Moedas EmpilhadasExistem diferentes formas de investir. Encontre o que melhor se encaixa nos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Tesouro Direto

Alguns levantamentos apontam que em 2010, os pequenos investidores, que fazem aplicações de até R$5.000,00, representam 59,2% do volume aplicado no Tesouro Direto, registrando alta de mais de sete pontos percentuais em relação ao ano passado. Ou seja, os menores investidores estão vendo resultado nesse tipo de aplicação, mesmo investindo quantias menores.

Investimento em imóveis

Com a queda da taxa SELIC (taxa básica utilizada como referência pela política monetária), muitos investimentos deixaram de ter boa rentabilidade, e o investimento em imóveis se tornou uma opção ainda melhor. O risco é muito menor do que no mercado de capitais, mas há uma certa demora para chegar a uma boa rentabilidade, pois é necessário que o aluguel chegue a cobrir o valor do imóvel e gere lucros. Porém, é algo certo para o resto da vida, e que tem uma ótima valorização. Pesquisas mostram que 70% dos proprietários que alugam seus imóveis são aposentados, pois não correm o risco de perder seu patrimônio e possuem uma renda fixa mensal.

Os melhores tipos de imóveis para locação são os de dois dormitórios. A demanda é muito grande, pois acolhem bem as famílias brasileiras, não são muito caros e não têm muitos encargos. Por exemplo, se você tiver um milhão de reais para investir, não invista em uma mansão; invista em cinco imóveis de duzentos mil, pois a procura é maior, a locação é muito mais rápida, os gastos com o imóvel são menores e sua renda não dependerá de apenas um inquilino.

Investimento feito por mulheres

Pesquisas mostram que 54% das mulheres no Brasil são conservadoras na hora de investir e acabam escolhendo a poupança. Preferem não correr o risco de investir o dinheiro de forma errada.

Mas tudo isso varia de acordo com a região e com a idade. Conforme a idade aumenta, também aumentam as preocupações com o risco nas aplicações financeiras.

Principais erros do investidor iniciante:

Ignorar a relação lucro x risco: é preciso entender que, quanto mais um investimento pode render, mais risco ele traz. Com certeza, as pessoas bem de vida que você conhece, passaram por muitos riscos pra chegarem onde estão.

Falta de conhecimento e excesso de otimismo: o excesso de otimismo sem um bom preparo não é suficiente para fazer investimentos muito arriscados. Estude, pesquise, pense, coloque tudo na balança, tenha conhecimento, disciplina e muito cuidado.

Buscar investimentos que não conhece: não faça nada que conheça apenas por ouvir falar.

Pegar empréstimo para investir: muitos investidores iniciantes se empolgam com os possíveis lucros e pegam um alto empréstimo para investir. Mas esse é um risco enorme, pois podem não conseguir esse dinheiro de volta, e se atolar nas dívidas. Sem contar com os juros que terão que pagar ao banco.

Considerar rentabilidade bruta: é comum que, ao escolher um tipo de investimento, o investidor não avalie a rentabilidade líquida. Não se esqueça de avaliar as taxas que serão cobradas, e a incidência de impostos.

A título de curiosidade, veja a lista dos homens mais ricos do mundo, segundo a Bloomberg (dados de 2012):

 Carlos Slim: Mexicano, empresário em telecomunicações.

⇒ Bill Gates: Americano, fundador da Microsoft.

⇒ Warren Buffett: Americano, investidor, industrialista e filantropo.

⇒ Ingvar Kamprad: Sueco, empresário e fundador da IKEA.

⇒ Bernard Arnault: Francês, empresário, presidente e diretor executivo da LVMH.

⇒ Amancio Ortega: Espanhol, empresário, fundador e presidente da Inditex.

Larry Ellison: Americano, empresário, co-fundador e diretor executivo daOracle Corporation.

⇒ Charles Koch: Americano, empresário, presidente e diretor executivo da Koch Industries.

⇒ David Koch: Americano, vice-presidente da Koch Industries.

⇒ Eike Batista: Brasileiro, empresário em vários setores.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas e Lorena Rodrigues dos Santos

Revisado por Cristiana Chieffi