Boas ManeirasAo longo do tempo, a civilização e a cultura foram impondo para a sociedade determinados padrões de comportamento, que são considerados os adequados e corretos.

Claro que em casa não seguimos a risca, temos atitudes mais descontraídas e informais, mas temos que saber nos portar educadamente em outros lugares, e também com as pessoas. Mas etiqueta não é só “saber usar talheres”, é uma soma de boas maneiras, atitudes, palavras, costumes, modo de falar, andar, se vestir etc.

Mas antes de aprender as regras de etiqueta social, é preciso saber respeitar todos e entender que o seu espaço termina quando o do outro começa.

Veja em nosso site etiqueta à mesa, como se portar em casamentos, aniversários, eventos empresariais, etc., como fazer convites e com quanto tempo de antecedência enviá-los, etiqueta e postura no local de trabalho, e dicas de como reagir em situações que ocorrem no nosso dia a dia.

Etiqueta Social nas Redes Sociais

Não fale mal da empresa ou de seus colegas de trabalho: Muitas vezes ao adicionar seus colegas de trabalho, fica mais complicado postar suas opiniões sobre o trabalho ou como está se sentindo em relação a sua vida profissional. Algumas redes sociais possibilitam o bloqueio de determinadas pessoas. De qualquer forma, é preciso ter cuidado ao adicionar chefes, gerentes e colegas do escritório.

Não poste fotos sensuais: Ninguém é obrigado a conferir as fotos de biquíni ou sunga das suas últimas férias na praia. Bom senso sempre é importante nesses momentos.

Evite usar em excesso as redes sociais no expediente: Não passe a impressão de que seu trabalho é bagunça e use as redes sociais somente quando for estritamente necessário. Nas empresas em que o uso é bloqueado esse problema não acontece, mas atente-se ao uso das redes sociais pelo celular também.

Não fale sobre assuntos polêmicos: A diversidade de pessoas no Facebook e Twitter é imensa, portanto, é preciso ter cuidado com publicações relacionadas a religião, futebol e política. Tome sempre esse cuidado e evite inimizades e transtornos.

Evite adicionar pessoas que você não conhece: O melhor é ignorar o pedido se uma pessoa desconhecida ou que você não gosta te adicionar no Facebook. Aliás, a rede social permite selecionar seus amigos em grupos, ou seja, você pode direcionar suas postagens para um público específico.

Não marque os amigos sem o consentimento: Marcar amigos ou colegas em festas, confraternizações e eventos é um assunto delicado porque pode comprometer alguma pessoa ou divulgar que ela estava em determinado local. Questione a pessoa se ela realmente gostaria de ser marcada.

Não envie solicitação para jogos: Esse é um dos casos que causam mais constrangimento e estresse nas redes sociais e muitas vezes pode levar a exclusão de amigos. Não faça isso e envie pedidos de determinados jogos apenas para as pessoas que jogam eventualmente aquele joguinho.

Não poste fotos chocantes: Ninguém deve ser obrigado a ver fotos de pessoas mortas, animais maltratados ou pessoas mutiladas. Tome cuidado ao curtir fotos assim ou compartilhá-las para não incomodar seus amigos virtuais. 

Etiqueta à Mesa

Como arrumar uma mesa

Etiqueta à MesaO que colocar na mesa?

Sousplat, prato raso, prato de sopa, e um pouco acima à esquerda, prato para pão.

Os Talheres

  • Da direita para a esquerda: colher de sopa, faca de peixe e faca de mesa;
  • Da esquerda para a direita: garfo de peixe e garfo de mesa;
  • Parte superior do prato: garfo de sobremesa virado pata à direita, e acima, colher de sobremesa virada para esquerda.

Uso dos Guardanapos

Coloque-o sobre o prato raso ou à esquerda dos garfos (no caso de ser servida sopa ou uma entrada).

Uso dos Copos

Da esquerda para a direita, acima das facas: água, champanhe, vinho tinto e vinho branco.

Uso do Saleiro e Pimenteira

Distribua-os ao longo da mesa, contando-se um jogo para cada quatro ou cinco pessoas.

Café

Sirva quando os convidados estiverem na sala de estar, e após o café, sirva um licor.

Dica de Etiqueta: é correto colocar arranjo de flores no centro da mesa de jantar, porém coloque abaixo da altura dos olhos para que não atrapalhe.

Como Montar o cardápio

Ordem para servir os pratos: entrada, saladas, entrada quente (massa, risoto etc), prato principal e sobremesa.

