Folha ÁrvoreO Reino Plantae é formado pelos organismos multicelulares autótrofos, ou seja, são todos os tipos de vegetais existentes no planeta, que produzem seu alimento por meio da fotossíntese.

É considerado um dos grupos mais vastos dentro da classificação dos seres vivos.

A Botânica é a área da Biologia que estuda a vida das plantas e também das algas. De acordo com as teorias referentes ao surgimento dos vegetais, estima-se que elas teriam surgido a partir das algas verdes, pelo simples fato, de existirem substâncias semelhantes nas células das duas, tais como celulose e clorofila A e B.

À medida que as plantas evoluíram, de acordo com a teoria da seleção natural, as características mais resistentes dessas plantas sobreviveram ao tempo.

Anteriormente, as plantas podiam ser divididas em dois grupos: Criptógamas (cripto, significa escondido e gamae, gametas) que são plantas cujas estruturas reprodutoras são escondidas ou pouco evidentes. Um exemplo disso são os musgos e as samambaias. O outro grupo era o das Fanerógamas (fanero, significa visíveis), cujas estruturas reprodutoras são visíveis. Posteriormente, foram divididas nos grupos de plantas com semente e sem semente. As plantas que possuem sementes são conhecidas também como espermatófitas, que são as Gimnospermas e Angiospermas, dentre elas estão os coqueiros, pinheiros e goiabeiras.

Briófitas

São plantas pequenas que não possuem sementes, mas sãos caracterizadas por não terem vasos especializados em transportar seivas. Ex.: plantas hepáticas e musgos.

Pteridófitas

São plantas que possuem vasos produtores de seivas. Ex.: samambaias. As plantas com vasos, são chamadas de vasculares ou traqueófitas e, geralmente, são mais desenvolvidas do que as avasculares.

Gimnospermas

São plantas que possuem sementes visíveis e não estão no interior dos frutos. Elas não produzem frutos. Um exemplo de plantas deste tipo é o pinheiro-do-paraná.

Angiospermas

São plantas cujas sementes somente são encontradas no dentro dos frutos. Um exemplo de planta do tipo é a laranjeira.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva