VírusOs vírus estão fora da classificação dos reinos. Eles são minúsculos e, por isso, só podem ser vistos com o auxílio de um microscópio.

São menores até mesmo que uma bactéria e são capazes de infectar células de animais e vegetais, causando doenças que são conhecidas como infecções virais.

Apesar de existirem tipos diferentes, sua estrutura é simples: possui uma cápsula proteica, chamada de capsídeo. Dentro dela, há o material genético do vírus, que de acordo com seu tipo, será DNA ou RNA. Esses dois elementos formam o nucleocapsídeo.

Obs.: o RNA e DNA são materiais estudados dentro da biologia molecular.

Existem aqueles envolvidos por um envelope proteico que adquirem da membrana plasmática da célula hospedeira, composto por uma ou mais capas proteicas. Esse tipo é chamado de envelopado ou encapsulados.

Principais Elementos da Estrutural Viral

  • Ácido Nucleico: é o genoma do vírus formado por uma molécula de DNA ou RNA;
  • Capsídeo: camada que envolve o material genético do vírus;
  • Nucleocapsídeo: o ácido nucleico e o capsídeo formam o nucleocapsídeo;
  • Envelope: é uma membrana externa formada por lipídeos que envolvem a partícula viral. Pode ser encontrada em alguns vírus.

Infecção de Células por Vírus

De acordo com os livros de Biologia, os vírus infectam um grupo específico de células, ou seja, a proteína dos vírus, encontrada em seu envoltório, adere à proteína receptora da membrana plasmática da célula hospedeira. Isso quer dizer que a infecção de determinada célula dependerá das moléculas de proteínas virais, presente nos envoltórios.

Quando infectam uma célula são capazes de se reproduzir de forma rápida, dando origem a diversos outros vírus dentro de um organismo.

Tipos de Vírus

Bacteriófago

São aqueles que infectam bactérias, um exemplo disso, são aqueles que infectam a bactéria intestinal Escherichia coli, os fagos T.

Vírus de Plantas

Geralmente, não são envelopados e possuem o RNA, como material genético. Porém, há determinados vírus de plantas sem envelopes de DNA e envelopados de RNA. Uma das descobertas históricas importantes para a Virologia foi a do Vírus do Mosaico do Tabaco (TMV), por Wendell Stanley (1904-1971). Ele ganhou o prêmio Nobel de Química, em 1946.

O TMV possui o RNA como material genético e é capaz de deixar as plantas com manchas amarelas ou verdes-claras de tamanhos variados, e por isso, não se desenvolvem como as plantas saudáveis.

Vírus de Animais

Existem de DNA ou RNA que podem ser envelopados ou não. Eles adicionam seu ácido nucleico nas células dos animais e iniciam a infecção. Caso o vírus seja envelopado, seu material genético irá se incorporar com a membrana plasmática da célula hospedeira. Em seu interior, a cápsula é rompida e há a liberação do material genético do vírus.

Doenças Virais

Quando os vírus penetram o interior de uma célula são capazes de se multiplicar e afetar no desenvolvimento desta célula, causando doenças virais:

  • AIDS;
  • Catapora;
  • Caxumba;
  • Dengue e Febre Amarela;
  • Gripe;
  • Herpes;
  • Poliomielite;
  • Rubéola;
  • Raiva, etc.

Para se prevenir é necessário optar pelas vacinas. Já o tratamento é feito com drogas antivirais que tratarão os sintomas.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva