Floresta AmazônicaA Floresta Amazônica, em sua maior parte, está presente na Região Norte do país e é a maior floresta equatorial do planeta, responsável por abrigar uma biodiversidade e conter uma das maiores reservas de água doce do mundo. Seu clima é o equatorial, quente e úmido, e suas chuvas são capazes de influenciar outras regiões do país.

Mata AtlânticaO desmatamento da Mata Atlântica começou com a colonização do país. No início, ela era extensa, com mais de 1,3 milhões de km² e ia do sul ao nordeste do Brasil, ocupando 17 estados brasileiros. Mas foi marcada pelos diversos ciclos econômicos que prevaleceram durante a história do Brasil Colônia, em especial: pau-brasil, cana-de-açúcar e o café. Além disso, a urbanização também foi um dos fatores que também prejudicou a sua preservação.

Queimadas CerradoO Cerrado é um bioma que está presente no centro do país, mas sua cobertura vegetal foi afetada por causa do desmatamento. Ele não é considerado patrimônio nacional como a Mata Atlântica, por exemplo, e por isso, não há uma preocupação maior em sua preservação como visto nos outros biomas. Isso foi capaz de provocar uma desvalorização e consequente desmatamento entre os anos de 2002 a 2008. De acordo com pesquisadores da Conservação Internacional-Brasil (CI-Brasil) poderá desaparecer até 2030, caso continue sendo desmatado.

Desertificação SoloO desmatamento é capaz de causar inúmeros danos a um ecossistema e também para os seres humanos. No Brasil, dentre as consequências mais significativas estão a extinção de espécies e o surgimento de desastres naturais.

Reciclagem ÁrvoreAs discussões sobre o meio ambiente se tornaram mais intensas e começaram a fazer parte dos projetos políticos apenas a partir do século XX. Aos poucos foi incluído no Direito temas como proteção dos animais e do meio ambiente. Órgãos internacionais voltaram sua atenção para esses assuntos e no Brasil, surgiram também instituições focadas na preservação ambiental.

Desmatamento BrasilA Floresta Amazônica, em sua maior parte, está presente na Região Norte do país e é a maior floresta equatorial do planeta, responsável por abrigar uma biodiversidade e conter uma das maiores reservas de água doce do mundo. Seu clima é o equatorial, quente e úmido, e suas chuvas são capazes de influenciar outras regiões do país.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva