Mulher Acendendo VelaAcender velas é um hábito muito antigo, pois elas foram, por muito tempo, o único recurso de iluminação para a humanidade. Primeiramente, elas eram feitas de sebo até a descoberta da parafina, o que melhorou a qualidade do produto. Já foi também usada apenas por pessoas com boas condições financeiras, mas depois da Revolução Industrial, elas ficaram mais acessíveis.

Hoje, por causa da luz elétrica, as velas são mais utilizadas para fins decorativos em mesas de festas e nos jantares românticos. Existem ainda as velas coloridas e as aromáticas usadas de maneira terapêutica.

Os suportes das velas são objetos muito importantes usados para decorar e são essenciais para segurança de quem acende as velas. Com os suportes elas ficam mais presas, não há tanto risco de cair e causar queimaduras ou incêndio como quando estão soltas.

Os cuidados com as velas são sempre necessários, ainda mais quando existem crianças ou animais na residência. Nunca deixar uma vela acesa em casa quando não há ninguém, o perigo nesses casos é muito grande. Existem muitas outras regras para se seguir quanto a segurança das velas, mas é bom contar com o bom senso para evitar acidentes.

As pessoas acendem velas por diversos motivos: por questões de fé religiosa; para aromatizar o ambiente; para dar um clima diferente a iluminação; para decorar uma festa ou reunião social, etc. As velas podem ter muitos formatos e cores, podem ser ecológicas e até repelentes (usadas para espantar mosquitos).

Vela Virtual

Com o avanço da tecnologia, surgiu a vela virtual, muito utilizada dentro do catolicismo para expressar as intenções e orações diante de Deus. Assim, mesmo não acendendo uma vela fisicamente, uma pessoa poderá preencher um formulário através da internet, apresentar os seus pedidos de oração e ter fé que aquilo irá se realizar.

As velas virtuais, geralmente, tem um prazo para ficarem disponíveis em sites de algumas congregações católicas e podem ser acendidas para pedir a Deus por pessoas falecidas, para a resolução de problemas ou para agradecer uma benção que foi concedida. Para encontrar uma vela virtual, basta inserir esse termo e o nome do santo para o qual se deseja fazer a prece (Nossa Senhora de Fátima, Santo Expedito, Santo Antônio, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida, etc.)

História das Velas

As velas são aparatos muito conhecidos. O homem primitivo já utilizava um objeto feito de gordura animal colocado dentro de uma cuba de barro com pavios de fibras vegetais, como energia luminosa durante a noite em locais fechados.

Na Bíblia existem relatos sobre a utilização das velas mais ou menos no século 10 a.C. Há também, registros do uso delas pelos egípcios e gregos antigos em cultos religiosos, em homenagem aos seus deuses pagãos e em algumas festas lunares e sazonais. Já na Idade Média, as velas eram usadas nos mosteiros, castelos e igrejas até mesmo durante o dia, pois eram lugares consideravelmente escuros, principalmente nos meses de inverno.

Não eram artigos encontrados nas casas de todos. Quem tinha velas fazia parte dos grupos mais abastados, pois eram objetos de alto custo e por isso, bastante caros. Os artesãos que as fabricavam, usavam ou cera ou sebo. Sua produção era familiar, passava de pai para filho, era uma tradição.

Quando começou a ser fabricada dentro dos padrões industriais, na Inglaterra do século XVIII, o aumento na produção permitiu que mais pessoas tivessem acesso a elas com o passar do tempo, ou seja, gente comum podia iluminar seus lares durante a noite como faziam os mais ricos. Os materiais para produzir as velas continuavam sendo os mesmos, mas o maquinário moderno permitia a produção de mais velas em menos tempo, o que garantiu a sua disseminação.

Em meados do século XIX a parafina começou a substituir o sebo e a cera no fabrico de velas industriais. Esse novo material derivado do petróleo era mais barato e mais agradável, pois não exalava o mesmo mal cheiro que o primeiro e era mais consistente que qualquer um das duas matérias-primas anteriormente utilizadas.

