Congresso NacionalNa região centro-oeste do Brasil são encontradas as seguintes capitais: Brasília (DF), Campo Grande (RS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO).

Brasília - DF

A nossa atual capital federal possui sua área equivalente a 5801,937 km². Foi fundada em 21 de abril de 1960 e está localizada no Planalto Central. A vegetação predominantemente  é o cerrado. O clima é o tropical de altitude, sendo o verão chuvoso e o inverno seco. A temperatura média da cidade é de 21º C.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital é equivalente a 0,844: considerado elevado, de acordo com o PNUD. Brasília possui um lago artificial: o Lago Paranoá. Ela também é uma cidade tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

A economia brasiliense é fundada nas funções administrativas relacionadas principalmente aos concursos públicos e, aqui, encontramos muitas pessoas realizando concursos no DF para construir uma carreira estável. Na economia, os destaques são para a construção civil e o setor de comércio varejista. A agricultura é um ramo promissor de Brasília, por causa das cidades que fazem parte do entorno da capital.

Brasília é considerada um centro cultural. Vários museus compõem os prédios públicos da cidade compondo um grande acervo cultural.

O patrimônio arquitetônico é de uma modernidade ímpar. As construções fogem um pouco dos padrões da arquitetura e equilibram o azul do céu com o branco de várias edificações. Os monumentos atraem turistas que visitam esses locais por suas linhas retas e imponentes.

Na capital ocorrem alguns eventos como: o Capital Fashion Week, evento de moda; o Festival de Cinema de Brasília do Cinema Brasileiro. No Carnaval, alguns blocos de rua saem para festejar com os foliões. O Galinho de Brasília e o Pacotão são os blocos mais tradicionais.

Breve História da Capital Atual

Desde o século XVIII, os líderes do governo brasileiro queriam transferir a capital para o centro do país. Segundo alguns historiadores, seria uma estratégia para se proteger de uma possível guerra. Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal, propôs que fosse feita a mudança. O jornalista que fundou o jornal Correio Braziliense, escreveu artigos em prol da nova capital.

José Bonifácio, o Patriarca da Independência, em 1823, chamou a futura capital de “Brasília”. Até então, a capital federal se localizava no Rio de Janeiro. No entanto, a Constituição brasileira (1891) continha elementos que previam tal transferência. Além disso, o padre italiano São João Bosco teve um sonho em que a capital deveria ser construída entre os paralelos de 15 e 20 do Hemisfério Sul.

A partir daí, depois das expedições e imigração para o centro do país, construíram, em 1960, a “Capital da Esperança”. O projeto escolhido em concurso público nacional foi do urbanista Lúcio Costa e a cidade foi projetada arquitetonicamente por Oscar Niemeyer.

Campo Grande - MS

O solo de Campo Grande se desmembra em quatro classificações: o latossolo vermelho escuro, o latossolo roxo, as areias quartzosas e os solos litoicos. O clima é o tropical; quente e úmido no verão e frio no inverno. A temperatura mínima pode chegar a 14º C, nos períodos mais frios, ou seja, em julho. As temperaturas máximas ficam entre 28º C e 30º C.

O aquífero Guarani passa por debaixo da capital. As bacias do rio Paraná e do Paraguai, como também, a sub-bacia do rio Pardo, os rios Anhanduí e Anhanduizinho também cortam a cidade. E são muitos os córregos que passam por lá, entre eles, o Prosa, Segredo, Sóter, Pindaré, Guariroba, Cascudo, Imbirissu, Buriti, que compõem a hidrografia de Campo Grande.

A vegetação é constituída de cerrado, florestas ou matas e os campos. A área ocupada por Campo Grande equivale a cerca de 8000 km². O Índice de Desenvolvimento Humano da capital campo-grandense é de 0,814, elevado, segundo o PNUD.

A economia é baseada no comércio e nos serviços, com ramificações para a agropecuária. Outro ramo promissor é a construção civil. Em Campo Grande, encontram-se cerca de sete centros comerciais e os vários mercados populares, e essa característica diminui a restrição de compra para as pessoas com menor poder aquisitivo. Dessa forma, contribui para a geração de receita e a dinamização econômica da região.

Campo Grande tem, entre seus centros culturais, teatros, museus, várias feiras: a Feira Central, a Indígena, o Barroart (local de venda dos artesãos). Sem contar a Expogrande, uma das maiores feiras agropecuárias do país.

Cuiabá - MT

Água RioFundada em 8 de abril de 1719, Cuiabá possui sua área em aproximadamente 3500 km². O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), registra 0,821. Os indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam o Produto Interno Bruto (PIB) de Cuiabá equivalente a cerca de R$ 9,0 bilhões.

Três tipos de vegetação cobrem a área de Cuiabá: a floresta amazônica, o cerrado e o pantanal. O clima da região é o tropical úmido. As chuvas caem nos meses de setembro a maio. A temperatura média da capital mato-grossense é de 24º C, com máximas que podem chegar aos 40º C. Os rios que passam pela capital são: o rio Cuiabá, o Paraguai, o Coxipó, Aricá, Manso, São Lourenço, rio das Mortes e etc.

A indústria é calçada no setor agroindustrial.A agricultura é focada na produção dos hortifrutigranjeiros. O comércio é bem variado; atua nas nos segmentos alimentícios, têxteis, eletrodomésticos, etc. Cuiabá também conta com centros comerciais, onde funcionam os grandes shoppings centers.

A cidade possui um acervo histórico grande com muitas construções dos séculos passados, desde o século XVIII. Parques, igrejas, casas e museus. Igreja do Rosário, Museu Marechal Rondon, Obelisco do Centro Geodásico da América do Sul, dentre outros.

Goiânia - GO

cantor sertanejoGoiânia possui uma área em torno de 740 km². O relevo que predomina na cidade é o cerrado e o clima da capital é o tropical semiúmido. Os termômetros registram em média os 23º C. As máximas ficam entre 28º C e 30º C.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital goiana é de 0,832. Essa taxa é classificada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como elevada. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a sede administrativa do estado de Goiás possui o Produto Interno Bruto (PIB) estimado em aproximadamente R$ 19,5 bilhões

Os rios e bacias que compõem a hidrografia de Goiânia são: a Bacia do Rio da Prata, o rio Meia Ponte, o rio Paranaíba, o córrego Anicuns, o Botafogo, Capim-puba, Cascavel e Macambira.

A capital do estado de Goiás também é famosa por suas comidas típicas como: arroz com pequi, galinhada, galinha caipira, licores, doces cristalizados e outros pratos deliciosos.

Os setores do comércio varejista, as indústrias alimentícias e a têxtil predominam na economia da localidade. No varejista, lucra com os hipermercados, tecidos, móveis e etc. A agropecuária também é um segmento muito importante para essa região.

Em Goiânia são encontradas bibliotecas. Uma delas, chama-se Biblioteca Cora Coralina, homenagem à grande poetiza da cidade de Goiás Velho. Os centros culturais, teatros, museus e cinemas da região reforçam o acervo da capital. A Feira Hippie e feiras de roupas atraem diversos turistas que vão para a cidade apenas para visitar os estandes e lojas. Na parte cultural, também vale destacar o Museu Zoroastro Artiaga e o Museu da Arte de Goiânia. A cidade tem grande influência em dois estilos musicais: o sertanejo e a música popular brasileira – MPB.

Textos produzidos por Douglas R. B. Furtado

Revisados por Cristiana Chieffi Albuquerque