicelulares e heterotróficos. Há uma variedade de espécies animais no planeta e a área da Biologia responsável pelo estudo deles é a Zoologia.

Os animais não produzem seu próprio alimento (heterotróficos) como as plantas, eles se alimentam por meio da ingestão. Há, no entanto, animais que aprendem a se alimentar do meio em que vivem, capturando de forma direta outros animais.

Dentre as principais características deste grupo é que os animais são capazes de se locomoverem e também realizarem a reprodução sexuada. Além disso, os músculos e tecidos são encontrados apenas neste reino.

Como Surgiram os Animais?

De acordo com os cientistas, existem algumas hipóteses para o surgimento dos animais, uma delas é a de que eles teriam surgido no período Pré-Cambriano.

Há cerca de 540 milhões de anos, por meio de pesquisas com fósseis, acredita-se que tenha ocorrido o surgimento de diversas espécies, conhecida como Explosão Cambriana. É extremamente trabalhoso analisar os animais apenas por meio dos fósseis, mas os zoólogos procuraram estudar a anatomia deles e também suas moléculas.

Novas descobertas por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), publicadas na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” sugeriu que os animais teriam surgido, provavelmente há 640 milhões de anos, antes desta explosão e que as esponjas do mar seriam os animais mais antigos da Terra.

Filos do Reino Animalia

Este reino é formado por vários subgrupos dentre eles estão os cordados (Chordata), formados pelos animais vertebrados, caracterizados por conter vértebras e crânio. Há também os invertebrados, quando não possuem vértebras, ou seja, que não possuem ou desenvolveram sua coluna vertebral. A borboleta é um exemplo de animal deste grupo.

Vertebrados

Existem cinco classes dentro do grupo dos animais vertebrados:

  • Pisces: Os peixes podem ser divididos em Peixes Cartilaginosos (tubarão, cação) e Peixes Ósseos (cavalinha, cavalo marinho). Eles são animais que vivem na água.
  • Amphibia: o grupo dos anfíbios é representado por sapos e rãs.
  • Reptilia: os répteis foram os primeiros animais que se adaptaram a vida em locais secos. Exemplo de animais do grupo são o lagarto, o crocodilo e a cobra.
  • Aves: as aves são animais que se caracterizam por terem penas, bicos, ao invés dos dentes, dentre outras características. Dentre os exemplos estão o avestruz e o canário.
  • Mammalia: os mamíferos são animais que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias, responsáveis pela amamentação dada pelas fêmeas aos seus filhotes. Dentre os animais deste grupo estão a vaca e o ser humano.

Invertebrados

Dentre os principais filos deste grupo estão:

  • Porífera: os poríferos são animais que vivem em água doce ou salgada. Eles são primitivos e não possuem órgãos. Não conseguem se locomover e podem se reproduzir de forma sexuada ou assexuada, como por exemplo, as esponjas.
  • Cnidaria: os cnidários são formados por organismos aquáticos tais como as hidras, os corais, as medusas (águas-vivas), as caravelas e as anêmonas-do-mar. Eles foram os primeiros animais a desenvolverem cavidade digestiva, elemento que possibilitou a ingestão de porções maiores de alimento.
  • Platyhelminthes: os plantelmintos são vermes que teriam surgido no planeta há aproximadamente 600 milhões de anos. Eles possuem um corpo achatado e podem ser representados pelas planárias, os esquistossomos e as tênias.
  • Nematoda: os nemátodos são chamados de vermes cilíndricos. Eles são alongados e como exemplo estão a lombriga (Ascaris lumbricoides).
  • Mollusca: os moluscos são animais marinhos que podem viver na água doce, salgada ou na terra. Podem ou não serem formados por uma concha. Dentre eles estão os mariscos, polvos e caramujos.
  • Annelida: os anelídeos tem o corpo formado por anéis ou segmentos. Um dos mais animais comuns deste grupo são as minhocas. Costumam viver em locais úmidos na terra ou na água.
  • Arthropoda: os artrópodes podem ser representados por insetos, aranhas e crustáceos, mas existem uma variedade de animais desse grupo. Uma das suas principais características é que possuem um corpo formado por um exoesqueleto rígido e patas articuladas.
  • Echinodermata: os equinodermos são animais que vivem no mar e formados por um endoesqueleto, que podem apresentar, espinhos. Um exemplo de animal do grupo é a estrela-do-mar.
  • Chordata: entram nesta classificação todos os cordados, exceto os Vertebrata (vertebrados) e o da classe Myxini (enguias).

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva