Desenho LojasO sistema de franquias começou nos Estados Unidos após a guerra civil. Franquia ou franchising é um tipo de negócio onde o franqueador disponibiliza ao franqueado sua marca ou patente, lhe dando o direito de distribuir os produtos e serviços associados àquela marca.

O franqueador é a pessoa jurídica que autoriza o uso de sua marca e o franqueado é aquela pessoa que pode ser física ou jurídica que adquire uma franquia.

Uma forma de negócio que cresce cada vez mais e trabalha com a distribuição de produtos ou serviços em um contrato entre o franqueador e o franqueado. Envolvem a transferência e a concessão de marca, tecnologia, consultoria operacional, produtos e serviços. É um método que auxilia as empresas que têm necessidade de ampliar seu negócio com pouco investimento e isso representa uma grande chance para quem deseja abrir o próprio negócio.

Quando se analisa os gastos mensais das franquias, como a marca não lhe pertence, deve ser paga uma taxa sobre o faturamento dos royalties ou o direito pela exploração daquele nome. Quanto mais conhecida for a marca franqueada, maior será o valor pago ao franqueador, que poderá comprometer o seu faturamento. O franqueador é a empresa que detém a marca e concede o negócio ao franqueado, que deve trabalhar de acordo com os padrões estabelecidos por ele. O contrato é bilateral, onde o franqueador se dispõem a prestar uma gama de serviços, além da licença da marca. A franquia é, portanto, uma cessão dos direitos de ambas as partes.

Escolha uma Franquia

Quem deseja escolher o sistema de franquias, deve buscar as mais diversas informações para que possa fazer a melhor escolha. É essencial que o candidato a franqueado escolha um segmento que seja associado ao seu perfil. Analisar a questão financeira e a legalidade da franquia são procedimentos que se fazem necessários para a escolha certa de sua franquia.

Entenda como funciona o sistema de franquias, verifique a legislação do setor e tenha em mãos seus direitos e deveres como franqueado. Faça uma pesquisa sobre qual segmento você deseja investir e selecione, no máximo, duas marcas, para uma análise mais profunda a fim de verificar como é o processo para a seleção de franqueados. A escolha por uma delas deve ser com base no seu perfil, pois será necessário muito tempo de dedicação e é necessário que haja uma identificação por parte do empreendedor.

O próximo passo é manter contato com um possível franqueador, para que sejam passadas as informações sobre custos, previsão de faturamento e demais informações que somente o franqueador poderá passar. Por mais que se ache interessante um segmento de mercado, se ele não é rentável, não deve ser apontado como escolha de negócio. Verifique se há assistência por parte do franqueador e se o programa de treinamento e a assistência dá um respaldo quando a franquia é adquirida.

Vantagens e Desvantagens das Franquias

Uma grande vantagem das franquias é o fato de não começar o negócio do zero e a chance de adquirir um negócio que já foi testado e que demonstrou ser rentável. A cada 100 franquias abertas por ano, apenas três fecham as portas. Apesar da vantagem esse negócio exige dedicação, esforço e trabalho do franqueado. O franqueado deve escolher um ramo que tenha mais afinidade e ter ciência de que o valor do investimento inicial fica entre 40% e 50% do capital que deve ser investimento próprio. O tempo para o retorno desse investimento varia de 12 a 60 meses e depende do negócio escolhido.

Na franquia, os itens de avaliação de seu negócio já foram feitos ,o que facilita o desenvolvimento da empresa. Os gastos diminuem porque a divulgação é centralizada e a vantagem é a de obter uma marca que já está inserida no mercado. Entretanto, o fato de uma unidade franqueada ter uma padronização limita a possibilidade de mudanças no negócio. As taxas de franquias devem ser outro aspecto analisado antes que seja adquirida a modalidade. A melhor delas pode ser decidida pelo tipo de franquia, a modalidade, a taxa de franquia que deverá ser paga, tempos de mercado, propaganda e área específica.

Antes de se arriscar no negócio de franquia, o empresário deve analisar e consultar os franqueados da rede e verificar as vantagens e desvantagens. Além disso, deve analisar a aceitação do negócio e informações passadas por pessoas que utilizam esse tipo de serviço. É necessário, também, verificar informações com seu banco. A escolha deve ser feita com base na sua identificação com o produto, fazendo análise das marcas existentes e sua aceitação. Posteriormente, é interessante que se realize uma pesquisa que avalie os diversos componentes da franquia.

No negócio próprio, a chance de ocorrer algum problema é bem maior do que adquirir uma franquia. Entretanto, a autonomia para qualquer decisão é bem maior. Para quem não quer se arriscar muito, as franquias seriam a melhor opção, pois um negócio já consolidado tem mais oportunidade de crescimento no mercado e a oportunidade de contar com treinamento do franqueador. Um dos fatores que causam conflitos no relacionamento entre franqueador e franqueado é a necessidade de independência que surge após certo tempo. Quanto mais deficiente for a relação de negócios, maior será a chance de ocorrer algum tipo de crise. A eficiência do negócio vai variar com base na motivação do franqueado e não só nas exigências do franqueador. As duas partes devem identificar os perfis, analisar os eventuais problemas e verificar o que está estabelecido em contrato.

O franqueador exige liderança, expansão de sua rede, comprometimento do franqueado e a atuação do franqueado como seu fornecedor. O franqueado espera sucesso em seu empreendimento, uma boa relação comercial, o poder da marca e consultorias oferecidas pelo franqueador.

Vantagens da Franquia

- Possibilidade de sucesso devido a ser um negócio já experimentado.

- Planejamento, pesquisas, treinamento.

- Baixo custo de propaganda e promoções.

- Rapidez no retorno financeiro.

Desvantagens da Franquia

- Auditorias feitas pelo franqueador.

- Pouca autonomia

- Contratos longos

- Possibilidade do não cumprimento dos termos do contrato.

Crescimento das Franquias

Pessoas EscritórioO fato do franchising estar em crescimento deve-se a muitos aspectos, como o amadurecimento dos setores, dificuldade para abrir empresas, chegada de novas bandeiras ao mercado, a queda na taxa de juros e a menor taxa de riscos ao investir nesse negócio. É necessário que o franqueado tenha afinidade com o ramo, conhecimento de administração, disposição para o trabalho e uma mente empreendedora.

Os mercados que mais crescem são os de beleza, saúde e bem-estar, tecnologia e E-commerce. Alguns setores tiveram seu crescimento destacado, como os de alimentação, acessório, beleza e saúde. O crescimento nesses setores específicos demonstra a entrada de mulheres no mercado de trabalho. Entretanto, o setor de franquias que sempre está em crescimento é o ramo da alimentação, pois comendo fora cada vez mais.

As franquias têm uma grande participação no interior do país. O crescimento desse segmento deve ocorrer em pequenos e médios municípios do Sudeste e do Sul. Para a escolha de uma franquia, é necessário uma análise da força da marca, o potencial daquele negócio, confiança no negócio, respeito à padronização da marca e entendimento entre e o franqueador e o franqueado.

As atividades são regulamentadas pela Lei de Franquia desde 1994 a partir da lei 8.955 e isso ajudou a profissionalizar esse segmento. A lei permite ao franqueado conhecer a empresa franqueada e seus sócios, da mesma forma que o franqueador também pode conhecer suas referências. Foi criado o Conselho de Franqueados que ajuda a melhorar a relação entre franqueados e franquias e estabelece problemas a serem resolvidos e metas para melhorar as vendas.

O franqueado deve ficar atento nas expectativas da franquia e não só ao seu custo ou acessibilidade. É necessário que o empreendedor tenha em caixa três vezes o valor solicitado para a abertura da franquia. Muitos franqueados utilizam seu próprio dinheiro e a maneira de aumentar o faturamento depende da gestão de negócios que é praticada. Entretanto há áreas de franquias que exigem pouco capital inicial, em sua maioria as que são nos moldes de um quiosque.

Tipos de Contrato de Franquia

Franchising de Serviços 

O franqueador oferece uma forma nova de prestação de serviço e o franqueado oferece ao consumidor final os mesmos serviços, seguindo o padrão que já deu certo.Franchising de Produção

O franqueador produz tudo que será comercializado pelo franqueado, utilizando marcas conhecidas.

Franchising de Distribuição

O franqueador escolhe diversas empresas para realizar a produção de seus produtos, mas que tenham a sua marca e ele não realiza nenhum tipo de produção. Os franqueados devem distribuir os produtos seguindo as normas do franqueador. Todas as redes de franquia devem oferecer o mesmo produto, para garantir a credibilidade do distribuidor.

Franchising de Indústria 

O franqueado realiza a produção do produto, mas o franqueador oferece todos o materiais necessários para a realização do processo. Após a produção, é feita a comercialização do produto criado.

Textos produzidos por Aline Gonçalves de Oliveira

Revisados por Cristiana Chieffi