Com a invenção da corrente elétrica no fim do século XIX e seu constante crescimento durante o século XX, as velas foram deixando de ser usadas com a finalidade exclusiva de iluminar ambientes internos durante a noite, seu uso foi sendo reinventado. Hoje, em pleno século XXI, as pessoas ainda possuem velas dentro de suas casas, para fins específicos, como jantares, banhos, com intuito de aromatizar ambientes, dentre outros.

As velas são um artigo indispensável em datas comemorativas, afinal ninguém canta os parabéns sem acender as velinhas no bolo. É uma lembrança muito forte dos primeiros aniversários.

Dicas de Cuidados com a Vela

A utilização das velas requer alguns cuidados de segurança para evitar acidentes, como incêndios e para que ninguém se machuque. Como muita gente tem costume de acender velas por diferentes razões dentro de suas próprias casas, o cuidado deve ser redobrado se tiver animais ou crianças no lugar.

  • Não coloque as velas acesas ao alcance de crianças ou animais;
  • Procure colocar longe de produtos inflamáveis, de cortinas, tapetes ou de qualquer aparelho elétrico;
  • Coloque as velas sempre em suportes: castiçais, candelabros, taças para diminuir o risco de cair e causar acidentes;
  • Nunca acenda uma vela e saia de casa, se por acaso sair, apegue as velas;
  • Não deixe velas acesas dentro de quartos de dormir;
  • Mesmo nos românticos jantares é preciso ter certo cuidado, principalmente as mulheres com cabelos longos, pode acontecer do cabelo pegar fogo e não perceber a tempo, fique sempre atenta;
  • Tenha cuidado redobrado com velas à mesa na presença de bebidas destiladas. Elas são inflamáveis;
  • As toalhas de mesa também podem contribuir para disseminação de um incêndio causado por velas, por isso evite fazer movimentos bruscos. Coloque as velas em suporte seguro para não cair;
  • Tenha cautela na hora de transportar uma vela acesa, se a cera derretida pingar na pele pode causar queimadura, portanto, não deixe crianças fazerem isso. Os adultos devem fazê-lo desde que a vela esteja em suporte seguro ou apagada;
  • Atenção redobrada quanto as velas em recipientes de vidro: o material vítreo submetido a altas temperaturas pode romper e causar ferimentos, portanto evite tocar no vidro quente, onde tenha uma vela acesa;
  • Velas em luminárias devem ter a chama a uma distância de aproximadamente 3 cm das paredes da luminária de parafina para que não derreta muito. Procure colocar por baixo da luminária sal grosso ou um prato com água;
  • Não leia ou estude à luz de velas. Mantenha-as longe de papéis e livros, esses materiais podem ser perigosos, facilitam incêndios;
  • Em caso de haver queimaduras não recorra a métodos populares, não passe nada, apenas coloque debaixo de água corrente, antes de passar pomadas consulte um médico, principalmente em casos de queimaduras graves.

Seguindo essas normas de segurança não há perigo, é só contar com o bom senso e não se descuidar porque um pequeno descuido com velas acesas pode causar acidentes graves, queimaduras que deixam marcas irreversíveis e até mesmo morte.

Quando Acender Velas?

Velas AcesasDesde que a energia elétrica ganhou espaço e tornou-se acessível, o uso das velas como energia luminosa perdeu espaço. Assim, atualmente, as velas não se restringem a iluminar ambientes internos, elas podem ser usadas como objetos decorativos para diferentes ambientes e situações.

Além disso, são usadas em rituais religiosos, como símbolo de fé e ainda para aromatizar ambientes. Para cada situação, acender uma vela, tem muita importância para seus utilizadores. Um exemplo disso são as velas para aniversário, onde acendem-se velas para comemorar a vida de uma pessoa, que poderá fazer pedidos antes de apagá-las.

Veja a seguir algumas funções comuns das velas.

Velas Decorativas

Geralmente são feitas artesanalmente, existem de diversas cores e formatos. Algumas tem aromas especiais para relaxar ou simplesmente deixar o ambiente mais agradável. Elas são bastante usadas para decorar festas, seja com arranjo de flor ou dentro de taças ou aquários, dão um toque de sofisticação, com simplicidade.

Vela de Aniversário

É um dos usos mais conhecidos das velas, colocadas sobre os bolos de aniversário, elas tem valor simbólico, acredita-se que quando feito um pedido antes de apagá-las ele se realiza.

Velas para Banho

Na maioria das vezes são aromáticas, geralmente com aromas relaxantes, durante o banho são acesas, o cheiro aromatiza o banheiro ajuda a relaxar o corpo e dependendo de qual é o aroma pode até ajudar com o estresse mental.

Vela para Jantares

Usados para decorar a mesa de jantar, pode-se utilizar de várias formas, a melhor é a que combine com estilo de jantar que será servido. Na maioria das vezes as velas são acesas em jantares a dois, por causa do clima de romance que pode proporcionar.

Vela para Dar de Presente

Velas artesanais com aromas e coloridas, são uma ótima opção de presentes. Para o dia dos namorados, por exemplo, velas vermelhas com aroma de morango ou rosas combina muito. Se for um presente para o dia das mães, uma vela com cores e aromas mais delicados, caem bem. Algumas pessoas gostam de colecionar velas, mas mesmo para as que não conhecem é legal presenteá-las, é uma lembrança boa, até para os amigos. Existem aromas como de chocolate que fazem muito sucesso e pode ser dado de presente para qualquer pessoa independente da relação, seja íntima ou mais formal.

Velas como Terapia

As velas podem ser encaradas como terápicas de várias maneiras. Acredita-se que velas aromáticas e colorida possuem o poder curar o corpo de males causados pelo estresse, nervosismo e até algumas dores. Mas o que poucos sabem é que fazer velas artesanais também pode ser uma terapia, pois pode-se exercitar a criatividade e manter a mente ocupada, o que segundo especialistas, pode ajudar pessoas com depressão, estresse, crianças hiperativas entre outras.

Velas em Ritos Religiosos

Muita gente tem costume de acender velas para anjos da guarda, santos, quando fazem promessas, pela alma de quem já morreu, para os orixás etc. É um costume antigo, as velas acesas representam o homem, a alma e o espírito através da cera, do pavio e da chama respectivamente. Em alguns rituais católicos como batismo, primeira eucaristia e crisma, cada um tem sua própria vela acesa, o que simboliza a luz de Cristo, segundo a tradição. Hoje em dia, podemos acender uma vela virtual, algumas congregações católicas possuem sites nos quais as pessoas acendem uma vela e fazem um pedido, tudo pela internet, e durante as missas os celebrantes lembram as intenções dos fiéis por uma semana, o tempo de duração das velas.

Vela nas Artes Marciais

O Kung Fu, uma luta tradicional chinesa, é muito popular, como outras artes marciais do Oriente. Porém, o que poucos sabem é que em alguns treinos de concentração os praticantes do Kung Fu usam velas, para se aprimorar na luta.

A principal explicação para essa tradição é fato das velas serem a única fonte de luz na antiguidade, os treinos noturnos, por tanto, eram iluminados com as velas. Hoje o treinamento com a vela não é mais tão usado, principalmente por causa do perigo que os praticantes correm com as velas presentes nos treinamentos da luta.