  • Não varie nos tipos de tira-gostos como entrada, escolha no máximo dois. O mais indicado são as torradinhas servidas com patês, onde é possível variar o sabor dos patês.
  • Também não é necessário colocar dois tipos de carne no prato principal.
  • Quando lhe servirem salada, verifique se há talheres especiais para esse prato. Eles normalmente ficam logo ao lado do prato;
  • Os pães devem ser partidos e levados a boca com a mão.

Lembre-se: avisar qual é o cardápio para os convidados pode ser uma boa opção (dependendo do tipo de evento).

Uso dos talheres

TalheresCom a presença de diversos tipos de talheres, pode ser que você confunda, mas basta lembrar: “O talher a ser usado primeiro, é o que está mais afastado do prato”, ou seja, eles seguem a mesma ordem em que os pratos são servidos. Alguns talheres poderão ser trocados por outros modelos, ou retirados, dependendo do tipo de prato que será servido. Mas ordem será sempre a mesma.

A posição do garfo depende se a pessoa é destra ou canhota, mas na hora de cortar, o garfo tem que estar na mão esquerda, e a faca na mão direita. A faca só é usada para cortar e usá-la para auxiliar a “juntar” a comida ao garfo é uma atitude incorreta. Já os legumes, tortas ou croquetes, não devem ser cortados, o correto é parti-los com o garfo.

Quando a faca e o garfo não estiverem sendo usados, deve-se colocá-los sobre o prato, mas nunca com o cabo apoiado na mesa. Ao terminar a refeição, coloque lado a lado o garfo e a faca, sobre o meio do prato no sentido vertical.

Comer e se portar na mesa

  • Primeiramente, coloque o guardanapo no colo, e use-o sempre antes de levar o copo ou a taça à boca. No final da refeição, coloque-o do lado do prato, sem dobrar, mas também não amasse.
  • Não apoie os cotovelos sobre a mesa;
  • Pegue os copos pela base de seu arqueado, nunca pelas bordas.
  • Mastigue de boca fechada e devagar.
  • Não encha demais o garfo ou a colher.
  • É incorreto colocar palito de dente na mesa, mas caso tenha, não utilize.
  • Não empurre o prato ao se levantar da mesa.
  • Se tiver o pão na mesa, parta-o com as mãos, passe a manteiga e leve-o a boca com a mão mesmo.
  • Não se sirva antes do anfritrião, e caso a mesa tenha menos de dez pessoas, espere todos servirem para começar a comer.
  • Em uma refeição informal não há problemas em repetir o prato, mas quando estão previstos vários pratos como em uma refeição formal, só se repete quando o garçom oferece novamente, mas nunca peça para repetir.
  • Não assopre a sopa para esfriar.
  • Você não deve fumar quando estiver à mesa.
  • Não se dirija à mesa sem que o afitrião convide.
  • Se precisar retirar algo da boca, como um pedaço de nervo da carne, retire da mesma maneira que colocou, ou seja, com o garfo. Caso seja uma fruta que você levou à boca com a mão, retire o caroço com o garfo também. A única exceção, é com espinho de peixe, que pode ser retirado com a mão mesmo.
  • Fale com moderação quando estiver à mesa, fale menos, frases curtas, e se for preciso estender a fala, pare de comer por instantes. Evite falar alto demais, ou sussurar e cochichar.
  • Se deixar cair um pouco de comida no forro da mesa, recolha a porção com o talher mais apropriado, e coloque-a na margem do prato.
  • Quando estiver em um tipo de jantar ou restaurante que possua o serviço de bufê, não misture todos os tipos de comida, coma cada coisa de uma vez, e evite pratos muito cheios.
  • Se quiser algo que está longe de você na mesa, peça para alguém que esteja perto te passar, não passe o braço na frente dos outros.
  • Sirva-se sem ficar escolhendo qual pedaço lhe agrada mais.
  • Não corte o alface, utilize a faca para dobrar a folha sobre o garfo.
  • Também não corte massas, como o macarrão, enrole-o no garfo.
  • Frango à passarinho pode ser comido com o auxílio das mãos, mas pegue o pedaço com um guardanapo.
  • Não é errado comer as frutas que ficam na beirada das taças.

Etiqueta em Eventos

Convite FestaSaber convidar, deixar seus convidados satisfeitos e também se portar de maneira correta em festas e eventos é de grande importância. Veja aqui as principais dicas.

Período para enviar Convites

Reuniões informais – 3 dias antes;

Jantares mais íntimos – 1 semana antes;

Recepções maiores e mais formais – de 15 a 20 dias antes;

Festa de casamento – 30 a 60 dias antes;

Em ocasiões informais, o convite pode ser feito pessoalmente, por telefone ou por email. Já em recepções mais formais, é possível fazer um convite impresso, do mais simples ao mais sofisticado, mas não é uma regra, vai do gosto de quem está recepcionando. Mas em situações como casamento e formatura, é indispensável o convite impresso, com data, hora e traje adequado.

Convites impressos que trazem a sigla R.S.V.P, que vem do francês: "répondez s`il vous plait", significam: responda por favor. Portanto, se receber um convite assim, responda se vai ou não ao evento no máximo 48 horas depois de recebidos.

O anfitrião precisa ser pontual, para não constranger quem chega no horário. Crie um clima descontraído mesmo que seja um evento formal, deixando os convidados mais à vontade.

Não é preciso aguardar a chegada do último convidado para começar a servir os aperitivos e bebidas. Se for um evento maior, não é necessário que o anfitrião apresente todos os convidados uns aos outros, somente alguns. 

Como se portar em Festas e Eventos

  • Primeiramente, é importante ser pontual ao assumir compromissos, caso haja algum imprevisto, avise com antecedência.
  • Ao cumprimentar, evite o excesso de beijos e abraços se o evento for mais formal.
  • Não queira chamar a atenção, essa é uma atitude que passa muito longe dos bons modos e educação.
  • Não coma de maneira exagerada como se não comesse a dias, fique atento aos modos à mesa.
  • Saiba andar corretamente, principalmente as mulheres que usam salto. Tenha cuidado com a maneira de sentar, corrija as costas, e tome cuidado principalmente com as poltronas, não se jogue nem fique com uma postura que pareça cansado.
  • Não fale alto demais, nem use gírias e palavrões. Também não exagere na bebida.
  • Não peça para levar "mais uma lembrancinha” da festa, muito menos bolo e docinhos. Além disso, não leve os arranjos da mesa, a não ser que haja um cartãozinho permitindo.
  • Não fume em ambientes fechados, vá para a área externa.
  • Mesmo em reuniões informais na casa de amigos, esteja atento ao horário, as vezes já se passaram muitas horas e os anfitriões ficam sem jeito de pedir aos convidados para irem embora, portanto, cuidado para não ser inconveniente.
  • Em festas maiores, vá embora quando tiver vontade, ou quando ver que a maioria já está indo embora, não seja um dos últimos.
  • Desligue o celular caso esteja em um jantar, ou coloque no silencioso e peça licença, mas não precisa falar o que irá fazer.
  • Mantenha os modos na pista de dança também, acompanhe os outros convidados, não faça danças vulgares ou chamativas.
  • Não tire os sapatos.
  • Boceje discretamente e coloque a mão na boca e não espreguice.
  • Se a festa for sua e você ganhar presentes, se possível abra-os frente de quem deu, se não, guarde e veja depois, mas mande um cartão ou um telefonema agradecendo.

Como se Vestir para um Evento

  • Esteja sempre atento ao tipo de evento, para que sua roupa não seja muito exagerada, nem muito inferior aos outros convidados.
  • É preciso se vestir da maneira como gosta, se sentindo bem e seguro. Cuidado com a moda, pois nem tudo que está na moda se adequa a todos os corpos. Leve em consideração o seu tipo físico, sua idade e seu jeito.
  • Suas roupas precisam variar de acordo com o lugar do evento, o horário, a situação e a companhia. Com bom senso e bom gosto, é possível fazer uma escolha correta.
  • Tenha cuidado para que sua roupa não te faça parecer vulgar, tornando-se deselegante.
  • Atenção para o comprimento das saias e dos vestidos, transparência, decotes, e roupas íntimas aparecendo, quando o evento for muito formal, principalmente quando os convidados forem do seu meio profissional.
  • Não é errado nem feio repetir roupas, mas evite roupas muito chamativas pois são mais marcantes. Dê um tempo de uma festa para outra, e se possível, use quando os convidados forem diferentes. Mas caso não tenha outra maneira, não há nada de errado.

Regras de Etiqueta nos Casamentos

  • Etiqueta em CasamentosOs convites da cerimônia devem estar de acordo com a exigência do evento. Ou seja, eventos mais elegantes exigem convites mais vistosos e delicados. Envie o convite com antecedência mínima de 30 dias.
  • Evite cumprimentar os noivos por um longo período evitando o alongamento desnecessário da fila; Você pode agradecer presentes e flores na igreja ou salão de festas ou enviar um bilhete agradecendo todas as pessoas;
  • Pode-se convidar um número maior de padrinhos e madrinhas. Isso ajuda a agradar uma parte dos amigos e familiares.

