Região Centro OesteLocalizada praticamente no centro do Brasil, a região Centro-Oeste é considerada a segunda maior do país, porém com uma população menor em relação às outras regiões. Ela tem aproximadamente 1,6 milhões de km². É formada pelos estados de:

  1. Goiás (GO);
  2. Mato Grosso (MT);
  3. Mato Grosso do Sul (MS);
  4. Distrito Federal (DF).

É considerada uma das regiões importantes do país, por abrigar a capital federal, Brasília. Ela passou a fazer parte do território na década de 60 e, a partir daí, inúmeras mudanças começaram a acontecer no território. Houve o crescimento da população, pois, para a construção da capital, muitos brasileiros migraram para o Distrito Federal. É por esse motivo, que o DF, tem uma cultura eclética.

Geografia

Seus estados possuem paisagens encantadoras com cachoeiras, rios, planaltos e muito mais. Suas principais formações de relevo são:

  • Planalto Central: esse planalto é dominante no centro-oeste e é formado por rochas cristalinas cobertas por rochas sedimentares. Há pontos em que ocorrem ondulações, onde as rochas cristalinas surgem na superfície, e também áreas onde as rochas cobrem o relevo por completo, dando origem às chapadas, dentre as principais, existem a Chapada dos Veadeiros, Espigão Mestre (que separa as bacias do Tocantins e São Francisco) e a Chapada dos Parecis;
  • Planalto Meridional: esse planalto apresenta um solo rico e aparece também na região Sul e vai até os estados de Goiás e Mato Grosso;
  • Planície do Pantanal: em certos períodos sofre inundações do rio Paraguai e está localizada entre os dois planaltos e o relevo pré-andino.

Com um clima tropical, durante o inverno, é comum ser frio e seco (abril a setembro). Esse período é conhecido como estiagem. Já no verão há chuvas fortes, sendo que as temperaturas podem ultrapassar os 25ºC.

Por causa da presença de uma parte da Floresta Amazônica à noroeste da região, pode-se encontrar o clima equatorial.

Na hidrografia, a região abriga as bacias hidrográficas Amazônica, Tocantins-Araguaia e Platina (dividida em Bacia do rio Paraná e Bacia do rio Paraguai). Já o tipo de vegetação predominante é o Cerrado, do tipo savana. Além dela, o Pantanal também faz parte, além de um trecho coberto pela Floresta Amazônica.

Cultura e Gastronomia do Centro-Oeste

A região sofreu influência de várias culturas tais como paraguaios, bolivianos, indígenas, paulistas, mineiros, dentre outros. Eles deram origem a diversas festas e atividades culturais, tais como as Cavalhadas (Pirenópolis-GO), o Fogaréu (Cidade de Goiás-GO), o Cururu (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul); e pratos típicos famosos como arroz com carne de sol, arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz bolivariano, capivara na caçarola, empadão goiano, pamonha, mojica, dentre outros.

No turismo, existem lugares que se destacam por suas belezas naturais, dentre elas estão Caldas Novas, com suas águas termais; Pirenópolis, cercada por cachoeiras; o Pantanal, uma paisagem verde e exuberante; a Chapada dos Veadeiros; o Distrito Federal, com seus monumentos idealizados por Oscar Niemeyer, etc.

Economia

O principal motor da economia é a agropecuária. Assim, observa-se em várias partes, fazendas criando gados ou mesmo com plantações de soja, trigo, milho, arroz, mandioca, dentre alimentos.

Textos produzidos por Stephanie Cristhyne A. da Silva