1.Concentração: é realizado com a vela uma vela acesa em um quarto escuro, ela se encontra em um ponto estratégico. Em um primeiro momento o lutador só irá observá-la, depois começa a fazer os movimentos do Kung Fu focalizando a chama da vela sem deixar de olhar. Esse exercício é relativamente difícil de ser executado nos primeiros minutos, porque quem está treinando deve prestar atenção na vela, mas não pode se esquecer dos seus movimentos, não pode se distrair. A segunda etapa é ainda mais difícil, a vela é posta em um suporte que balança, não é mais fixo, e o lutador precisa acompanhar o movimento da chama da vela ao mesmo tempo que executa os movimentos da luta com bastante concentração. A partir do momento em que o lutador consegue executar esses dois exercícios, ele pode ter certeza que o nível de concentração que alcançou é muito bom para o exercício que pratica.

2.Treino de jing: esse treino consiste em socar o ar a partir de uma distância de 12cm da chama da vela. O lutador precisa estar muito focado no exercício, pois os movimentos que exercerá deverão fazer o ar apagar a chama da vela, quatro vezes em uma série de cinco tentativas. Depois de conseguir cumprir a meta a distância vai aumentando, assim como força e a concentração.

Tipos de Velas e Suportes

Castiçal FerroVeja a seguir alguns tipos de velas:

Vela com Estearina

A estearina é um óleo extraído da palma, de bastante consistência, usada na fabricação de velas desde a II Guerra Mundial. O material dá brilho e também deixa a vela mais dura, aumentando sua vida útil.

Vela de Parafina

É usada como matéria-prima de vela desde meados do século XIX, um composto derivado do petróleo, a sua queima produz menos odor que os compostos usados anteriormente (como o sebo) é a mais utilizada hoje, mas misturada a estearina.

Velas Coloridas

As velas à base de corante são além de bonitas muito representativas, cada cor tem um significado, existe uma energia diferente nelas. São muito usadas para rituais de cromoterapia, que consiste em atrair algo acendendo uma vela cuja cor corresponde ao desejo da pessoa.

  1. Vela branca - paz, tranquilidade, equilíbrio e pureza;
  2. Vela verde - saúde, fertilidade, sucesso e vitalidade;
  3. Vela vermelha - coragem, vitalidade e força;
  4. Vela amarela - riqueza, prosperidade e superação;
  5. Vela rosa - felicidade, amizade, romance, amor e paixão;
  6. Vela azul - ternura, calma, paz, sorte e paciência;
  7. Vela laranja - felicidade, criatividade, concentração.

Velas com Aroma

Acredita-se que os aromas tem energias que são capazes de provocar mudanças no nosso estado de espírito, cada um provoca uma reação através da aromaterapia. As velas com aroma exalam suas respectivas energias.

  1. Aroma de camomila - ajuda a acalmar, combate enxaqueca e alergias;
  2. Aroma de flor de laranjeira - relaxa, atrai o amor e combate o mau humor;
  3. Aroma de jasmim - atrai sorte nos negócios, predispõe a sensualidade e é afrodisíaco;
  4. Aroma de canela - traz a sensação de felicidade, segurança e determinação;
  5. Aroma de alfazema - ajuda a relaxar a mente, é ligado a fertilidade e as vocações artísticas;
  6. Aroma de morango - atrai o amor verdadeiro, o romance e os sentimentos nobres;
  7. Aroma de rosa - destaca a beleza, atrai o amor, é ligado a fertilidade e a paixão;
  8. Aroma de sândalo - é um afrodisíaco, ajuda a relaxar a mente, proporciona concentração;
  9. Aroma de lavanda - combate a insônia, o estresse mental, ajuda na concentração;
  10. Aroma de erva-doce - essência da longevidade, ajuda com os males físicos do corpo.

Vela de Gel

Existem dois tipos de gel que podem ser usados para fazer velas no lugar da parafina, o gel transparente e o gel cristal. O primeiro é mais mole, precisa ficar dentro de um vidro pois não se sustenta sozinho, já o segundo é mais consistente, pode ser desformado. Mas ambos tem a transparência e textura parecidas. As velas de gel são muito utilizadas em decoração de festa.

Vela Repelente

As velas feita com citronela (uma planta aromática) ao serem acesas tem um efeito repelente, seu aroma espanta os insetos, principalmente mosquitos, mas não tem cheiro desagradável, pelo contrário, é muito bom, além de deixar a casa livre dos incômodos mosquitos.

Suportes para Velas

Os suportes de vela dão mais segurança, sustentando-as e impedindo que caiam quando acesas. Veja a seguir alguns tipos de suporte de vela:

  • Castiçais: suporte destinado a uma vela apenas, encontra-se no mercado uma imensa variedade de material, desde metais até plástico. São muito usados em decoração de festas, mesmo no dia a dia para colocar velas especiais.
  • Candelabros: é um suporte com ramificações, pode ser usado para mais de uma vela, é tradicionalmente usado em alguns rituais religiosos e em jantares especiais. Os mais tradicionais são de bronze e prata, mas os designs mais modernos investem em outros tipos de materiais mais leves e igualmente sofisticados.
  • Mini-aquários: são usados para colocar velas flutuantes, geralmente servem como decoração, incrementa-se com flores de diversas cores, são muito usados como enfeite em mesas de festas, dando um toque aconchegante ao ambiente.

Vela Ecológica

Vela EcológicaA parafina, matéria-prima muito comum na fabricação das velas, é um material derivado do petróleo, cuja obtenção é muito poluente, refletindo em males ambientais, além de ter alto custo, por causa do aumento do preço do petróleo nos últimos anos. Esses fatores tornam a fabricação da vela cara e ecologicamente incorreta.

No entanto, existem algumas alternativas para produzir velas gastando menos e de forma sustentável, isto é, sem prejudicar o meio ambiente. Para isso, a parafina precisa ser substituída por ceras vegetais, derivadas do óleo da palma, do girassol, da soja, de arroz e andiroba, por exemplo. O uso dessa alternativa de cera, pode se converter em benefícios sociais, já que ajudam milhares de empreendimentos familiares e locais que vivem do cultivo dessas plantas fornecedoras de óleo.

Esse tipo de vela já era produzido há alguns anos nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, países que adquiriram essa consciência ambiental a mais tempo que os brasileiro, isso explica o engajamento ecológico em vários ramos, inclusive na fabricação de velas. Embora iniciante nesse tipo de produção de velas, o Brasil tem grande potencial, é rico em recursos naturais que podem suprir a necessidade de parafina, chegando a substituí-la.

Dessa forma, as empresas que já estão se preparando e produzindo a vela ecológica, deixando de comprar parafina, estão mais preparadas para o futuro. As velas decorativas são um negócio promissor, as pessoas começam a se conscientizar dos riscos ambientais e os derivados do petróleo estão sujeitos a muitos altos e baixos. Todos esses fatores conspiram a favor de transformar a vela ecológica em uma tendência nos próximos anos.

Se os fabricantes de velas se conscientizarem da importância do produto sustentável e começarem a se preparar poderão deixar a parafina, tão recorrente no Brasil para outros fins, já que no futuro, ela e os outros derivados do petróleo ficarão mais escassos. Portanto essa alternativa, ajudaria outros tipos de indústrias também.

O grande problema é que a produção da vela ecológica, apesar de estar em alta, não é tão significativa, ainda é muito pequena, porque o fornecimento de matéria-prima não é o suficiente para que todos os produtores optem por esse tipo de vela, pelo menos no momento.

Velas Eletrônicas

Além dessas, existem as velas eletrônicas, feitas de LED, que se mantêm acesas com auxílio de uma bateria, pode ser trocada quantas vezes necessário, algumas são sensíveis ao sopro e apagam como as velas tradicionais. Outras nem precisam de bateria, se carregam quando expostas a luz do sol. A luz delas não é artificial, se parece com a luz de uma vela de verdade, mas a vantagem é que não tem perigo de incêndio, não produz mal cheiro, não queima e não deixa nada manchado de cera.

Textos  produzidos por Ludmyla Barbosa