Etiqueta Profissional

A educação, postura e etiqueta no ambiente profissional é extremamente necessário, pois você está sendo sempre avaliado e observado. Um passo errado pode modificar sua imagem de “bom profissional”. Veja como se comportar em determinadas situações:

  • Não “puxe o saco” do chefe, nem force a barra. O ideal é somente ser agradável, simpático e mostrar interesse.
  • Seja sempre pontual, mostrando compromisso e responsabilidade.
  • Saiba ouvir, não atropele a pessoa que está falando com suas palavras.
  • Em reuniões ou confraternizações, não fale o tempo inteiro, dê a oportunidade de todos exporem suas idéias.
  • Se não souber muito sobre o assunto discutido, apenas ouça ou faça perguntas, não queira falar o que não tem certeza.
  • Fale de maneira adequada no seu ambiente de trabalho, não use gírias, palavrões, não fale alto ou ria descontroladamente.
  • Seja educado com todos da empresa, não crie inimizades, fofocas ou situações desagradáveis.
  • Caso encontre com o dono da empresa, ou o diretor, com quem não tenha muito contato, seja educado, cumprimente, mas não puxe assunto, apenas corresponda se ele tomar a iniciativa.
  • Não fique falando no celular dentro do elevador, pois ninguém tem a ver com sua conversa e não precisa ouvir.
  • Seja sempre discreto, não fique falando da sua vida pessoal abertamente para todos.
  • Se seu relacionamento com o chefe for distante, não dê presentes no aniversário ou no natal, pois pode parecer bajulação.
  • Participe das atividades da empresa, principalmente as de final de ano, para não parecer antipático ou antissocial.
  • Em uma entrevista para emprego, limite seus gestos de nervosismo, como ficar balançando o pé, mexendo no cabelo ou nas coisas da mesa do entrevistador, etc.
  • Não seja exagerado na maneira de se vestir para trabalhar, evite chamar atenção, e não use perfumes muito fortes.
  • Em refeições de negócios, nunca tome a iniciativa de pedir bebida alcoólica, pois essa atitude precisa vir de quem convidou.
  • Jamais use roupas vulgares e sensuais, como saia curta, decote, transparência, roupa justa, roupa branca transparente, barriga de fora etc. Não esqueça que está em um ambiente de trabalho.
  • Não exagere nos objetos pessoais de sua mesa.
  • Nas festas e confraternizações da empresa, beba pouco e socialmente, pois um deslize pode acabar com sua imagem dentro da empresa!
  • Não aceite “paqueras” dentro do ambiente de trabalho, e caso já se relacione com alguém, sua postura em relação à ela precisa ser somente profissional dentro da empresa.
  • Aproveite as oportunidades para mostrar seu comportamento adequado e sua simpatia.

Boas Maneiras

Regras EtiquetaAqui estão algumas dicas sobres diversas situações que você pode se deparar a qualquer momento. Saiba como agir da maneira mais adequada, e com educação!

  • Se alguém cometer um erro de português não corrija na frente de todos, e caso tenha mais intimidade, quando estiverem a sós, fale do erro com muita delicadeza. E se você for corrigido, mesmo que não goste, agradeça.
  • Em uma viagem de avião, permaneça em seu lugar, não fique andando pelos corredores; ao ler jornal, não o abra muito, para não atrapalhar o passageiro do lado; antes de deitar o encosto da poltrona, verifique se a pessoa que está atrás não está utilizando a mesinha; fale baixo, não reclame da comida e não leve nada de lembrança, etc.
  • Se estiver comendo na casa de um amigo e encontrar um fio de cabelo na comida, seja discreto, não fale nada, e coloque o cabelo no canto do prato, para não causar constrangimento aos donos da casa.
  • Caso encontre alguém que pergunte: “fulano, se lembra de mim?”, se você não lembrar o nome, não precisa mentir, apenas fale “Claro que lembro, mas esqueci seu nome agora”.
  • Se por acaso deu um presente com preço, e percebeu só depois que a pessoa presenteada abriu, peça desculpas, mas não fique muito tempo se explicando e falando do assunto.
  • Não é correto utilizar “apelidinhos carinhosos” na frente de outras pessoas, deixe para quando estiverem a sós. É uma falta de respeito, educação e etiqueta com quem está perto.
  • O horário mais correto para ligar para a casa de alguém, é de 10 horas às 22 horas, mas quando a intimidade é maior com a pessoa, ela costuma especificar seus horários, como “durmo tarde, pode ligar até meia noite”, mas se disserem “acordo cedo”, já levem como uma indireta para que você não ligue tarde.
  • Se furarem fila na sua frente, não faça barraco ou fale alto para que a pessoa perceba, fale diretamente. Se não resolver, chame o gerente ou responsável pelo local.

Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas